Fazer turismo em Santa Catarina neste inverno é um espetáculo
Sem dúvidas, o inverno catarinense tem proporcionado imagens cinematográficas. Enfim, fazer turismo em Santa Catarina neste inverno é um espetáculo parte. Num raio de 250km o turista encontra praias, serras, cânions, frio, muito frio, geadões, neve, pousadas, hotéis e resorts de tirar o fôlego. Portanto, não é à toa que por mais de uma década é o destino preferido do Brasil.
PROVE AS DELÍCIAS DA COLUNÁRIA ALEMÃ
Assim, sem sair do Brasil, aqui mesmo em nossa Santa e Bela Catarina, temos uma diversidade de culturas, aromas, temperos e uma gastronomia para agradar gregos e troianos. Dessa forma o Hotel Renar vem conquistando hospedes graças a sua diversidade gastronômica. De fato, uma delas é a alemã. Dessa forma, o seu restaurante internacional está com um novo cardápio, mais diversificado. Definitivamente uma nova experiência gastronômica incrível pra você curtir esse inverno na Terra da Maçã, com receitas caseiras com ingredientes fresquinhos do Meio-Oeste catarinense. Confira a matéria.
APARADOS DA SERRA
Definitivamente, os turistas que chegam no estado são movidos por desejos que motivam o trade catarinense a inovar-se sempre, proporcionando novas experiências e vivendo intensamente, junto com o turistas, grandes emoções. Quando o turista vai embora, É olhar para trás e ter a certeza que tudo valeu à pena! Dessa forma, quando o turista vai embora, olha para frente e percebe quantas oportunidades ainda tem para sorrir e amar! Ivan Cascaes, CEO do Rio do Rastro Eco Resort, no topo do Aparados da Serra, em Bom jardim da Serra afirma que: ” Acreditamos nisso! Acreditamos tanto que estamos sempre nos preparando para promover algo muito especial aos nossos hóspedes. De fato, uma experiência única, inspiradora e inesquecível! Santa Catarina convida a todos para essa jornada incrível.
GASTRONOMIA CAMPEIRA
Definitivamente, além dos seus milhões de campo, o Boqueirão Hotel Fazenda em Lages – SC, Ícone do Turismo Rural no Brasil, é outro espetáculo cinematográfico na Princesa da Serra. Assim, além da sua puríssima água mineral, sua gastronomia se destaca, principalmente a campeira. Portanto, são séculos de tradição serrana num único lugar que promove caminhadas junto a natureza, observação de pássaros, pescarias, cavalgadas longas e inúmeras outras diversões para todas as idades. De fato, em qualquer estação, é coisa de cinema.
ÁGUAS TERMAIS DE SÃO CARLOS
Em outras palavras, Santa Catarina é um verdadeiro oásis. Nesse sentido, depois de passar por Lages, Fraiburgo, você chegará a famosa São Carlos, que possui a melhor água termal do Estado, às margens do Rio Uruguai, no Vales das Águas. Naturalmente o Pratas Thermas Resort & Convention faz com que o turista se apaixone em todos os sentidos não só pelas suas maravilhosas águas termais, mas também pela sua fenomenal cozinha, com pratos italianos, poloneses, alemães, portugueses, que construíram aquela região deixando uma tradição fantástica. Enfim, uma riqueza de culturas que deixam saudades.
NATUREZA DO DESTERRO
Enfim, o novo mural de grandes dimensões no Centro de Florianópolis será inaugurado no próximo dia 30 de julho. Em síntese, assinado pelo artista Rodrigo Rizo, o painel Natureza do Desterro tem 10 metros de largura por 33,5 metros de altura é uma homenagem à fauna e à flora de Florianópolis. Sendo assim, está localizado no alto da Rua Felipe Schmidt, nº 554, no paredão lateral do Hotel Zip. Igualmente a obra é uma iniciativa do Street Art Tour, movimento de valorização e fomento da arte urbana na Capital. A saber, o mural começou a ser pintado no dia 17 de junho. Antecedeu o trabalho na plataforma uma pesquisa minuciosa da natureza da cidade, além de estudo de desenhos para chegar ao projeto atual. Então, depois de 40 dias de pintura, Rizo agora está na execução da parte final e mais complexa, o rosto que representa a personificação da Natureza do Desterro.
