Ministério do Turismo investiu 418 milhões de reais em 694 obras de infraestrutura turística
O Ministério do Turismo investiu neste ano R$ 418 milhões em 694 obras no país, em média R$ 602.305,476, 00 por obra, umas mais outras menos, o que é praticamente nada diante do que o nosso país precisa e para que no mínimos dobremos o número de turistas estrangeiros nos visitem. Com esse valor isso não irá acontecer nem a curto e nem a médio prazo. Os recursos foram aplicados em diferentes projetos de infraestrutura turística. Os dados foram divulgados por um relatório da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, que monitora o desenvolvimento das intervenções. Entre os projetos entregues estão a revitalização de praças, aquisição de equipamentos, construção de centros de eventos, pavimentação asfáltica, entre outras obras. Em Garibaldi (RS), por exemplo, o MTur investiu na ampliação do Centro de Eventos onde ocorrerá a Fenachamp (Festa da Espumante Brasileira).
Em Bonito (MS), o ministério liberou recurso para a revitalização da iluminação da Praça da Liberdade e do Centro de Múltiplo Uso. Em Natal (RN), a obra entregue foi a revitalização da orla marítima. No Pará, os recursos foram investidos na urbanização da orla do município de Brejo Grande do Araguaia. Por fim, em Minas Gerais, foram investidos na reforma da Casa de Artesanato João Salgado, no município de Conselheiro Lafaiete. São “apenas puxadinhos”.
A região Nordeste foi a que obteve o maior número de obras concluídas e entregues até outubro. Ao todo, foram 299 intervenções com o investimento de R$ 218 milhões. O Sul foi a segunda a ter obras terminadas com 160, tendo investimentos superiores a R$ 64 milhões. No Sudeste, 124 foram entregues, com investimento superior a R$ 50 milhões. Na região Centro-Oeste, o MTur inaugurou 76 obras (R$55 milhões) e, no Norte, 35 (R$ 25 milhões). Recentemente, o ministério já havia divulgado liberação de recursos para Angra dos Reis e para a Rota das Emoções. Estes locais receberam recursos de R$ 15 milhões e de R$ 200 milhões, respectivamente.
LAGES A PRINCESA DA SERRA
Lages conclui última fase do Criaticidade, projeto que dará marca ao município. Desenvolvido pela Glóbulo e co-criado em parceria com a iniciativa pública e privada, o resultado de pesquisas e diagnósticos foram transformados em branding e vai nortear um desenvolvimento dos potenciais da 8ª economia do Estado. A Princesa da Serra de Santa Catarina vai receber de presente dia 21 de novembro (dentro das celebrações do aniversário de 253 anos, celebrado dia 22 de novembro), a etapa conclusiva do projeto Criaticidade, um marco não só para o município, como para Santa Catarina, que terá sua primeira cidade elevada a marca de propósito.
A Glóbulo, de Florianópolis, aceitou o desafio de, pela primeira vez, ressignificar a imagem de uma cidade considerando seus recursos naturais e humanos. “Lages e região tem potenciais expressivos no Planalto Catarinense, nas mais diversas áreas, capacidades adormecidas que a Glóbulo veio evidenciar em parceria fundamental com a iniciativa pública e privada”. O Criaticidade, que é 100% patrocinado pela iniciativa privada, começou com o levantamento de um diagnóstico da região por meio de 500 entrevistas, o que resultou num relatório entregue em julho passado ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Municipal de Lages, PEDEM – que envolve poder público e iniciativa privada.
O Criaticidade é um dos movimentos mais importantes que estão acontecendo em Lages. Neste projeto, todos são protagonistas da mudança planejada que todos querem para o município e região. Todos podem participar do movimento. As opiniões e ideias de diversas pessoas e segmentos da sociedade permitem a construção de novos projetos e a consolidação de resultados que irão melhorar a vida de todos os lageanos, e reforça a importância do envolvimento. Mas pelo que pude observar, sobre o potencial turístico gigantesco da região serrana, ícone do turismo rural do Brasil, foi esquecido. Sem o turismo não da para ser proativos para que o Criaticidade realmente aconteça.
SANTUR ATUALIZA O MAPA DO TURISMO EM SC
E para ajudar, afim de que o Criaticidade realmente aconteça, o Mapa do Turismo de Santa Catarina (SC) acaba de ser atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). O arquivo foi validado pelas Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e pode ser acessado em três idiomas e em diferentes formatos. O documento conta ainda com ícones que destacam os principais segmentos turísticos de cada região, facilitando assim a identificação do público pelas atividades de interesse, como, por exemplo, ecoturismo, enoturismo e turismo religioso.
