Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longe do ideal

Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal

TRÁFEGO AÉREO NO BRASIL

Tráfego aéreo nacional decola mais muito longe do ideal. Segundo o relatório Air Passenger Market Analysis divulgado pela IATA – International Air Transport Association (Associação Internacional de Transportes Aéreos), que representa a indústria aérea mundial, o mercado de transporte aéreo está em franca recuperação em praticamente todo o mundo.
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longe do ideal – Foto: Jeferson Severino
Dessa forma, a receita internacional de passageiros pagantes por quilômetro voado (RPKs) impulsiona a recuperação da indústria global em abril de 2022. Várias rotas aéreas estão acima dos níveis pré-pandemia, e o mercado internacional global relata um crescimento de 331,9% ao ano. A adoção de novas condições de entrada flexíveis de de viajantes estrangeiros em diversos países asiáticos promoveu maiores taxas de crescimento na região. No entanto, a divergência no ritmo da recuperação entre a região Ásia-Pacífico e outros mercados persistem.
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longe do ideal – Foto: Jefferson Severino
Além disso, a inflação, preços elevados do querosene de aviação e baixa confiança do consumidor são pontos de preocupação para os próximos meses, mas as reservas internacionais, no entanto, mostram uma alta disposição para viajar para o exterior – uma tendência positiva que deve durar durante todo este verão. Por outro lado, aqui no Brasil ainda é uma desgraça voar por conta dos preços abusivos e conexões absurdas. Perdemos tempo preciosos em aeroportos.
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
O Saint Andrews que neste mês de junho  oferece experiências gastronômicas inesquecíveis como Moët & Chandon e o exclusivo Foundue Suisse servido em quatro tempos. O famoso inverno na Serra Gaúcha é mais aconchegante no Castelo Saint Andrews. Estrutura impecável para atender todos os desejos de seus hóspedes. Localização privilegiada: dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, com muita privacidade, exclusividade e vista para o deslumbrante Vale do Quilombo. Possui três opções de acomodações sendo 11 suítes Castle, oito suítes Mountain e três suítes no Mountain House, uma casa de férias que segue nova tendência mundial, para oito, 15 ou mais dias, para até 7 pessoas com muito conforto, sofisticação e os serviços exclusivos de hotelaria do Castelo Saint Andrews. Clique no baner e faça a sua reserva.

