Está na hora de levantar voo com a retomada do turismo internacional?
VOOS INTERNACIONAIS
Enfim, está na hora de levantar voo com a retomada do turismo internacional? De fato o mundo gradativamente está abrindo as portas para os Brasil. Sem dúvidas seguimos em ritmo acelerado de vacinações e nosso país ocupa à 4ª posição entre os países que mais aplicaram a segunda dose ou dose única da vacina Covid-19. Dessa forma, cada vez mais países estão aceitando brasileiros com o esquema de vacinação completo. Entretanto, devido ao não funcionamento do CONECTESUS que é uma ferramenta que não funciona direito, estamos travados. No meu app consta apenas a segunda dose tomada. A primeira não consta e a ouvidoria deles é simplesmente caótica e incapaz de solucionar qualquer problema.
Diante disso, uma grande dúvida começa a surgir para os passageiros e consequentemente para os agentes de viagens. Portanto, como emitir os documentos que comprovam a vacinação? Basta a carteirinha? Não, não basta, a não ser que esteja português, inglês… e na língua do país a visitar. Além disso, o Brasil, sempre na contra-mão, o certificado internacional de vacinação emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que muitos estão acostumados por conta da obrigatoriedade de vacinação da Febre Amarela em alguns países – não serve no caso da Covid-19.
Portanto, a melhor solução SERIA, ou pelo menos DEVERIA SER baixar o app CONECTESUS no seu celular. Em seguida, clicar em “Doses Aplicadas” e depois em “Detalhamento” e, por fim, em “Certificado de Vacinação”. No meu CONECSUS sequer há opção de emitir em inglês ou espanhol. Contudo, já entrei em contato com a ouvidoria CONECTESUS. entretanto, e até agora nada foi solucionado. De fato, o funcionalismo público no nosso país, infelizmente, é caótico. Ainda cabe ressaltar que não são apenas os europeus que começaram a abrir as portas para brasileiros com o esquema completo de vacinação. O Canadá, por exemplo, já marcou data para a abertura de suas fronteiras. Países do Caribe, Ásia, Oriente Médio e da própria América do Sul também já flexibilizaram as restrições. Também aceitam brasileiros vacinados a Costa do Marfim, Egito, Equador, Espanha, Finlândia, Islândia, Mali, República Dominicana, Suíça, Tailândia, Ucrânia. Há também os que aceitam somente as vacinas da PFIZER, ASTRA ZENECA E JANSSEN: Anguilla, Alemanha, Bahamas, Catar, Canadá, Costa Rica, França e Irlanda.
PASSAPORTE SAÚDE
De fato, por tanta ingerência e, embora haja um amplo consenso sobre a unificação de protocolos, a demora no processo de aprovação de vacinas de uso massivo torna essa medida uma faca de dois gumes. Sem dúvidas é unânime que a indústria do turismo precisa da aprovação dos passaportes de saúde para reativar o mercado internacional, a forma como estão sendo implementados parece precipitada e encolhe o negócio. O WTTC diz que o não reconhecimento do CDC continuará a deprimir seriamente a demanda do consumidor e evitar qualquer ressurgimento significativo das viagens transatlânticas do Reino Unido para os Estados Unidos. Também continuará os graves efeitos colaterais em todo o setor de viagens e turismo em ambos os lados do Atlântico.
Além disso, o WTTC tem se preocupado cada vez mais com o fato de que mais camadas de complexidade em torno dos requisitos da vacina estão aumentando as barreiras à mobilidade e às viagens internacionais, e a Áustria anunciou recentemente uma data de validade de 270 dias para o certificado da vacina COVID-19. O WTTC alertou recentemente que o reinício das viagens internacionais pode ser seriamente atrasado sem o reconhecimento recíproco global de todas as vacinas COVID-19 aprovadas. Cabe lembrar que o WTTC ajudou a liderar a resposta internacional coordenada ao impacto da pandemia no setor global de viagens e turismo, que até agora custou 62 milhões de empregos no setor e sofreu uma perda de quase US $ 4,3 trilhões.
DIA DO HOTELEIRO
Depois de tudo acertado, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC decidiu transferir para o dia 18 de novembro a ampla programação formatada para as comemorações ao Dia do Hoteleiro no estado de Santa Catarina. O evento será realizado no Hotel Majestic, em Florianópolis, a partir das 15h30, mantendo o lançamento do Encatho & Exprotel 2022, rodadas de negócio, palestra, homenagens, encontro de governantas, jantar e muito networking. O evento irá proporcionar este momento de integração e networking, homenagear empresários e lideranças que fizeram a diferença no turismo e na hotelaria, além de aproximar a entidade dos associados das diversas regiões. A mudança ocorreu para prestigiar os 85 anos da ABIH NACIONAL.
FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS
Em sua última edição, o InFOHB, boletim mensal do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, trouxe dados de desempenho de julho de 2021. O estudo analisou o desempenho das redes associadas à entidade em duas edições: uma com base nos dados desempenho das redes associadas de julho de 2021 em comparação ao mesmo mês de 2020 e outro em comparação ao mesmo mês de 2019. Na primeira, foram analisados 503 hotéis de redes associadas, responsáveis pela oferta de 79.133 quartos. Os resultados consolidados de julho mostram que houve acréscimo de +334,2% na taxa de ocupação; +1,7% na diária média. No entanto houve decréscimo de e +341,4% na receita de apartamentos disponíveis (RevPAR). Você encontra o estudo aqui. Na segunda, foi analisado 517 hotéis associadas à entidade, responsáveis pela oferta de 81.012 acomodações. Os resultados consolidados do último mês mostram que houve decréscimo de -26,8% na taxa de ocupação; -9,9% na diária média e -34,1% no RevPAR. Veja o estudo completo aqui.
VOLTA DOS CRUZEIROS À ARGENTINA
Finalmente a partir do próximo dia 20 de outubro se reiniciará a atividade de cruzeiros bioceânicos e antárticos, de forma progressiva e respeitando os protocolos para que os passageiros e passageiras do mundo visitem a Argentina com total segurança. Durante o inverno aquele país contou unicamente com o turismo interno e as notícias que temos são unicamente dos órgãos oficiais que afirmam ter sido ótima a temporada onde os brasileiros davam o tom.
Todavia, tanto passageiros quanto tripulação, para identificar possíveis casos de COVID-19 antes da viagem, deverão apresentar: – Questionário da Declaração de Saúde do Viajante e/ou complementários e controle de temperatura a toda pessoa.- Teste PCR em um máximo de 72hs antes da viagem. Quem vem no barco não deve realizar o PCR, só devem fazê-lo as pessoas que embarcarão no barco no território nacional. – Registros de sintomas para todas as pessoas que embarcarem no barco. E para “facilitar ainda mais” – Dias de isolamento prévio ao embarque. Todas as pessoas que vierem do exterior e embarcarem em território nacional deverão respeitar as medidas sanitárias vigentes no momento da reativação da atividade para turistas estrangeiros.
VACINAÇÃO
Portanto, continua “muito fácil” ir à Argentina, pois além de tudo, um certificado de vacinação de 100% (hóspedes, pessoal, tripulação) com esquema completo. Assim sendo, aquelas pessoas que não estiverem vacinadas não terão seu ingresso a bordo permitido. Dessa forma, o esquema completo deve ter se cumprido pelo menos 21 dias antes de embarcar (quer se trate de uma vacina com uma ou duas doses). As vacinas aceitas são todas as vacinas aprovadas pela OMS, e/ou aprovadas no país de origem e/ou aprovadas na Argentina, as quais deverão ser acreditadas com seus respectivos certificados oficiais. Como se fosse pouco, todas as pessoas deverão contar com seguro por COVID-19 e seguro por falecimento, que inclua isolamento, translado, internação e, no devido caso, repatriação. Igualmente, deverá cobrir o isolamento e o translado de um eventual caso suspeito por contato estreito. Além disso, deverá contemplar a possibilidade de cobertura da suspensão da viagem.
Agora e torcer para que essa “poucas” medidas sejam atendidas a fim que que a espetacular Ushuaia, além de ser a cidade do Fim do Mundo, é a porta de entrada para os cruzeiros que viajam à Antártida possa receber pelo menos os 174 mil passageiros estrangeiros chegaram à capital fueguina antes da pandemia. O terminal portenho Quinquela Martín, com quase 13 mil metros quadrados e uma capacidade para receber 15 mil passageiros por dia, é uma das mais reconhecidas da América do Sul. Quase 500 mil passageiros do exterior passaram por aqui em 2019. Já Puerto Madryn – na Província de Chubut – mostrou um crescimento sustentável na matéria, que se reflete em suas docas Luis Piedrabuena e Almirante Storni. Com 94 mil passageiros, concentrou 12 por cento de turistas internacionais em 2019.
5ª EDIÇÃO DA FENATRUTA
A 5ª edição da Fenatruta – Festival Nacional da Truta – será lançada oficialmente em Urubici, na Serra catarinense, nesta quarta-feira (01/09), às 11h, com a participação de autoridades, empresários, chefs de cozinha e jornalistas. O Festival que vai movimentar o turismo da Serra em setembro reúne 14 estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul. A abertura ocorre no Café Restaurante – Morro do Campestre, onde estarão os outros restaurantes, bistrôs e bares envolvidos no Festival.
Cada um deles irá oferecer pratos, petiscos e iguarias baseados na truta. Depois do lançamento, partir de 3 de setembro, o Festival acontece nos estabelecimentos das três cidades e termina em 3 de outubro. Depois de Minas Gerais, Santa Catarina é o Estado que mais produz truta. A produção local cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta). A Fenatruta é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra) e tem o Sebrae/SC como correalizador, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici.
FESTURIS CONECTION
Faltam poucos dias para a imersão exclusiva e completa no Connection Experience. O evento acontece nos dias 9 e 10 de setembro, em Canela. Na programação, cada painel será de, em média, 20 minutos de duração. Ao longo das explanações, haverá intervalo para networking. O evento ocorrerá na modalidade híbrida e no período da manhã, os painelistas nacionais e internacionais apresentarão seus conteúdos ao público exclusivo de 250 pessoas que estarão de forma presencial no Garfo e Bombacha. É possível acessar esses conteúdos para o participante que adquirir o ingresso on-line.
O evento foi dividido em eixos temáticos como Natureza, Diversidade e Turismo; Turismo Gastronômico: Originalidade e Premiunização; Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica, além do Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0. Nos dois dias, painelistas internacionais e nacionais farão debates sobre esses temas, além de contarem suas experiências em seus locais de trabalho e países.
EXPERIÊNCIAS TÉCNICAS
No período da tarde, os 250 participantes farão uma jornada de experiências pelos atrativos: Pé da Cascata Explorer (novo roteiro da Brocker Turismo), Vitivinícola Jolimont (única da Região das Hortênsias e com produtos premiados no exterior), Alpen Park (aventura e diversão), Skyglass (primeira plataforma de vidro da América Latina), Parque Terra Mágica Florybal (magia e aventura em diversos cenários). Programação completa e link para inscrição: www.festurisgramado.com/connection.
BROCKER “TRAVELLERS CHOICE TRIPADVISOR
Falando nisso, a Brocker Turismo, referência em receptivo na Serra Gaúcha, ganhou o prêmio Travellers’ Choice 2021 do TripAdvisor, portal reconhecido mundialmente por referenciar os melhores destinos de turismo e entretenimento. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa foi premiada como a melhor agência de turismo da Serra Gaúcha, conforme avaliações e comentários do portal. O Travellers’ Choice é entregue anualmente às empresas que são destaque na execução de seus negócios na área do turismo. Além do prêmio de melhor agência, a Brocker também foi reconhecida através do Bustour, premiado no Travellers’ Choice pelo sexto ano consecutivo. O atrativo, criado pela Brocker, foi destaque entre as melhores atrações e atividades de Gramado e Canela, segundo críticas positivas e recomendações dos visitantes.
Representando a confiança e preferência do público, o Travellers’ Choice é desenvolvido com base nas taxas de satisfação feitas pelos clientes. “Recebemos esse prêmio em nome da Brocker e do Bustour com imensa alegria. Por serem avaliações espontâneas de turistas no maior site de turismo do mundo, o “Traveller’s Choice” representa muito. É um importante reconhecimento do público ao nosso trabalho, feito por uma equipe com grandes profissionais que sonham os nossos sonhos, ajudam a realizá-lo e entregam aos nossos passageiros experiências que transformam vidas”, ressalta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker.
MERCADO INTERNACIONAL VOLTA A INVESTIR NO BRASIL
Que a retomada do turismo brasileiro já é uma realidade, empresas e empresários vêm confirmando fechando bons negócios. No entanto, com o avanço da vacinação no mundo, essa também é uma perspectiva do mercado internacional. A gradativa abertura das fronteiras cria um cenário positivo tanto para os países como para o turista. Um exemplo disso é que destinos como Mônaco, Seychelles, Tailândia, Itália, Portugal, México, Uruguai e Paradise Cost já confirmaram presença no Festuris 2021. A gerente comercial do Núcleo Festuris, Andrea Oliveira, adianta que há negociações com outros países como Israel, Argentina, Costa do Marfim, Suíça.
Segundo o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, essa ativação valida muito o potencial da feira, assim como a intenção do mercado internacional de se mostrar para o brasileiro. “Mesmo em um momento em que nem todo o mundo se recuperou da marcante crise da pandemia da Covid, estamos com expectativa boa em relação ao ano passado, com a participação mais efetiva de destinos internacionais. Os clientes querem saber o que os países estão fazendo de diferente nessa retomada, ainda que delicada para alguns”, avalia. O Festuris já contou com 65 destinos internacionais em outros anos e, para uma retomada após uma enorme crise, é mais um momento de esperança. O Uruguai, por exemplo, estará presente em um estande de 90 metros quadrados. O país foi o primeiro a investir no Festuris, há 30 anos. O evento acontece de 4 a 7 de novembro.
FERIADÃO DA INDEPENDÊNCIA
Atenção; O Parque Nacional do Iguaçu atenderá os visitantes no feriadão da Independência do Brasil, de sábado (4 de setembro) a segunda-feira (6 de setembro), das 8h às 16h, e na terça-feira (7 de setembro), das 9h às 16h. Os ingressos serão limitados e vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. Não existe a opção de compra de ingresso físico na bilheteria do Parque Nacional do Iguaçu há cerca de um ano. Atualmente, o visitante precisa adquirir o bilhete antecipadamente no site das Cataratas com escolha de dia e horário do passeio. Não há restrição de idade para visitar a unidade de conservação. A medida tem o objetivo de ampliar as vagas de visitação e manter o parque ainda mais seguro para todos.
Moradores das 14 cidades vizinhas ao parque possuem 90% de desconto no ingresso. Os ingressos dessa categoria também estão disponíveis somente on-line no site https://cataratasdoiguacu.com.br/passe-comunidade/. Mas atenção: é preciso comprovar residência em um dos municípios apresentando o comprovante presencialmente no acesso à unidade de conservação. O visitante que quiser receber dicas e informações sobre o feriadão da Independência do Brasil no Parque Nacional do Iguaçu pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Visitante: +55 (45) 9137-3444 (wa.me/554591373444).
TURISMO EM JOÃO PESSOA
A Secretaria de Turismo de João Pessoa e o Procon Municipal reuniram os representantes do trade turístico da capital paraibana, para discutir a relação de consumo entre empresários e consumidores na retomada da economia no pós-pandemia. Na abertura do workshop, o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, ao lado do secretário executivo, Ferdinando Lucena, reafirmou a importância de uma maior transparência nessa relação, buscando desenvolver um turismo responsável, seguro e de qualidade. Daniel Rodrigues afirmou que a secretaria continua a dialogar com o trade turístico e o workshop passa a ser mais uma ação na busca de uma maior conscientização no sentido de oferecer os serviços aos clientes da melhor forma possível.
Agências de turismo projetam crescimento e recuperação de faturamento – Com o avanço da vacinação, o setor turístico abriu novamente para novas propostas e tendências – principalmente na procura de hotéis, mesmo que esteja fora do período de férias. Para fugir da rotina, várias pessoas estão optando por lugares que tragam tranquilidade e paz. O BTM acontecerá em Fortaleza/CE nos dias 22 e 23 de outubro. Inscreva-se através clicando no baner acima.
RUTE ROCHA – A BELLA DA SEMANA
Abrindo o mês de setembro, Rute Rocha está de volta com a segunda parte do ensaio nu para o Bella da Semana! Rute Rocha retornou ao Bella da Semana em um ensaio nu com tudo que a gente gosta. Muito mais gostosa e ousada do que nunca, a vencedora do concurso “A mais Bella bunda do Brasil” está de volta para abrir o mês de setembro com chave de ouro! Você não perde por esperar. Vocês não perdem por esperar! O ensaio com Rute Rocha nua entrou no ar nesta quarta-feira (01). Ainda não é assinante? Faça parte da maior revista masculina do Brasil e tenha acesso a mais de 32.000 modelos nuas e centenas de vídeos para download!
Leia ainda: Agências de turismo projetam crescimento e recuperação de faturamento
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Agências de turismo projetam crescimento e recuperação de faturamento
Pesquisa confirma desejo de mais de 80% em viagens a trabalho
Cresce atividades turísticas no Brasil demonstrando reaquecimento