Enfim, as gigantes do mar chegaram a Santa Catarina para mais uma temporada
Elas chegaram e, finalmente, depois de longos anos sem podermos avistá-las a bordo pela mais pura ignorância, poderemos capturar as mais lindas imagens e darmos os nossos aplausos as nossas ilustres visitantes. As primeiras Baleias-Francas já estão na Praia do Rosa – Imbituba-SC, considerada uma das 10 baias mais lindas do mundo, na Área de preservação ambiental da Baleia-franca em nosso litoral catarinense. As baleias estão sendo avistadas constantemente nas praias do Rosa, Ouvidor, Praia Vermelha e Ribanceira.
Vale lembrar Foi iniciada esta semana, pelo IBF-Instituto Baleia França- a formação da equipe de monitoramento. São estagiários vindos de diversos lugares do brasil de maneira voluntária para somar esforços no levantamento de dados ecomportamento da espécie. Todos os anos, nossas gigantes extremamente gentis, visitam nossas praias entre os meses de junho e novembro buscando um local tranquilo e longe das correntes frias para namorarem, terem seus filhotes e amamentar com toda tranquilidade entre pescadores, surfistas. Nesta época é possível avistá-las da beira da praia e da sacvada dos resorts e pousadas que ficam bem acima do mar, na Praia do Rosa, entre eles o Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, que costuma receber hóspedes do mundo todo justamente por conta dessas criaturas fenomenais.
AVISTAMENTO DE BALEIAS É LIBERADO EM SANTA CATARINA
Os passeios começarão em 15 de agosto e os empresários da cadeia da Praia do Rosa organizaram uma estratégia de parceria para proporcionar pacotes com bons preços para os turistas do Brasil e do Mercosul. Segundo o IBF (Instituto Baleia Franca), a maior concentração de baleias francas em Santa Catarina é entre a segunda quinzena de agosto e meados de outubro. Elas vêm para acasalar e procriar, por isso o aumento populacional chega a 12% a cada ano. No ano passado, mais de 250 baleias foram vistas na chamada Rota da Baleia.
Toda indústria do turismo catarinense comemora, pois o turismo embarcado estava suspenso desde 2012, em especial o pioneiro nesse tipo de turismo de observação, Enrique Litman: “no segundo semestre, uma das atrações do turismo na Praia do Rosa é ver baleias, mas é uma experiência única, uma emoção indescritível quando se faz a observação de um barco. Elaboramos tudo de uma forma responsável, sustentável e dentro da regulamentação. Estamos prontos e ansiosos para receber os turistas e 2019 será uma temporada muito especial”. O grupo Baleia Franca Praia Rosa reúne 12 empresários do turismo da região com parceria com a operadora oficial Vida Sol & Mar de avistamento embarcado. O grupo, junto com o Instituto Baleia Franca, vai promover várias ações de conscientização com interação entre pousadas, restaurantes e lojas. Mais informações: http://www.baleiafrancapraiadorosa.com.br/.
FLORIANÓPOLIS É PERFEITA PARA EVENTOS
Florianópolis foi a segunda cidade brasileira mais procurada por turistas estrangeiros para lazer em 2018. A pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra um fato que o setor hoteleiro local já está consciente: a Capital catarinense cresce cada vez mais como destino e precisa se adaptar para isso. Desta forma, investimentos na rede, variedade de opções de eventos e espaços de lazer são tópicos que devem estar na pauta o ano todo. A temporada é o ponto forte, claro, mas a cidade deve estar atenta para outro segmento em potencial. Nos últimos anos, Florianópolis vem sendo reconhecida também pelo turismo de eventos e negócios. Grandes competições esportivas, inclusive internacionais, e encontros de profissionais vindos de todo o Brasil ocorrem por aqui. Por isso a necessidade de oferecer um serviço com qualidade para este perfil de turista que busca uma localização com a estrutura da região central, onde possa encontrar tudo que precisa sem grandes deslocamentos.
A proximidade do CentroSul, da rodoviárias, da entrada e saída da cidade é uma característica que atrai um perfil de turistas diferente dos que vêm na temporada. Pela localização, o visitante tem a comodidade de participar do seu compromisso, se hospedar no mesmo local e ainda poder desfrutar de tudo que a região oferece. Vale lembrar que, para quem tem pouco tempo livre, conforto e facilidade são premissas, independente da época do ano.
Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares, a taxa de ocupação na Capital catarinense em maio foi de 45,50% em 2019, um pouco acima do ano passado (45,29%). A diferença parece pequena, mas é significativa quando analisamos o contexto. Afinal, estamos no outono, época em que naturalmente ocorre uma baixa circulação em cidades litorâneas. Além disso, no Centro o percentual só cresce, o que é favorável não só para a região, mas para toda a Capital. Desta maneira, focando na qualidade do serviço, em oferecer as melhores opções, a economia da cidade só tem a ganhar.
COMEÇOU A 11ª EDIÇÃO DO TRANSCATARINA
O tempo de espera terminou. Começou o Transcatarina 2019. Pilotos e navegadores de 100 cidades e 10 estados que se inscreveram para o 11º Transcatarina. Organizado pela SC Racing O evento reúne pessoas que tem duas paixões em comum: off-road e 4×4 – sejam competidores ou trilheiros, todos gostam da aventura fora-de-estrada e de sentir a adrenalina subir. O frio não foi capaz de espantar ninguém. Até o momento estão inscritos 205 veículos, entre as categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Light e Turismo Iniciante), e de Passeio (Passeio Radical e Adventure). As inscrições ficaram abertas até esta quarta-feira, (09), no site www.transcatarina.com.br.
“Foram meses de trabalhos intensos na preparação de uma edição que trouxesse muitas novidades. A cada ano, buscamos superar expectativas e, para isso, é preciso pensar, analisar, melhorar aquilo que já está dando certo, corrigir erros e, sobretudo, inovar. E, por mais difícil que possa ser, sempre há o que criar”, disse o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa. “Estamos entregando um dos Transcatarina mais completos desses 11 anos de história. Temos algumas fazendas inéditas, com trilhas altamente técnicas, inúmeras pegadinhas e algumas surpresas que os competidores irão se divertir bastante. Para as categorias Adventure e Passeio Radical, os coordenadores tiveram total autonomia para buscar os melhores caminhos e traçar os próprios roteiros, pensando naquilo que os off-roaders desejam encontrar. E, por fim, teremos o show de encerramento com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Estou bem empolgado com o Transcatarina 2019”, completou.
A alegria e o clima de amizade entre os participantes é um dos diferenciais do Transcatarina, tanto que a festa começou com a confraternização organizada por eles. Todos os anos, a terça-feira à noite é reservada para um encontro no qual cada grupo traz o seu cardápio preferido (muitas vezes, valorizam o prato típico da região onde moram), além de michuim (ovelha no rolete), prato típico de Fraiburgo, e 300 litros de chopp. Na quarta-feira (10), enfim as atividades oficiais foram iniciadas. Às 10h, houve o briefing geral e, às 10h30, o briefing com cada categoria (separadamente). A ação social com as crianças das escolas públicas de Fraiburgo foi programada para às 13h30, seguida da largada promocional e prólogo, às 15h30.
A previsão de chegada é somente no dia 13, às 13hs e as 19hs acontece o evento de encerramento, com a premiação dos campeões. O 11º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar. Apoio de SFI Chips, Grupo Gratt, Concessionária Trilha SC, FD Stands Displays, RH Brasil – Recursos Humanos, Orangesun – Energia Renovável, Posto Maçã, Lave Bem Lavanderia, Barbieri Painéis, Guinchos Fixxar, Hotel Kindermann, Mamute Off-Road, Vipal Rede Autorizada, Cervejaria Holzbier, RFX Pneus, Prefeitura Municipal de Blumenau, Prefeitura Municipal de Fraiburgo e Prefeitura Municipal de Caçador. Supervisão: FAUESC. Realização: SC Racing.
VIAJAR PELA EUROPA DE BIKE
Escolha entre Croácia, Grécia, Itália ou África do Sul e prepare-se para curtir paisagens e experiências únicas durante sua viagem, inclusive a bordo dos navios. Cada programa oferece uma proposta e um roteiro diferente. Todos incluem hospedagens, café da manhã, traslados e passeios. Escolha o seu começando pela Grécia. De bicicleta e barco, explore as ilhas do Dodecaneso no sul do mar Egeu grego. Deixe-se encantar pela imponente cratera do vulcão Nissyros ou pelo charme de Symi. Já na África do Sul a dica é combinar lindas pedaladas com a experiência do safári selvagem pelas Províncias de Limpopo e Mpumalanga no nordeste da África do Sul.
