Festas de outubro abrem as portas de Santa Catarina para o turismo
OKTOBERFEST SUSPENSA
Com uma gama de atrativos, que acontecem em diversas cidades catarinenses e inclusive em nosso Estado vizinho Rio Grande do Sul – (Nova Petrópolis e Igrejinha), capturam a essência da comemoração, este festa icônica sempre trás experiências inesquecíveis para os amantes da cultura alemã e da boa diversão. Em Blumenau, a música é uma parte vital da festa e a Estação Oktober não decepciona nesse aspecto. Serão 26 atrações musicais com os mais variados ritmos, para agradar todos os públicos, sem esquecer as tradicionais bandas alemãs, com suas melodias envolventes e ritmos empolgantes preenchendo o espaço e contagiando a todos com muita alegria em sua abertura oficial. Todavia, essa edição de 2023 em Blumenau, está sendo a primeira da história a ter datas suspensas após a cerimônia de abertura. A informação foi confirmada pela prefeitura da principal cidade do Vale do Itajaí, que anualmente recebe foliões em outubro. A festa, que é considerada a mais alemã das Américas, entrou para a 38ª edição na quarta-feira (4), com a abertura do primeiro barril de chope no Parque Vila Germânica. Por causa da pandemia, ela não aconteceu em 2020 e 2021.
Com previsão de enchente no Vale do Itajaí, com potencial de atingir o Parque Vila Germânica, onde acontecem as festividades, as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda (9) foram canceladas. A previsão é que sejam retomadas na terça-feira (10). A administração destacou que irá estender o calendário do evento, que agora irá terminar em 29 de outubro, uma semana após o cronograma inicialmente previsto. Segundo o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, em comunicado na web, o Rio Itajaí-Açu subiu sete metros em menos de 24 horas nesta semana. “Choveu 90 milímetros em um curto espaço de tempo.” É impossível falar da Oktoberfest sem mencionar a culinária alemã autêntica, que estará presente com os mais famosos petiscos como os deliciosos salsichões, torresmo, pretzel e pão com bolinho. A estrela da festa serão os mais diversos tipos de chopes, do tradicional ao artesanal, para agradar todos os paladares. Também terá espaço pet e kids, com pipoca, churros, sorvete entre outras guloseimas e muitas atrações para as crianças. A Estação Oktober começou dia 4 de outubro com apresentação dos dj’s Ka Nogueira e CHC.
Vamos torcer e rezar para que todas as previsões não se concretizem e a festa possa de fato acontecer, uma vez que a celebração da cultura alemã vai além da música e inclui apresentações folclóricas que encantam os olhos e aquecem o coração. Grupos de dança trazem à vida a rica herança cultural da Alemanha através de coreografias que narram histórias antigas e tradições, cativando a atenção de jovens e adultos. No sábado os grupos folclóricos Windmühle de Joinville (SC) e o Sonnenlicht de Imigrante (RS), se apresentam a tarde. Para curtir a Oktoberfest em família ou com amigos, o novo ponto de encontro será a Estação Unifique, que fica ao lado da Prefeitura e promete levar muita animação para turistas e blumenauenses. A entrada é gratuita para assistir aos shows. Diversas barracas venderão chope, drinks e comidas pela Estação, além das opções gastronômicas que oferecem buffet no almoço e petiscos no fim do dia e noite. E para quem quiser entrar no clima da festa e levar lembranças da festa e da cidade, a Estação do Turista venderá chapéus, tiaras, diversos modelos de canecos de chope e muitos souvenires. No cubo tecnológico da Unifique, terão gravações sobre a Oktoberfest, ativações com os óculos de realidade virtual, em parceria com a Faculdade Escola também haverá uma aula show do treinamento de serviço de restaurante e muitas novidades tecnológicas vem por aí.
VIAGENS CORPORATIVAS
O setor de viagens corporativas registrou em agosto um faturamento de R$ 1,250 bilhão, um aumento de 21,7% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando alcançou R$ 1,027 bilhão. As viagens corporativas têm apresentado forte recuperação neste ano, com uma demanda crescente nos principais segmentos analisados pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que mensalmente verifica o desempenho de 11 áreas. Os destaques no mês passado foram locação de veículos, hotéis e serviços aéreos, com altas de 104%, 34% e 16,5%, respectivamente, sempre em relação a agosto de 2019. Se os dados forem comparados a agosto de 2022, a evolução é um pouco menor. O faturamento global em agosto de 2022 foi de R$ 1,156 bilhão, cerca de 8% abaixo ao deste ano. No ano passado, o setor já vinha em processo de retomada, após um período, em 2020 (principalmente) e 2021, de baixa nas viagens. “O desempenho em agosto mostra não apenas a retomada em função do represamento ocorrido em anos anteriores, mas uma alta consistente e firme do setor”, afirma Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp.