A atualização do Mapa ocorre após a aprovação, pelo Ministério do Turismo (MTur), da criação de uma nova região turística em SC, o Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste catarinense. Com isso, SC passa a ter 13 regiões turísticas. Além disso, o Estado conta com 177 municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2019*. Criado a partir do desmembramento da antiga região Vale do Contestado, o Vale dos Imigrantes reúne 25 municípios do Meio Oeste de SC. O Vale do Contestado teve seu nome alterado para Caminhos do Contestado e reúne quatro municípios que têm sua história ligada à Guerra do Contestado: Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União.
O processo de atualização do Mapa do Turismo em Santa Catarina é de responsabilidade da Gerência de Políticas Públicas (Gepot) da Santur, com apoio da Gerência de Marketing Digital (Gemad). Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, e categorizados a partir de critérios do MTur. O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. Ele é atualizado bienalmente. Para integrar o Mapa os municípios tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante.
O novo Mapa do Turismo de Santa Catarina está disponível para consulta e download em alta resolução no site da Santur em duas versões (completa e simplificada), diferentes formatos e ainda nos idiomas português, inglês e espanhol. Basta acessar o link: http://bit.ly/MapadoTurismo_SC. *A lista dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro foi atualizada pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio da portaria nº 271/2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O Circuito Fisio Sports conta com fisioterapia, pilates, treino funcional, massoterapia e nutrição. No Pilates acontece atividades sem impacto, com atenção as posturas e respiração, utilizando molas como resistência.
JPA TRAVEL MARKET
O JPA comemora os bons resultados da sua nona edição. Despedindo-se de João Pessoa, o evento mais uma vez superou os números de edições anteriores. Durante os dois dias circularam 3,7 mil profissionais do turismo, entre eles, os maiores agentes e operadores do Nordeste. Como o aumento da parceria com a GOL, o JPA recebeu muitas caravanas trazidas pelas ABAVs: Amapá, Amazonas, Brasília, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Salvador, São Paulo e Sergipe. A Rodada de Negócios, que foi realizada no sábado (19) pela manhã, contou com a participação de 200 profissionais, entre agentes de viagens e fornecedores de diversos segmentos. Também nessa edição, o JPA recebeu 32 buyers internacionais, grupos de agentes e operadores argentinos, uruguaios e americanos estiveram realizando negócios com as empresas expositoras. O JPA de agora em diante passa a se chamar Brazil Travel Market e acontecerá em Fortaleza nos dias 23 e 24 de outubro de 2020. www.braziltm.com.br
BETO CARRERO WORLD NO FESTURIS
Como levar a fantasia, vender e encantar seus clientes. Este será o principal tema da capacitação que o Beto Carrero World levará a integrantes do trade turístico na Festuris Gramado, considerada uma das principais Feiras Internacionais de Turismo do Brasil. Com apresentação do coordenador de Vendas, Rafael Cavalcante, a palestra será realizada na sexta-feira (8/11) e será aberta a todos os agentes e interessados em conhecer mais das novidades, sobre o portal Mundo Agente, vendas e os encantos do maior parque temático da América Latina.
Além da capacitação, o Beto Carrero World levará novidades ao seu estande na Feira de Negócios, que será realizada entre sexta-feira (8/11) e sábado (9/11). No local, apresentará o tarifário para 2020/2021, informações sobre a nova temporada do espetáculo teatral e musical “Natal do Shrek”, que terá estreia em 1º de novembro, e detalhes do Festival VillaMix Beto Carrero, que reunirá em 29 de dezembro grandes nomes da música brasileira como o DJ Alok, Gusttavo Lima, Leonardo, Jorge e Mateus, Sorriso Maroto, entre outros. Os agentes de viagens poderão ter ainda informações sobre as mais de 100 atrações do Beto Carrero World. Entre os destaques está a área temática Hot Wheels, que abrange restaurante, a única loja nas Américas e o sucesso Hot Wheels Epic Show, que transforma brinquedos em realidade em um espetáculo de manobras radicais com veículos.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL FÉRIAS DE VERÃO
Falando nisso, e ao lado das mais belas praias catarinenses, a partir de novembro, o maior parque temático da América Latina abrirá diariamente. O Beto Carrero World integra o roteiro ideal para turistas de todas as idades e estilos, com mais de 100 atrações e shows exclusivos. Como grande novidade da temporada de Verão, o ogro mais amado do cinema volta a protagonizar o musical teatral ‘Natal do Shrek’. Com estreia agendada para 1º de novembro, o espetáculo traz aos visitantes os valores natalinos, muita magia e música com os protagonistas da DreamWorks Animation, incluindo Fiona, Gato de Botas, Homem Biscoito, os Pinguins de Madagascar, o Po do Kung Fu Panda e outros personagens queridos de crianças e adultos.Ainda no clima musical, no dia 29 de dezembro, o maior parque temático da América Latina traz pela quarta vez um dos maiores festivais de música do Brasil, o VillaMix Festival Beto Carrero . São mais de 10 horas de evento e grandes nomes da música como o DJ Alok, e os sertanejos Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Matheus e Kauan, entre outros.