SUSTENTABILIDADE E CAPACITAÇÃO NO TURISMO

Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável 
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável  – O Conselho Executivo da OMT se reuniu para avançar na recuperação em torno de objetivos compartilhados e uma visão comum para o setor – Divulgação/OMT
Sustentabilidade, capacitação, investimentos e tecnologia, as bases do novo turismo. Dessa forma, em relação a nada, um dos pontos que chamam atenção no relatório da IATA é o desempenho do mercado aéreo doméstico do Brasil em relação à receita de passageiros pagantes por quilômetro voado. Assim sendo, em relação a aeronaves vazias, os volumes do RPK no mercado doméstico tiveram um crescimento anualizado de 133,3% em abril, o que é 34,2% superior ao mês anterior. De acordo com o relatório da IATA, foi o melhor resultado obtido em todos os mercados domésticos analisados. Sem sombra de duvidas o maior Empecilho são as faltas de voos diretos. Leva-se mais de um dia para chegar de norte a sul do Brasil. Continua muito mais fácil, rápido e barato voar para o exterior. Dessa forma o turismo interno do Brasil não decola na mesmo proporção. Não tem como. 
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável  -O ministro do Turismo, Carlos Brito, viajou para Jeddah, na Arábia Saudita, para participar do evento - Divulgação/Mtur
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável  -O ministro do Turismo, Carlos Brito, viajou para Jeddah, na Arábia Saudita, para participar do evento – Divulgação/Mtur
Realizada pela primeira vez no Reino da Arábia Saudita, a sessão 116ª foi a maior reunião do Conselho Executivo desde o início da pandemia, com mais de 200 participantes e 32 países representados. Os membros observaram que a reunião ocorreu em um momento crucial para o setor, pois aprende com as lições da pandemia, ao mesmo tempo em que busca um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente. O turismo está unido e com propósito como nunca antes, e a OMT o está liderando, com inclusão e sustentabilidade no centro de todo o nosso trabalho. Em seu relatório aos Membros sobre as conquistas desde a reunião anterior do Conselho, seis meses atrás, o Secretário-Geral ilustrou como a OMT está aproveitando a relevância sem precedentes do turismo, inclusive dentro das Nações Unidas, nos planos nacionais de crescimento e recuperação. no geral.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável - Jamais viaje sem seguro viagem. A garantia da sua tranquilidade.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável – Jamais viaje sem seguro viagem. A garantia da sua tranquilidade.
A OMT delineou seus planos para avançar ainda mais nas prioridades em torno da promoção da sustentabilidade, promoção do emprego e da educação no turismo, aumentando o investimento no turismo e acelerando sua transformação digital. Os membros concordaram em realizar a 117ª sessão do Conselho Executivo da OMT em Marrocos, no segundo semestre deste ano. Com dois países se oferecendo para sediar a 118ª sessão, os membros votaram a favor da República Dominicana realizar o primeiro Conselho em 2023. O turismo continua a recuperar a um ritmo forte. Globalmente, os destinos receberam quase três vezes mais chegadas internacionais no primeiro trimestre de 2022 do que no mesmo período de 2021, com a Europa liderando a recuperação do setor.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável – Piscinas de águas termais de São Carlos, no Vale das Águas de Santa Catarina, o Pratas Thermas Resort & Convention é o endereço certo. O resort está  está localizado às margens do Rio Uruguai, envolvido por uma ampla área verde e com fontes próprias das melhores águas termais, proporcionando cuidado e equilíbrio que nos inspiram, conectando tranquilidade, lazer e conforto. Com estrutura de águas termais, o resort oferece opções de lazer e conforto em todas as temporadas, garantindo a nossa satisfação durante o ano todo. São 45 mil m² com piscinas internas aquecidas e externas em diferentes tamanhos, saunas, salas de jogos, restaurante e espaço Bem-estar. Clique no baner e reserve.
De acordo com o mais recente Barômetro de Turismo Mundial da OMT, o turismo internacional experimentou um aumento anual de 182% entre janeiro e março de 2022, com destinos em todo o mundo recebendo cerca de 117 milhões de chegadas internacionais em comparação com 41 milhões no primeiro trimestre de 2021. Dos 76 milhões adicionais de chegadas internacionais durante os primeiros três meses, cerca de 47 milhões foram registrados em março, mostrando que a recuperação está ganhando força. Dados da OMT mostram que durante o primeiro trimestre de 2022, a Europa recebeu quase quatro vezes mais chegadas internacionais (+280%) do que no primeiro trimestre de 2021, com resultados impulsionados pela forte demanda intrarregional. Nas Américas, as chegadas mais que dobraram (+117%) nos mesmos três meses. No entanto, as chegadas na Europa e nas Américas ainda estavam 43% e 46% abaixo dos níveis de 2019, respectivamente.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável – Além do dia dos namorados, as temperaturas negativas, geadas e neve também fazem a diferença no majestoso Renar.  Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante. Clique no baner e confira.
O último Índice de Confiança da OMT mostrou uma recuperação acentuada. Pela primeira vez desde o início da pandemia, o índice voltou aos níveis de 2019, refletindo o crescente otimismo entre os especialistas em turismo de todo o mundo, capitalizando a forte demanda reprimida, principalmente viagens dentro da Europa e viagens dos EUA para a Europa. De acordo com a última pesquisa do Painel de Especialistas da OMT, a esmagadora maioria dos profissionais de turismo (83%) vê melhores perspectivas para 2022 em comparação com 2021, desde que o vírus seja contido e os destinos continuem relaxando ou suspendendo as restrições de viagem.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.
A OMT revisou suas perspectivas para 2022 devido a resultados melhores do que o esperado no primeiro trimestre de 2022, um aumento significativo nas reservas de voos e as perspectivas para o Índice de Confiança da OMT. Espera-se agora que as chegadas de turistas internacionais atinjam entre 55% e 70% dos níveis de 2019 em 2022, dependendo de várias circunstâncias, incluindo a taxa em que os destinos continuam a suspender as restrições de viagem, a evolução da guerra na Ucrânia, possíveis novos surtos de coronavírus e problemas globais.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça e onde, aos sábados e domingos acontece o melhor café colonial da região. Imperdível – SC – Clique no baner e faça sua reserva.