REMARCANDO VIAGENS E FÉRIAS
Então, cancelar ou remarcar? Segundo pesquisas, turistas estão adiando suas viagens ao invés de cancelá-las. Assim, representado mais de 7 milhões de empregos diretos e indiretos no país, o setor de Turismo foi um dos segmentos que mais teve prejuízo com a pandemia do Covid-19.
Assim sendo, muitos países se viram obrigados a fechar as portas para os turistas até a situação se tranquilizar. Embora ainda não haja uma projeção precisa da volta à normalidade após a pandemia, empresas do setor já planejam seus serviços para a retomada no primeiro semestre de 2021. Tendo em base essas projeções, muitos clientes optaram em reagendarem suas viagens, ao invés de simplesmente cancelarem.
Diante disso, o Grupo Dicas, que possui algumas parcerias ligadas a serviços prestados em viagens, como aluguel de carros, hotéis, chips para telefone, entre outros, em seu último levantamento, apresentou os dados que a maioria dos clientes não realizaram o cancelamento das compras, apenas optaram em reagendar.
Sendo assim, tendo como base na projeção de que o turismo volte a retomada em 2021, o Grupo Dicas, informa que nesse mês de julho as vendas dos serviços prestados por seus parceiros tiveram um crescimento de 8%, desde o início da pandemia. As vendas estão sendo realizadas para os destinos onde a crise está mais controlada, como Paris, Lisboa, Cancún, Barcelona, Uruguai, Orlando e Nova York.
CENÁRIOS DO TURISMO
Definitivamente, a cadeia produtiva do Turismo começa a dar sinais de movimentação em diversos destinos, principalmente, na Europa, após as medidas de maior flexibilização do distanciamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. Da mesma forma com a abertura de pontos turísticos, comércio, hotéis, bares e restaurantes. Igualmente no Brasil, esses momentos também começam a ser percebidos em estados onde o número de casos da doença começa a ficar estabilizado.
Sendo assim, para debater o pós-pandemia no segmento turístico, o Brazil Travel Market, maior festival de turismo do norte/nordeste do Brasil, juntamente com o Sebrae e o Grupo VC irão vão promover uma série especial de Webinários denominados “Cenários do Turismo”, entre os dias 10 e 18 de agosto. Portanto, os debates serão divididos em duas etapas: A primeira – de 10 a 14 e, a segunda nos dias 17 e 18 de agosto. Naturalmente serão transmitidas no canal do YouTube do BTM a partir das 19hs. Diante disso, o “Cenários do Turismo” contará com profissionais especialistas do trade de turismo nacional e internacionais. Alem disso, executivos e secretários de Turismo reconhecidos.
Com isso, no debate que abre a série – no dia 10 de agosto -, já estão confirmadas as participações dos Secretários de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, e do Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla. Desse modo, as discussões serão em torno do tema “Estratégias e desafios dos destinos nacionais na retomada”. Enquanto isso, no dia 11 de agosto, a série de Webinários vai reunir Fernanda Longobardo, responsável pela ENIT – Agência Nacional Italiana de Turismo – sede Brasil -, e Jeff Santos, representante para a América do Sul do Tourism Authority of Thailand. Logo, o debate irá girar em cima do “Que podemos aprender com ações e protocolos de destinos mundiais”.
Imediatamente, no dia 12, o tema será o “O retorno da aviação, protocolos e desafios pós-pandemia”, que contará com Gonzalo Romero, executivo da Air Europa, e Renata Pedretti Pestana, gerente nacional de Vendas da Gol Linhas Aéreas.Posteriormente, o “Novo normal e cuidados redobrados durante as viagens” será o tema do debate do dia 13 de agosto, com a participação de Celso Guelfi, presidente da GTA – Global Travel Assistance, e Luiz Gustavo Costa, CEO da April Brasil Seguro Viagem. A princípio, no dia seguinte, – 14 de agosto -, Maurício Viana, da Turks e Caicos, fundador da Net Hospitality, e Renata Vuono, gerente de marketing do Ministério do Turismo de Israel, vão debater o tema “Marketing e as ações promocionais de duas referências do turismo internacional”.
Ainda mais, no dia 17 de agosto, a série de Webinários vai reunir a representante da Secretaria de Turismo de Ushuaia/Argentina, Cristiane Cavalli. No mesmo dia, está confirmada a participação de Marcelo Kaiser, vice-presidente da Aviareps para a América Latina (empresa que representa o Visit Flórida). Finalmente, fechando a série, no dia 18 de agosto, Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp, e Rebeca Ferreira, gerente Norte/Nordeste da Trend Operadora, vão discutir o tema “Qual seu próximo destino? Ele está seguro?”.
TURISMO EM ITAIPU
De fato, o Complexo Turístico Itaipu, que reúne os atrativos da usina, recebeu nesta última sexta-feira, (24), no Centro de Recepção de Visitantes, a certificação de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido. Assim, foi o primeiro atrativo de Foz do Iguaçu a receber a chancela, concedida pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Sebrae-PR e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Desse modo, reaberto após a quarentena restritiva, o CTI foi testado e aprovado pelos visitantes na quarta-feira (22).Assim, a outorga atesta os atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e demais estabelecimentos que cumprem os protocolos de segurança sanitária no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
EMPRESÁRIOS DO TURISMO EM CAMPANHA
Definitivamente, sem a retomada da economia e do turismo a cidade vai desaparecer do mapa, tudo em nome da defesa contro o covid-19. NAssim, não sei como, isso é o objetivo dos empresários do ramo do turismo na cidade de Morretes (PR), que suspenderam voluntariamente suas atividades em março, devido ao impacto da pandemia. Contudo, o município litorâneo de 16 mil habitantes já registrou mais de 170 casos de Covid-19, o que incentivou a Prefeitura e o Morretes Convention & Visitors Bureau a lançarem neste mês a campanha “Morretes Destino Certo”, que visa conscientizar e proteger a saúde da população como solução para a retomada das atividades econômicas. Sendo assim, a campanha está disponível nos canais @prefmorretes, @visitemorretes e no Youtube. Além disso, uma medida absurda foi implementada: A proibição da entrada de pessoas que não residem em Morretes, desde o dia 9 de abril, o que impactou diretamente no turismo do município, que já registra prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões entre os meses de março e junho. Lógico, essa campanha é contra o turismo.
MOVIMENTO SUPERA TURISMO BRASIL
Então, bem ao contrário de Morretes-PR, que segue na contra mão do turismo, a capacidade de idealizar, articular e aglutinar do Movimento Supera Turismo Brasil revela-se estratégia acertada no enfrentamento dos efeitos da pandemia. Dentro e fora do trade de turismo, a iniciativa irradia coesão, senso coletivo e empatia. Diante disso, o reconhecimento da qualidade da proposta e do seu ideário fez com que se tornasse case de sucesso para o congênere Movimento #VamosVirarOJogo. Portanto, define-se como espaço aberto para os que atuam no turismo, de forma direta ou indireta. E, também, para os que amam viajar possam buscar informações, boas práticas e destinos adequados. Reúne e valoriza inspirações para se adequar às mudanças, onde todos possam se relacionar e trocar conhecimento. E assim, contribuir com o desenvolvimento sustentável do Brasil, com a preservação da cadeia, empregos e vidas. Busca a melhor experiência para os viajantes. Parar, jamais.
Leia ainda: Modelo de negócios inspirado na criatividade
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa