Ministério do Turismo lança campanha pelo Turismo de Natureza
TURISMO JUNTO A NATUREZA
O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (14), no Parque Estadual do Cantão, em Caseara (TO), a campanha “Turismo de Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias terão como foco a experiência do viajante e retratarão a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada.
Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta. “Nada se compara ao Brasil quando falamos em recursos naturais. Estamos entre os maiores no segmento em um ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e somos o único no mundo com seis biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Temos atrativos ainda pouco conhecidos que podem ser visitados agora pelos cerca de 11 milhões de brasileiros, que antes viajavam para o exterior, e que agora têm a oportunidade de conhecer melhor o nosso país”, disse Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.
O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, maior índice dos últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer. Entre os destinos mais procurados, atualmente, estão Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC). Cabe agora aos governos estaduais liberarem 100% de ocupação na rede hoteleira. A hotelaria, principalmente a rural/natureza/termal são extremamente seguras.
TURISMO SEM RESTRIÇÕES
Por conta dessas restrições que só trazem desemprego, desespero, decadência, um relatório apresentado pela ICAO revela que a América Latina e o Caribe não podem melhorar seus níveis devido às restrições ainda em vigor em muitos mercados. As restrições impostas pela pandemia estão começando a aumentar a lacuna entre países e regiões que estão se recuperando em taxas diferentes. Segundo o Monitor de Transporte Aéreo da ICAO, a América Latina e o Caribe ainda sofrem os efeitos de não ter PASSAPORTE SAÚDE (o Conect SUS é uma piada de mal gosto) ou medidas que permitam o aumento de seus níveis, como vem acontecendo nos principais mercados emissores como América do Norte, Ásia, Europa e o Oriente Médio.
Sem dúvidas, o turismo não é apenas um motor vital do crescimento socioeconômico global, mas também de vital importância como um catalisador para o desenvolvimento. O setor cria empregos diretos e indiretos e apoia o turismo e os negócios locais, mas também estimula o investimento estrangeiro e o comércio internacional. De acordo com o relatório da ICAO, o tráfego mundial de passageiros caiu -65,4% em abril de 2021 (em comparação com 2019), +1,8 pontos percentuais a mais que a redução do mês anterior. A recuperação das viagens aéreas continuou ao lado do declínio de novos casos COVID-19 em todo o mundo.
TURISMO VERDE
Os ministros do Turismo dos países que integram o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reuniram online nesta terça-feira (13/07) para discutir ações conjuntas de cooperação e promoção do turismo. Durante o encontro, organizado sob a presidência da Índia, foi aprovado um Comunicado de Ministros, que prevê uma aliança a favor do Turismo Verde, como indutor da recuperação e desenvolvimento do turismo, de forma sustentável.
Entre os elementos-chave dessa aliança estão a integração dos princípios da sustentabilidade nas políticas de turismo; investimentos na conservação de espaços naturais; criação de novas oportunidades de emprego e inclusão social; além de fortalecer as medidas de saúde, segurança e higiene. Prevê-se também a promoção de destinos de natureza, vida selvagem e montanhismo, produtos turísticos comuns nos países que integram o grupo.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, tem defendido o potencial do Brasil para o Turismo de Natureza. “Uma das principais tendências no cenário pós-pandêmico é a busca por destinos naturais. Felizmente, o Brasil tem enorme potencial para oferecer as melhores experiências neste segmento, já que nada se compara ao Brasil em recursos naturais, sendo o número 1 em espécies conhecidas no mundo. Somos um país continental, com 8.500 quilômetros de litoral e seis biomas com características diferentes ”, exemplificou.
A reunião de Ministros do Turismo do BRICS também destacou a importância de fortalecer o investimento em infraestrutura turística. No Brasil, em 2020, o Ministério do Turismo investiu R $ 1 bilhão para reestruturar destinos. E, atualmente, existem cerca de três mil contratos de obras em vigor no país. As ações de apoio ao setor de turismo foram baseadas em um tripé. Em primeiro lugar, o trabalho foi realizado na manutenção de empregos, com a edição da Medida Provisória 936/20. A segunda ação foi a regulamentação das relações com os consumidores, garantindo os direitos dos consumidores e evitando a falência de empresas do setor (MP 948). Essa medida foi reeditada (MP 1.036 / 21), estendendo as regras até o final de 2022.
AGROTURISMO
O estilo de vida de descendentes de imigrantes alemães e italianos que habitam o interior da cidade é o principal atrativo do roteiro turístico Agroturismo de Gramado, que retomou na última quarta-feira (14), quando ocorreu o lançamento oficial dos Roteiros de Agroturismo operados pela empresa Brocker Turismo. Entre as atrações dos Roteiros de Agroturismo de Gramado estão quatro opções com passeios pela área rural da cidade, passando por localidades que tem a presença de imigrantes italianos e alemães, e onde os turistas podem apreciar a vida colonial e as comidas e bebidas típicas da região. São eles: o Tour no Vale, o Raízes Coloniais, o Quatrilho e o Linha Ávila.
“Para nós é uma alegria e uma satisfação imensa assumirmos a responsabilidade de promover, operar e vender este importante produto turístico de Gamado. O agroturismo apresenta a essência da nossa colonização, das nossas origens e das nossas raízes, oferecendo ao turista a gastronomia típica do colono, as belezas naturais da região e os costumes do nosso povo”, destaca Adriane Brocker Boeira Guimarães, diretora da Brocker Turismo. Mais informações no site brockerturismo.com.br/servicos/passeios-tours.
ABAV EXPO COLLAB 2021
A Abav Nacional abriu o credenciamento para visitantes que irão participar da Abav Expo & Collab, entre 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Como a edição deste ano será realizada em formato híbrido, o credenciamento garantirá também acesso à plataforma virtual que transmitirá a programação do evento. Aos participantes de fora da capital cearense, 30 hotéis associados à ABIH-CE vão manter condições especiais para o período do evento. Há unidades oferecendo diárias com descontos entre 15% e 20%. Acordos semelhantes estão sendo fechados pela Abav com outras entidades locais para garantir descontos também em bares, restaurantes, parques e outros equipamentos turísticos. A iniciativa é envolver somente parceiros filiados.
Agentes de viagens associados à Abav terão prioridade na ocupação das caravanas que a entidade lançará nos próximos dias – seis roteiros rodoviários partindo dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte – e 20 aéreas partindo do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. O primeiro passo, no entanto, é garantir o credenciamento online aberto a partir de hoje no site www.abavexpo.com.br, onde já está disponível a relação de hotéis parceiros e nos próximos dias serão publicadas as regras e orientações para que os agentes de viagens, já credenciados, possam pleitear vagas nas caravanas.
FESTURIS GRAMADO
De fato a retomada do turismo começou com a Feira Internacional de Turismo de Gramado, que foi a primeira das Américas a ocorrer de forma presencial em 2020, em meio à pandemia. A realização do evento está agendada para 4 a 7 de novembro. Depois de realizar em 2020 uma edição histórica, cujo formato serviu de benchmarking para os eventos subsequentes, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2021 está em ritmo acelerado e já conta com mais de 60% dos espaços comercializados. Com realização no Serra Park, em Gramado, o Festuris apresentará o novo Espaço Green & Experience. Com o intuito de seguir as novas tendências do mercado turístico estarão em destaque, em uma ampla área tematizada, os conceitos de natureza, vivências, turismo rural e acessibilidade.
Com o avanço da vacinação no País, a perspectiva da organização é de que haja uma maior flexibilização nos protocolos sanitários que permita o aumento do número de inscritos no Festuris deste ano para mais de 8 mil participantes. Para o CEO do evento, Eduardo Zorzanello, o Festuris 2020 deixou um grande legado. Com a utilização das tecnologias foi possível organizar ainda mais as reuniões entre expositores e clientes. “A transformação digital contribuiu muito para a geração de negócios e, certamente, seguiremos com esta importante ferramenta no evento, que pretende superar 2 mil marcas em exposição”, projeta Zorzanello.
Outra novidade para a 33ª edição do Festuris é a união dos espaços Mice, Inovação e Business. Agora o segmento se chamará Business & Innovation. “Acompanhando o mercado na pandemia pudemos perceber que o corporativo (Mice) foi muito impactado e, por isso, a nossa preocupação e cautela em fortalecer ambos os segmentos que, por si só, se complementam”, explica a CEO do Festuris, Marta Rossi. A empresária destaca, ainda, que o Espaço Luxury, já consolidado entre os participantes, nesta edição apresentará a Collection Wedding. O objetivo é enfatizar a conexão do público de casamento e lua de mel com o mercado de luxo por conta da similaridade das propostas.
BRAZIL TRAVEL MARKET
Outra grande feira nacional que retorna, a maior do Norte e Nordeste do Brasil, a Brazil Travel Market, segue de vento em popa. As inscrições para o BTM já estão abertas! Além disso, trata-se de um dos maiores eventos de turismo B2B do Brasil e que acontecerá em Fortaleza nos dias 22 e 23 de outubro. E você pode garantir a sua vaga gratuita até o dia 21, através do link em nossa página. Acesse agora mesmo e não perca a oportunidade de conhecer as novidades do setor.
MASTER CHEF BRASIL NO BETO CARRERO WORLD
Uma verdadeira viagem gastronômica por países e regiões do mundo todo. Começou o 1º Festival MasterChef Brasil Beto Carrero e os pratos são de dar água na boca! Tem opções para todos os gostos, desde a Paella Espanhola ou um Pato ao Aligot da França, até os tradicionais bolinhos de bacalhau portugueses e tacos mexicanos. Para adoçar o dia, que tal um Canolli da Itália ou uma Torta Pecan vegana? Os pratos oferecidos no festival são releituras das receitas originais dos chefs participantes do reality, reduzidas para porções degustação no formato Grab&Go, para que os visitantes possam experimentar várias receitas de diferentes países e regiões em 10 estações temáticas espalhadas pelo parque.
O menu seleto de vinhos ficará por conta da Decanter, patrocinadora oficial do Festival MasterChef Brasil Beto Carrero, e uma das maiores e mais destacadas importadoras do Brasil. Os visitantes também podem se refrescar com diversas cervejas artesanais e drinks como Moscow Mule, Lotus Blossom, Sangria, Margarita, Caipirinha, entre diversos outros. O Beto Carrero World segue rigorosamente os mais avançados protocolos internacionais de limpeza e segurança conquistando o selo da GBAC, líder mundial na indústria de higienização. Em julho, parque aberto TODOS os dias pra você curtir muito essa diversidade de sabores e diversão que vai até fim de agosto! Confira todas as informações e compre seu passaporte antecipado no site do parque:
https://www.betocarrero.com.br/masterchefbrasil.
RETROFIT LATAM
A LATAM, “carinhosamente”, chamada de LATÃO, que está voando com aeronaves bem ruins aqui no Brasil (meus últimos três voos com a Latam me causaram péssima impressão) resolveu reformular as cabines das aeronaves, considerado o maior investimento da história da companhia (cerca de US$ 400 milhões. Portanto, segundo eles, até setembro de 2022, serão reformuladas as cabines de 30 aeronaves Airbus A320 e A321 da frota Latam Brasil, além de mais 44 aviões do mesmo modelo pertencentes às frotas das demais afiliadas do Grupo Latam. Para esta nova etapa, a Latam MRO já contratou 80 profissionais, a maior parte mecânicos aeronáuticos, e prevê mais 100 admissões até o final do ano. O processo de retrofit envolve a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, troca do lavatório e galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna. É também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um sistema chamado “direct view”, que consiste em uma câmera de monitoramento da cabine de passageiros durante pousos e decolagens, garantindo a sua segurança.
Leia Ainda: Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Turismo rural é responsável pela sobrevivência de atividades turísticas
Peregrino, barco algum jogado pelo destino a mar turbulento e sem bússola
Viajar ou encontrar o amor da sua vida, eis a questão; mas não para a maioria
Sul e Nordeste do Brasil lideram como principais destinos de férias
Turismo ecológico e sustentável é a primeira opção dos brasileiros
Com a vacinação, retomada gradual do mercado hoteleiro já é realidade
Brazil Travel Market – A integração do setor de viagens e turismo