Não esqueça a Croácia com suas praias de águas cristalinas, vinhas, bosques de pinheiro, ilhas com vilas históricas, aldeias antigas e Mljet National Park, um parque de natureza mediterrânea exuberante. Finalmente pela França, justamente por conta dos franceses que não costumam revceber bem quem quer que seja, prefira Provence que concentra em seu território muita história, cultura, charme. Descubra as valiosas reminiscências da Idade Média em cada vila visitada. Mas dicas com a Viva Terra.
FÉRIAS DE JULHO NO PRATAS THERMAS RESORT
Com essas férias escolares os resorts se tornaram um ótima opção para quem quer descansar sem se preocupar com as atividades para a criançada. Em São Carlos, no Pratas Thermas Resort – famoso pela água termo mineral disponibilizada em toda rede de abastecimento do empreendimento – atividades diferenciadas e recreativas serão disponibilizadas para hóspedes durante todo o mês de julho.
A programação envolve olImpÍadas infantis, campeonatos, skibumbum, torneio de arco e flecha, Escoteirismo, fogueiras de marshmallows, amigo secreto. Holicolors Festa das Cores para pais e filhos e a tradicional Festa Julia. O hotel promove também o primeiro Master Cheff Kids, com oficinas de pão-de-queijo, biscoitos e brigadeiros. Oficias de artesanatos e bijuterias também integram a programação. No quesito saúde serão oferecidos hidrodance, dança e caminhada ecológica. Os pacotes já podem ser adquiridos o site www.pratasthermas.com.br.
EMBARCAÇÕES NAUFRAGADAS SERÃO PROTEGIDAS POR UNIDADE CONSERVAÇÃO
Com o objetivo de ampliar o território marinho preservado na Paraíba e garantir a proteção de ecossistemas costeiros e oceânicos, a Área de Proteção Ambiental (APA) Naufrágio Queimado está sendo implementada no estado, ocupando o litoral de João Pessoa e de Cabedelo. A APA – considerada hoje a maior da Paraíba – foi idealizada por professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que identificaram uma carência em propostas de preservação da biodiversidade no estado. Antes da criação da APA, apenas 0,5% da costa paraibana era protegida, o que deixava o ecossistema marinho vulnerável. Com a implantação de Naufrágio Queimado, a área preservada passa a ser de 10,7%.
Financiada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a iniciativa tem como principais objetivos proteger a diversidade biológica marinha; disciplinar o turismo ecológico, científico e cultural; fortalecer e estimular atividades econômicas sustentáveis no local; proteger o patrimônio arqueológico marinho; e assegurar o uso responsável dos recursos naturais.
Além dos recifes, peixes, crustáceos e outros animais – inclusive espécies ameaçadas, como tubarão-lixa, toninha e peixe-boi-marinho –, três embarcações naufragadas na região também serão protegidas pela APA. Conhecidos como Alice, Alvarenga e Queimado, os navios afundados no século passado e visitados por turistas são atualmente habitados por corais e outras espécies marinhas e guardam fragmentos da história. No total, a APA do Naufrágio Queimado cobre uma área de aproximadamente 420 km² (cerca de 42 mil hectares) e ficará sob responsabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) do Governo da Paraíba, com articulação de órgãos federais, estaduais e municipais.
CÉUS ABERTOS ENTRE BRASIL E ST MAARTEN
Adoro esse aeroporto justamente pelo pouso e decolagens de imensas aeronaves, um dos pontos turistos da ilha. Agora
Brasil e St. Maarten anunciaram a assinatura de um acordo de céus abertos ampliando as perspectivas da ilha caribenha de contar com voos diretos para o País. Atualmente, por via aérea, o território ultramarino da Holanda recebe turistas brasileiros em voos com conexões no Panamá ou nos Estados Unidos. O embaixador da Holanda no Brasil, Kees van Rij, o ministro de Turismo, Assuntos Econômicos, Transportes e Telecomunicações de St. Maarten, Stuart Johnson, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, estiveram presentes na cerimônia de assinatura, realizada em Brasília. Coloque em super hd e veja alguns pousos e decolagens na Ilha.