PASSAGENS AÉREAS CARAS DEMAIS
A entidade projeta para o ano todo um aumento no faturamento de 17% em relação a 2019. Mesmo com as passagens aéreas ainda elevadas, esses serviços atingiram um faturamento de quase R$ 805 milhões em agosto, um aumento de 16,5% em relação ao mesmo mês de 2019 e 3,4% comparado a agosto de 2022. Os serviços aéreos representam 64,3% do faturamento do setor. Já os hotéis faturaram R$ 334,4 milhões no mês passado, 34% acima agosto de 2019. “Esse é o sexto mês consecutivo que superamos a marca de R$ 1 bilhão”, afirma Humberto Machado. De janeiro a agosto, o setor somou R$ 8,855 bilhões de faturamento, contra 7,567 bilhões no mesmo período de 2019 e 6,942 bilhões nos mesmos meses de 2022. A entidade destaca que o resultado até o momento mostra a plena recuperação do setor em 2023, a retomada forte das viagens corporativas e dos eventos corporativos, que estavam muitos represados, e uma tendência positiva para os últimos seis meses do ano”, conforme Humberto.
AIRBNB EM CRISE
Estamos vendo, pouco apouco, grandes empresas que trabalham com o dinheiro dos outros, intermediando negócios, descerem ladeira abaixo. Mais um exemplo disso e a AIRBNB que segundo seu próprio CEO, Brian Chesky, sua empresa passa por uma grande crise. Chesky cofundou a empresa em 2008, e de lá para cá vem promovendo atualizações em sua plataforma para atender tanto os hóspedes quanto os proprietários dos imóveis. “Precisamos colocar nossa casa em ordem”, diz ele. “Precisamos ter certeza de que as listagens são ótimas, que oferecemos um ótimo atendimento ao cliente e que somos acessíveis”. O fundador do Airbnb Nikki afirma que o Airbnb ainda não acertou em cheio os aspectos centrais do seu serviço. Problemas como uma piscina coberta de algas, um aquecedor quebrado, uma reserva cancelada no último minuto, deixando os viajantes sem lugar para ficar. A consistência e a confiabilidade tornaram-se um enorme calcanhar de Aquiles para o Airbnb, uma questão que Chesky há muito descreve como uma crise de gestão que exige abraçar milhões de anfitriões em centenas de milhares de locais – e não privá-los da sua individualidade. “Nosso sistema”, diz Chesky – “foi projetado para uma empresa muito menor que cresceu como um louco”.
Chesky anda numa delicada corda bamba enquanto tenta motivar anfitriões ávidos por lucros, encorajando (alguns deles) a reduzirem as suas margens.
FESTURIS NA FIT BUENOS AIRES
Os últimos dias 2 e 3 de outubro foram de intensa prospecção e divulgação para a equipe do FESTURIS, que viajou para Buenos Aires, na Argentina. Ha 36 dias da 35ª edição do grande evento de negócios turísticos das Américas, a equipe atuou em três frentes de trabalho na FIT América Latina já prospectando, inclusive, expositores para 2024. A FIT contou com expositores internacionais, relacionamento aplicado pela executiva responsável Roberta Toussaint. Com os olhos voltados também para o mercado de luxo, brasileiro e do exterior, a coordenadora do espaço Luxury visitou clientes e já alinhou ações para o próximo ano com novos contatos. A cada ano o FESTURIS conta com caravanas internacionais também de profissionais de imprensa. O evento na Argentina foi importante para que a jornalista e assessora de imprensa, Laura Gallas, se aproximasse de jornalistas locais e internacionais. O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Serra Park. O evento espera receber cerca de 15 mil participantes, 2700 marcas e exposição e 40 destinos internacionais.
ESPAÇO BUSINESS & INOVATION
Em 2023, na 35ª edição, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, realiza mais uma edição do espaço Business & Innovation. São 1.000 m² para uma verdadeira imersão em um ambiente que proporciona novos negócios e conexões com o mercado nacional e internacional. O espaço traz as melhores oportunidades de negócios, nos segmentos de inovação, tecnologia e intensa troca de informação, oportunizando visibilidade às marcas de expositores, além de apresentá-las a um público qualificado. Este ano, o local contará com: Arena de Conteúdo: Onde importantes temas de interesse para os setores corporativo e tecnológico são apresentados por grandes nomes do mercado. Para mais informações sobre os talks, CLIQUE AQUI. Appointments entre expositores e compradores: O que garante um maior aproveitamento das reuniões e facilita a geração de negócios durante e pós-evento. Baixe o aplicativo Festuris 2023 para agendamento de reuniões.
MICE: (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), reunindo marcas, destinos, Conventions e Visitors Bureau, Hotelaria Corporativa, Centro de Eventos, Empresas de Receptivos, DMCs, Companhias Aéreas, entre outros. Inovação: Voltada para startups, empresas de software, destinos inteligentes e demais negócios que apostam na tecnologia para transformar o ecossistema de viagens e turismo. O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.
Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região. O Festuris conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto. O Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento.