VIAS E ROTAS GASTRONÔMICAS

Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Está agendado para o próximo dia 15 de junho, 16h o seminário “Vias e Rotas Gastronômicas: Construindo atrativos em Florianópolis”, destinado para entidades que compõem o Grupo Gestor (GG) do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, representantes de rotas, vereadores, gestores de turismo da Grande Florianópolis, donos de restaurantes, cervejeiros entre outros empresários do setor e interessados no tema. A Associação FloripAmanhã é a coordenadora do GG e tem contribuído ativamente para o fortalecimento dos setores de turismo e gastronomia da cidade. O evento de junho tem por objetivo discutir as políticas e ações relativas às rotas e vias gastronômicas da Capital. O seminário será fundamental para ajudar a construir as diretrizes que irão efetivar as vias e rotas, que hoje apenas possuem o nome, mas não existem de fato.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Superintendente de turismo de Florianópolis, Vini De Luca. Foto: Jeffferson Severino
O superintendente de turismo de Florianópolis, Vini De Luca, diz que as vias e rotas podem se tornar um novo atrativo turístico. “É fato que uma Via Gastronômica consegue atrair mais turistas e moradores do que um estabelecimento separado. A sinergia faz isso. Além do aspecto promocional, a melhoria geral dos empreendimentos que fazem parte da via gera trabalho e renda para e na região, aumentando a oferta turística e serviços de Florianópolis”, completa. Sem dúvidas, é importante que, com a efetiva participação dos empresários do setor, possam juntos discutir o regramento pelo qual se identifica e se consolida uma via e rota gastronômicas, e que se discuta também mecanismos de trabalho colaborativo para que, efetivamente, a rota saia do papel e possa acontecer de uma forma plena.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável – O Hotel Sibara Flat, para quem que raia e saúde são sinônimos do. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor, programação para todas as idades. Afinal de contas é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.

CONEXÃO CATARATAS

Paula Angeli, mestre de cerimônias; Mayara Angeli, diretora do Idestur; Mira Momo Angeli, coordenadora da Feira de Turismo e Negócios e Paulo Angeli, secretário de turismo e projetos estratégicos de Foz do Iguaçu. Foto: Adilson Borges.
Centenas de pessoas acompanharam na última quinta-feira (3) e na sexta-feira (4) o Conexão Cataratas. O evento é preparatório para o 17º Festival das Cataratas, que acontece nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. A programação iniciou na quinta-feira (2), com o lançamento oficial de eventos complementares do Festival, como o Hackatour Cataratas Developers – maratona de inovação que acontece em setembro – e o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, confirmado para dezembro. Na sexta-feira (3), o Iguassu Talks trouxe muita informação e insights sobre o mundo do turismo em diferentes aspectos, com a participação de Fabiana Lima, CEO da AirmetClub Brasil; Thiago Akira, consultor de Marketing Digital; e Caroliny Matinc, diretora técnica do IDESTUR.
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
Paula Angeli, mestre de cerimônias; Mayara Angeli, diretora do Idestur; Mira Momo Angeli, coordenadora da Feira de Turismo e Negócios e Paulo Angeli, secretário de turismo e projetos estratégicos de Foz do Iguaçu. Foto: Adilson Borges.
A programação também contou com a abertura da Arena Cataratas, que tem como objetivo ajudar na divulgação dos empreendimentos associados das Instâncias Governamentais Regionais (IGRs) do Paraná. No primeiro encontro foram abordadas as potencialidades da região “Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu” e produtos de inovação e tecnologia. Por meio de encontros on-line, empreendimentos turísticos e tecnológicos terão a oportunidade de apresentarem as suas iniciativas ao mercado. As apresentações virtuais seguem até outubro.
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longe do ideal – Brocker Turismo a melhor e mais rápida opção entre você e o seu destino.

EXPERIMENTE O URUGUAI

Para estreitar o relacionamento com o público gaúcho e aumentar o desejo de viajar dos gaúchos, o Ministério do Turismo do Uruguai e a Câmara Uruguaia de Turismo (Camtur) realizaram uma conferência empresarial e workshop com foco em turismo. O evento “Experiment o Uruguai” foi realizado no hotel Hilton Porto Alegre, e foi voltado para agentes e operadoras de viagens, imprensa e influenciadores digitais. Com o objetivo de fortalecer o posicionamento da marca Uruguai Natural no território brasileiro, o evento apresentou novidades do país e experiências únicas relacionadas principalmente ao enoturismo, turismo rural, gastronomia e produtos que se somam aos tradicionais atrativos uruguaios. Durante o encontro houve diferentes dinâmicas de trabalho. Nas jornadas de negócios, 24 empresas de turismo, entre hotéis, agências e destinos turísticos, estiveram disponíveis para apresentar projetos e novidades a agentes e operadores de viagens. 
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguai – Divulgação MTur Uruguai
“O Uruguai é um país de braços abertos, com grande conectividade e proximidade geográfica e cultural com os gaúchos. Queremos ampliar nossas afinidades e laços de irmandade durante o evento, além de divulgar a diversidade de experiências turísticas oferecidas pelo destino”, explicou Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguai. O Uruguai é um país pequeno, mas com grandes paisagens e poucas distâncias. Por todo o Uruguai existem morros, campos, parques naturais, fauna marinha e diversidade de aves. É um destino de grandes sabores e tradições, além de experiências gourmet que combinam e harmonizam com a cultura do vinho. Por isso, os brasileiros que visitarem o Uruguai nos próximos meses encontrarão um país vibrante e cheio de novidades, principalmente no mundo da cultura e dos vinhos.
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
La Paloma – Rocha – Foto: Divulgação Turismo Rocha
A companhia aérea Azul, que liga o país aos gaúchos, também esteve presente. A partir das 16h, houve apresentações de importantes departamentos uruguaios, como Maldonado, Rocha e Colônia, além do empreendimento Enjoy Punta del Este. Outro dos lançamentos do ano passado é a reabertura da Plaza de Toros Real de San Carlos, em Colonia del Sacramento. Renovada, a praça centenária tem museu, espaço para exposições de artes e vinhos locais e centro de convenções. Com o objetivo de aumentar o número de visitantes, o Uruguai mantém até 30 de setembro os benefícios concedidos aos turistas estrangeiros, como a isenção de IVA sobre hospedagem e restaurantes e a implementação de isenção de impostos nas compras.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
La Serena Suites – A melhor opção em hospedagem na charmosa Rocha. Clique no baner e confira.
No campo do enoturismo, o Uruguai conta com uma agenda completa de eventos, visitas e degustações. O país conta com um total de 198 vinícolas, muitas distribuídas ao longo da costa, desde as menores e mais conhecidas até as de prestígio internacional. Entre os eventos de enoturismo, destaca-se a Rota Rosa, na região de Canelones. É um projeto inovador lançado este ano e focado na produção de vinhos rosés no país e com 14 adegas envolvidas. Além disso, entre os dias 27 e 30 de julho, acontecerá o 7º Festival Binacional de Enogastronomia, entre Rivera e Santana do Livramento (RS), que promete ser um dos maiores eventos do segmento.
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

PEDALANDO EM USHUAIA

Essa é para quem quer curtir Ushuaia  de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva
Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
Ushuaia – Tierra del Fuego – Patagônia Fantástica Argentina

VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA

Mercado de transporte aéreo está em franca recuperação, todavia longo do ideal
Andorra – Paraíso da neve nos Pirineus – Divulgação
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso?  O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante.  Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal. 
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável – O Urubici Park Hotel é sinônimo de estar bem hospedado bem no cento de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada, a 1.822 metros de altitude do nível do mar.  A partir do hotel, é fácil deslocar-se para qualquer ponto turístico da cidade. É o único hotel da região com recepção 24hs – dessa forma estão sempre prontos para nos atender, tirar nossas dúvidas e nos hospedar. Os apartamentos são limpos todos os dias – independente do nosso tempo de estadia. Utilizam somente lençóis e fronhas brancas anti-alérgicas 100% algodão. Seus ambientes seguem padrões internacionais de qualidade. O café da manhã colonial é um dos maiores diferenciais empreendimento. É servido sempre a partir das 6h30 da manhã, com um grande buffet de variados itens com frutas da estação, diversos tipos de pães, sucos e doces típicos da nossa região. Clique no baner e faça sua reserva.

ANA ALMEIDA – A BELLA DA SEMANA 

Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Ana Almeida – Foto Bella da Semana
Ana Almeida: esbanjando sensualidade!  Ela sabe muito bem o que quer! Ana Almeida vem aí para nos presentear com mais uma parte deste ensaio enlouquecedor…  Manezinha da ilha e torcedora do Avaí, Ana Almeida é o tipo de mulher que sabe bem o que quer! Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação!  O ensaio completo com Ana Almeida nua vai ao ar nesta quarta-feira (15). Não se contente com pouco e faça como 1 milhão de pessoas em 21 anos. Assine o Bella da Semana e veja tudo que você sempre desejou!

Leia ainda: O que é cashback e por que está crescendo tanto no Brasil?

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.