FINALMENTE: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA PARQUES
Parque Beto Carrero World comemora a isenção definitiva do imposto de importação de equipamentos para os parques temáticos e aquáticos no Brasil. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União. Este era uma antiga reivindicação dos parques temáticos. A última isenção foi de dois anos, mas como o segmento tem planejamento a longo prazo, o efeito ocorria mais na troca de atrações antigas. Agora essa resolução permite o desenvolvimento do setor de forma mais estruturada e vai gerar novos empreendimentos, incentivar os atuais negócios e criar mais empregos, algo que é uma das características do setor. Outros países não têm esse tipo de imposto e o Brasil que cobra até pra respirar, era praticamente a última fronteira neste aspecto. Ao retirar esse imposto, consegue-se um equilíbrio na desproporção com outros locais do mundo em termos de carga tributária. Os parques são alguns dos grandes motores do Turismo de lazer. Os visitantes utilizam serviços de companhias aéreas, hotéis e locadoras de carros para visitar as atrações.
DIA DO HOTELEIRO
O Dia do Hoteleiro é um dos principais eventos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC. Já é uma tradição que empresários de meios de hospedagens realizem ações sociais envolvendo entidades da comunidade onde estão estabelecidos, visando apresentar o empreendimento e a rotina das pessoas que nele trabalham. A ABIH-SC, realiza um evento comemorativo que tem como objetivo principal homenagear os hoteleiros de diversos meios de hospedagem do Estado, bem como, proporcionar momentos de integração e networking entre os homenageados, convidados e a entidade. Neste ano, o evento será no Iate Hotel Florianópolis, no dia 05 de novembro. O evento inclui em sua programação o lançamento da 33ª edição do Encatho & Exprotel, Lançamento da Revista Encatho & Exprotel, Entrega de Placas aos Associados, entre outras ações. nscrições gratuitas neste link.
DUTTY FREE BLACK PRICES – U$ 1,00
A partir da próxima sexta-feira (1), o Duty Free terá produtos por US$1 nas lojas do embarque e desembarque dos terminais 2 e 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) e terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG). Serão elegíveis apenas compras submetidas previamente ao serviço de reservas do Duty Free Dufry.
Para participar, é preciso se cadastrar na página da promoção, aguardar as ofertas do Duty Free Black Prices por e-mail e fazer a reserva do produto entre o dia 1º até 30 de novembro. A retirada pode ser feita em até 35 dias após a criação do pedido. Todos os produtos e promoções disponíveis para reserva estão sujeitos à confirmação de disponibilidade na loja, enviada por e-mail em até 72 horas após o pedido. O regulamento da promoção está disponível no site da Duty Free. mas nem crie expectativas. Nos EUA isso funciona. Nas lojas de U$ 1,00 dos EUA você encontra desde caixas de pilhas alcalinas, aparelhos de barba até carga de tinta para impressoras. Produtos de ótimas qualidades. Já aqui no Brasil sabemos como funciona. Vou me inscrever para ver como serão os preços.