DIA DO HOTELEIRO
Exatamente quando se inicia a melhor e mais charmosa feira internacional de turismo do Brasil, o FESTURIS, em Gramado, a ABIH/SC irá comemorar o Dia do Hoteleiro, que já faz parte do calendário de comemorações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, e a cada ano, é prestigiado por um número cada vez maior de empresários do setor. Neste ano, o evento acontece nas dependências do Sibara Hotel Flat & Convenções, localizado em Balneário Camboriú/SC, no dia 09 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar. Na oportunidade também será lançada a 6ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 35ª edição do Encatho & Exprotel. Ao todo são esperados cerca de 150 gerentes, administradores e proprietários de hotéis de Santa Catarina, além de autoridades, imprensa e fornecedores da indústria hoteleira. Para o diretor-presidente da entidade, Rui Schurmann, a data marca as comemorações de toda uma categoria, e uma oportunidade de trocar ideias e fazer amigos. CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VAGA
Empresas que tenham interesse em estreitar relacionamento com atuais clientes, ampliar o contato da marca com empresários do setor e fazer novos contatos terá mais uma grande oportunidade. Para obter mais detalhes das cotas e formas de patrocinar, realizar ações de merchandising ou palestrar no evento podem ser obtidas através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659, pois o número de cotas é limitado. Se você é hoteleiro e quer mais informações do evento faça contato através do e-mail abih@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7711.
BUSTOUR ILLUMINATION SHOW
O Bustour Illumination Show, verdadeiro espetáculo em movimento nas ruas de Gramado e Canela, está repleto de novidades para a temporada de Natal. Nesta edição, os passageiros que subirem a bordo dos famosos ônibus iluminados podem esperar muitas surpresas, com novos shows, novas paradas e espetáculos exclusivos de dança e música. “Será uma jornada em busca do brilho do Natal, onde a arte e o espírito natalino se entrelaçam na época mais mágica do ano. Uma experiência única e emocionante, para encantar pessoas de todas as idades. A cada parada, quem embarca nesta jornada vivenciará momentos mágicos, para reviver a infância”, comenta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, do qual o Bustour Illumination Show faz parte.
O Bustour Illumination Show terá programação de 28/10/23 a 14/01/24, de quinta a segunda. A atração só não fará apresentações nas terças e nas quartas, exceto nos dias 26 e 27/12, quando funcionará normalmente. O espetáculo tem 1h30 de duração, com embarque na loja da Brocker Turismo em Gramado. Todo iluminado e tematizado com elementos natalinos, o ônibus panorâmico circulará pelas ruas decoradas de Gramado e Canela, trazendo músicas natalinas, intervenções artísticas e a presença do Papai Noel durante o percurso. “Cada passeio no Bustour Illumination Show reúne diversas atrações, em um convite à magia e ao encantamento do Natal”, completa Adriane Brocker.
CVC & AGENTE DE VIAGENS
A CVC Viagens está retomando a confiança dos agentes de viagens. Os profissionais estão cada vez mais receptivos, o que é considerado uma surpresa muito boa para o diretor de Vendas do Canal Agência Multimarcas da CVC Viagens, Rogerio Mendes. Ter o agente de viagens como o maior aliado é prioridade na gestão do CEO da CVC Corp, Fabio Godinho. “O agente de viagens está carente e estava sentindo falta da CVC, dessas nossas ações, dos nossos treinamentos e viagens. Tanto é que já capacitamos, na nossa plataforma ao vivo, mais de duas mil pessoas nestes 90 dias após o lançamento. E os profissionais ficam online até o fim das nossas apresentações, uma média de 250 pessoas por live, o que é bem interessante. Destaque também para o Capacita CVC no Destino, programa que já levou agentes para Porto Seguro, Maceió, Punta Cana, Santa Catarina e outros destinos e resorts”, afirma.
A tendência vista por Rogério é da retomada dos logins das agências de viagens que estavam inativas. “Os agentes estão nos procurando, estão nos pedindo visita, material e estamos correspondendo. Estamos investindo no trade, no marketing e nas feiras com estande próprio a exemplo do FESTURIS, ABAV, entre outras. Estamos definitivamente atendendo os agentes de viagens, credenciando muitas empresas e mantendo uma aproximação cada vez maior com os agentes, incluindo diversas atividades promocionais. Os agentes estão nos procurando, estão nos pedindo visita, material e estamos correspondendo. Estamos investindo no trade, no marketing e nas feiras com estande próprio”. Ainda segundo ele, a CVC não irá entrar nesta guerra de comissionamento. “O nosso máximo é 12%. Tem muitas empresas que pagam até 17% de comissionamento e não iremos entrar nessa guerra. Nossa estratégia é apoiar o atendimento do agente de viagens e estar junto deles, investir em mídia,” conclui.
Leia ainda: Santa Catarina e seus destinos são destaques nacionais
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Principais tendências nas viagens aéreas globais neste verão
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Feriadões impulsionam indústria do turismo injetando milhões no setor
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realiza encontro corporativo de compras
Reforma tributária aos moldes do atual desgoverno será catastrófica
Santa Catarina destaca sinergia entre turismo e preservação ambiental
Sofrimento uma via de purificação, e a aflição um meio libertador
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental