Frio chega com muita força na Serra Catarinense mudando as paisagens
FRIO INTENSO CHEGOU A SANTA CATARINA
Frio chega com muita força na Serra Catarinense mudando as paisagens. Mais quente ficar dentro da geladeira. O espetacular frio de -6.4ºC, recorde de frio em pleno outono, provocou paisagens exuberantes na Serra Catarinense, principalmente no vale do Caminhos da Neve e na área central de São Joaquim onde uma estação padronizada chegou a atingir a marca de -6.4ºC no Bairro Jardim Bandeira em uma área anexa ao centro da cidade. Congelou tudo, flores, o capô e o teto dos carros na rua, a superfície d’água, as plantas, as gramíneas, o gado teve dificuldade para pastar com os campos recobertos de uma considerável camada de gelo. Esse foi o recorde de qualquer estação do estado de Santa Catarina no mês de abril nas últimas décadas.
Recorde de abril em São Joaquim (e qualquer estação de SC), recorde na estação de Urupema/Epagri e recorde na estação da Climaterra (23 anos de dados com -2,7°C).
mínimas em Santa Catarina foram, -6,4 São Joaquim/J.Tadeu/Recorde; -5,4 Urupema/Epagri/Recorde; -4,8 Painel/G.Hugen; -4,4 B.Jardim/Estações Keiser; -4,2 Urubici/Estações Keiser; -3,6 Vargem Bonita/Estações Keiser; -2,6 Água Doce/Estações Keiser; -2,3 Fraiburgo/Estações Keiser; -2,2 Lebon Régis/DSoares; -0,9 Curitibanos/UFSC/Epagri.
BC RECEBE SELO INTERNACIONAL SAFE TRAVEL
O balneário mais badalado do Sul do Brasil foi uma das cidades turísticas brasileiras reconhecidas internacionalmente com o selo de segurança “Safe Travels”, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC). O selo sinaliza que as práticas adotadas em Balneário Cambiriú, estão alinhadas aos protocolos internacionais sanitários contra a Covid-19, o que significa mais segurança aos viajantes, prestadores de serviços e trade turístico. O objetivo do WTTC Safe Travels é orientar os visitantes, permitindo que eles identifiquem os locais e as empresas que aderem às boas práticas em relação à higiene e segurança.
Com esse reconhecimento, a cidade compõe a seleta lista de destinos seguros, junto com Dubai, Barcelona, Cancún e Mônaco. No Brasil, oito destinos já conquistaram o selo, três deles estão no Sul do país. Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Geninho Goes, o reconhecimento soma-se às características como segurança do destino, natureza, atrativos, serviços, gastronomia, compras, entre outros fatores que os turistas buscam ao eleger Balneário Camboriú como destino para férias. “Além de possuir tudo isso, a cidade se prepara para estar no topo como destino preferido após a pandemia, um local onde os cuidados com a saúde entram na lista dos quesitos com outros selos que serão lançados pela Prefeitura em parceria com o trade e demais secretarias do Governo liderado pelo Prefeito Fabrício Oliveira”, afirma o secretário.
O WTTC Safe Travels foi criado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) para inspirar a confiança dos viajantes e impulsionar a recuperação do setor frente ao impacto da pandemia de Covid-19. Foi desenvolvido em colaboração com as principais associações e organizações internacionais do setor. A análise dos protocolos de segurança leva em conta diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são revisadas e atualizadas de acordo com as novas informações disponíveis sobre o novo coronavírus.
BNT MERCOSUL – RODADA DE NEGÓCIOS
Center, a tradicional rodada de negócios que coloca os principais profissionais do setor turístico frente a frente para troca de contatos e realização de novas parcerias. Em 2021, com a criação do formato híbrido para o evento, este importante momento será realizado de forma on-line entre os dias 24 a 28 de maio. Ao todo serão 40 operadores convidados que estarão à disposição on-line para conversas privadas em horários predefinidos durante a programação do evento. A agenda de reuniões entre os operadores e expositores será montada previamente pela organização da feira. As conversas serão cronometradas e mediadas pela equipe BNT.
Na última edição, foram contabilizados 1440 contatos no Business Center. Para Geninho Goes, CEO da BNT Mercosul, os números da Rodada de Negócios são prova do quanto este momento é importante. “É muito importante para um expositor, que está na BNT apresentando seu serviço, produto ou destino faça contato com os grandes operadores do Brasil e do Mercosul. Esse tempo que conversam durante o evento gera novas parcerias, troca conhecimentos e impulsiona o setor turístico. Em 2021, esses profissionais têm a oportunidade de, mais do que nunca, ajudar uns aos outros”, defende.
Todos os expositores da Feira Virtual, que também acontece entre 24 a 28 de maio, participam deste momento tão aguardado. Há diversos tipos de participação que podem ser consultadas diretamente com a equipe comercial da BNT pelo contato 47 9924-9425 (WhatsApp). O Business Center também pode ser adquirido de forma independente, sem a necessidade de ser um expositor. A organização da BNT Mercosul conta com a parceria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e acontece de 24 a 28 de maio de 2021.
FALECE ENRIQUE LITMAN
Foi surfar no céu o grande amigo, parceiro, confrade, esposo da Francesca, pai da Alexia, Sabrina, Frederico, Rodrigo, Kailani e avô da linda Maya, Enrique Litman, CEO do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beache Village na Praia do Rosa – Imbituba. Extremamente conhecido do trade nacional e internacional, participando ativamente de todas as feiras de turismo e levando Santa Catarina e suas baleias para o mundo, já que foi o criador do Instituto Baleia Franca e atual vice-presidente da entidade.
Sem dúvidas, um grande fotógrafo pois também são dele as mais belas fotos das Baleias Francas na região. Quando o poder público tornou absurda e ridículas providências contra os passeios embarcados para observação de baleias embarcados, como se faz em qualquer país do mundo, menos aqui, Litman foi um guerreiro até o fim. Após muitas idas e vindas obteve vitória, que beneficia toda a cadeia local.
GJP LANÇA NOVO PORTAL
O portal dá acesso a fotos dos empreendimentos, vídeos institucionais, protocolos do Sírio Libanês – selo Clean & Safe, campanhas e promoções ativas, informações para grupos e eventos, agendas de webinar (capacitações e treinamento), tanto online quanto presencial, programas de casamentos (GJP Wedding), ficha técnica dos hotéis, catálogos e folhetos, menus de experiência Wish, enxovais completos para posts e stories das agências de viagens, listas de transmissão via Whatsapp, manual de aplicação das marcas, entre outros conteúdos.
A ideia, segundo o diretor comercial da GJP, Rodrigo Vaz, é chegar a pelo menos 2 mil agências cadastradas nos próximos quatro meses. O objetivo é dar ganho de eficiência e democratizar o acesso à tecnologia a favor dos agentes de viagens, ou seja, apresentar um produto de simples acesso com o maior número de informações da companhia.
ABERTO E SEM INSCRIÇÕES
O novo portal é aberto e não é preciso se cadastrar para ter acesso aos conteúdos gerais, mas há opções de adesão com login, via aba “Seja um Parceiro GJP”, onde o agente terá acesso à área transacional com o motor de reservas GJP, tarifas dinâmicas e comissionamento por suas vendas. A área de eventos também é outro diferencial, com uma área dedicada dentro do portal e redirecionada para o GJP Eventos, uma página completa com todos os detalhes e plantas dos nossos centros de convenções, tour virtual, assim como capacidades e particularidades de cada um deles. Há ainda o “GJP Sales Club”, um clube de vendas exclusivo onde o agente contará com um pacote de benefícios especiais: treinamentos específicos, campanhas de vendas, prioridade nos eventos da rede GJP e nas visitas técnicas e famtours, comunicação antecipada de promoções e campanhas, entre muitas outras vantagens. Acesse o link e conheça as vantagens especiais para os agentes de viagens.
FESTURIS CONECTION
Você quer saber quais são as estratégias de vendas e como ocorreu a transformação digital do maior grupo de viagens das Américas? Para falar sobre este tema o presidente da CVC Corp, Leonel Andrade está confirmado como palestrante do Festuris Connection Top Performer! A CVC Corp é formada por unidades de negócios que atuam com marcas distintas nos segmentos de viagens de férias e de lazer, viagens corporativas e relacionadas a cursos e intercâmbio cultural no exterior. Em sua vasta experiência em gestão, Leonel Andrade acumula mais de 35 anos como profissional em organizações nacionais e multinacionais. Atualmente preside essa gigante do setor do turismo e tem participado ativamente das principais mudanças da companhia. O Festuris Connection vai acontecer em formato híbrido nos dias 6 e 7 de maio, no Hotel Master Gramado. Ficou interessado em participar? Aproveite e faça sua inscrição presencial ou online. Últimas vagas!
NORDESTE SE UNE
Quatro estados do Nordeste se unem para impulsionar o Turismo e fomentar a conectividade da região. O Projeto irá promover Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas de forma unificada, aumentando a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional, gerando emprego e renda para os Estados. Outro fato que deve ser levado em conta está ligado à divulgação das principais tendências de sustentabilidade e economicidade neste momento pós-pandemia. A ideia inovadora irá trazer novas estratégias de articulação entre os destinos e a cooperação que o momento exige.
ITAIPU – TURISMO RESPONSÁVEL
O Complexo Turístico Itaipu (CTI) é um dos finalistas da primeira edição do prêmio WTM Latin America Responsible Tourism Awards, a versão latinoamericana do prêmio mundial World Responsible Tourism Awards, que já acontece há 15 anos, em Londres. O prêmio é uma das mais importantes referências em turismo responsável e sustentável para o mundo e reconhece os melhores esforços pelo desenvolvimento do setor. Para a seleção dos finalistas do WTM Latin America Responsible Tourism Awards foram considerados vários critérios: ações do turismo para promover o desenvolvimento local sustentável; a capacidade de transformar os destinos em lugares melhores para as pessoas morarem e visitarem; atuar em prol da mudança, tornando o turista um agente de criação de empregos locais qualificados; e a contribuição para a preservação cultural e a sustentabilidade da indústria no longo prazo.
BRASIL & ESTADOS UNIDOS
Brasileiros que tiverem visto de estudante válido (categorias F e M) e iniciarão os estudos a partir ou depois de 1º de agosto de 2021, poderão viajar sem consultar a Embaixada ou os Consulados no Brasil. De fato, os Estados Unidos irão aplicar várias Exceções de Interesse Nacional (NIE) às restrições de viagem relacionadas ao Brasil, atualmente em vigor, devido à pandemia da Covid-19, bem como à China, Irã, Área de Schengen, Reino Unido, Irlanda e África do Sul. “Os Estados Unidos estão extremamente orgulhosos de ser o destino preferido de tantos estudantes e acadêmicos brasileiros e de ter tantas parcerias de longo prazo entre universidades e organizações de mídia. Estou excepcionalmente satisfeito que as condições permitam agora que viagens e estudos sejam retomados, e estamos ansiosos para aumentar a expansão destes vínculos”, ressalta o embaixador dos EUA, Todd Chapman.
BIKES E MOBILIDADE URBANA
Sem dúvidas o mercado de bicicletas elétricas seguem vivendo um crescimento contínuo no mercado brasileiro. Todavia ainda é mínimo, pode-se dizer ridículo. Foram 32.110 unidades, em comparação com o ano anterior e alcançando o patamar de R$ 190 milhões em vendas durante o ano. Os dados são do Boletim do Mercado de Bicicletas Elétricas 2021, idealizado e desenvolvido pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), em parceria com a Multiplicidade Mobilidade. Só não cresce mais mesmo por conta dos preços das importadas a exemplo da Specialized, cujo valor pode-se comprar um carro zero aqui no Brasil. Já as marcas brasileiras ainda se arrastam para conquistar o mercado e também são caras. O preço médio das bicicletas elétricas foi calculado em R$ 5.900,00. No Brasil, lamentavelmente, bike é brincadeira de luxo.
ITAIPU DE BIKE
Falando nisso, o Complexo Turístico Itaipu está lançando mais uma modalidade de passeio – e, dessa vez, sobre duas rodas. Nesse sábado, dia 1º de maio, acontece o primeiro “Itaipu by Bike”, em que grupos de ciclistas poderão percorrer as ciclovias e trilhas no interior da usina, curtindo paisagens incríveis. Para moradores de Foz do Iguaçu e outros municípios lindeiros, a atividade é gratuita. Basta preencher com antecedência o formulário disponível em https://bit.ly/itaipubybikelindeiros. Turistas podem se inscrever pelo site www.turismoitaipu.com.br, mediante pagamento do ingresso, de R$ 42. A idade mínima para participar é de 14 anos. É importante reforçar que o passeio não contempla a bicicleta, ou seja, é necessário que cada um leve a sua própria bicicleta, que deve ser do tipo “mountain bike”.
Leia ainda: Políticas públicas para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes do Brasil
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Políticas públicas para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes do Brasil
Fôlego ao setor de turismo e alimentação com reforma tributária e fundos constitucionais
Embratur retomará divulgação do Brasil no mercado internacional
Tempos modernos – Avanço humano nas trilhas do próprio destino
Geraldo Zaidan Rocha – O turismo em tempos de pandemia e pós-Covid-19