LOW COSTS ENFRENTAM BARREIRAS
Ninguém disse que seria fácil enfrentar o cartel e a nossa falta de infraestrutura. Este ano, o congresso aprovou medida provisória que autoriza a participação de 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas. Isso foi apontado pelos executivos como determinantes para que o mercado brasileiro atraísse as companhias aéreas de baixo custo. A redução do ICMS sobre o querosene para aviação também foi destacado. Para as empresas o grande problema é a questão aeroportuária. Uma empresa que quer voar para São Paulo tem dificuldades. O aeroporto de Congonhas, por exemplo, já opera na máxima capacidade, não há mais slots disponíveis. Optar pelo aeroporto de Guarulhos significa pagar taxas altas, o que aumenta o custo da companhia e encarece a passagem. A saída são novos aeroportos regionais ou a nova geração de aeroportos a exemplo do Floripa Airport. É evidente para que o negócio seja sustentável a necessidade de mais investimento em infraestrutura. Em um mercado maduro como Estados Unidos ou Europa, cidades grandes, de 500 mil habitantes, possuem um serviço aéreo de qualidade. Aqui ainda estamos engatinhando e muito longe de chegarmos lá.As low costs também precisam investir muito em mídia com seus roteiros e destinos.
CVC & NATAL LUZ DE GRAMADO
A CVC renova o patrocínio ao Natal Luz de Gramado (RS), que acontece de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020. Como todos os anos, a operadora oferece pacotes completos que incluem ingressos para as principais atrações do evento. Exclusivamente para o Natal Luz, a CVC disponibiliza mais de dez mil lugares – entre voos, passagens rodoviárias e apartamentos em hotéis – com embarques em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Belo Horizonte, Belém, Vitória e Campo Grande. O cliente pode formatar a viagem de acordo com sua preferência, incluindo ingressos para o espetáculo, traslado, passeios adicionais e aluguel de carro. O 34º Natal Luz terá 74 dias de atividades e mais de 600 atrações, como a “Trupe de Natal”, “Casa do Papai Noel”, “Ilumination”, “Lenda do Bosque de Natal” e o evento mais aguardado pelos visitantes, o “Desfile – A Magia do Noel”. As opções de roteiros já estão disponíveis nas agências CVC e através do site.
BILHÕES NO EXTERIOR
Enquanto isso, além dos preços caríssimos das passagens aéreas no Brasil e a nossa falta de conectividade, mesmo com o dólar em alta, os gastos de brasileiros em viagem ao Exterior chegaram a US$ 1,330 bilhão em setembro. Esse foi o maior valor para o mês desde setembro de 2017, quando ficou em US$ 1,716 bilhão. No mesmo mês de 2018, as despesas somaram US$ 1,189 bilhão. Os dados foram divulgados em Brasília, pelo Banco Central. Na contra mão, devbido aos mesmos problemas que citei, ss receitas de estrangeiros em viagem ao Brasil totalizaram US$ 391 milhões no mês passado. Com isso, a conta de viagens, formada pelas despesas e as receitas, fechou setembro negativa em US$ 938 milhões e nos nove meses do ano com déficit de US$ 8,814 bilhões.
EM OUTRO PLANETA
Todavia, como se estivesse vivendo em outro planeta, foi otimista o tom do discurso do Alta Airline Leaders Forum. A 16ª edição, que aconteceu em Brasília, teve o tema Competitividade da indústria no cenário atual. O Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, chegou a falar em revolução no setor. De acordo com ele, o governo brasileiro tem políticas públicas ousadas para alcançar, em “2025”, 200 milhões de passageiros transportados, quando hoje, a marca alcançada é de 100 milhões. “Vamos surpreender a nossa demanda e revolucionar” Pode? Claro que pode num governo que despreza totalmente o turismo. Ronei Glanzmann ainda falou sobre a importância de manter os players que já atuam no Brasil, mas também na busca por novos. “Temos um grande espaço para crescimento. Nossos preços são compatíveis (????) com o mercado internacional, mas temos condições de reduzir os valores e chegar a uma verdadeira revolução”. Nem slots temos para as novas cias. Como eu disse ele não é do nosso planeta.
RENATA MATOS – A BELLA DA SEMANA
A quantidade de pedidos para que ela voltasse foi tão grande, que para a sua felicidade resolvemos atender! Renata Matos, nossa Deusa Grega vai encerrar o mês de outubro com sabor de quero mais… Essa gata deixou os assinantes encantados com sua beleza exuberante: olhos azuis, seios fartos, bumbum perfeito e coxas torneadas. Se você ainda não viu, já alertamos: prepare-se para ficar hipnotizado pela beldade… Confira a segunda parte do ensaio exclusivo na quarta-feira (30), anote na sua agenda e desmarque os compromissos! Ainda não é assinante? Tenha acesso ao conteúdo SEM CENSURA! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
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