Ministério do Turismo será mantido. Político mais votado será o novo ministro
NOVO MINISTRO DO TURISMO
Contrariando seu discurso e as reivindicações do trade de turismo, o novo Ministro do Turismo será o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL). Neste caso o que valeu de fato foi o seu QI (quem indicou). Por ter sido o deputado mais eleito de minas o Ministério de Turismo foi mantido, mas sem nenhum técnico a sua frente. Agora não sabemos se rimos ou choramos, ao mesmo tempo que o trade comemora a permanência do Ministério do Turismo como uma pasta exclusiva, a escolha de Marcelo frustra a ideia de ter um nome técnico. Esta não é a primeira vez que a pasta é comandada por um deputado. Marcelo será o quarto parlamentar a ocupar o cargo de ministro do Turismo.
Antes dele, os deputados Pedro Novais, Gastão Vieira e Marx Beltrão também foram titulares da pasta, além de Henrique Eduardo Alves, que era ex-deputado, alguns deles cujas histórias foram parar na cadeia. Cursou Engenharia Civil pela Uni BH, mas não se formou. Ele já foi filiado ao PRP, PMB, PR e agora ao PSL, mesmo partido do presidente eleito. Marcelo foi responsável pela coordenação da campanha presidencial de Bolsonaro em Minas Gerais. Por isso assumiu o cargo. A pasta já começa com placar desfavorável – Turismo 0 x 1 politicagem. Resta-nos apenar torcer pelo melhor. Decisão lamentável, perdeu e trade e perdeu o turismo. Nadamos, nadamos e morremos na praia. Espero estar completamente errado.
Segundo declaração de Aristides de La Plata Cury, consultor, conferencista, vice-presidente do núcleo de Turismo da Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e presidente do Skål Internacional de São Paulo, “O novo governo deu dois sinais conflitantes. O primeiro: fez uma indicação por critério político para o cargo de ministro do Turismo, seguindo uma prática usual, desde 2003! Ao que parece, essa foi a única indicação meramente política entre os nomes que até agora foram anunciados para compor a esplanada dos ministérios”.
MUDANÇA É A PALAVRA DE ORDEM
Mudança é o que se quer presidente e não indicação política. Realmente precisamos passar o rodo e mudar geral. Mudança é a palavra que melhor traduz o ano de 2018 para 34% dos brasileiros, na votação que determinou a #PalavradoAno2018, iniciativa realizada pela Cause e Ideia Big Data. As cinco finalistas desta edição foram: medo, esperança, luta, mudança e caos. O termo Mudança representa bem o sentimento da população com o Brasil em 2018, segundo avaliação do cientista político Leandro Machado, sócio-fundador da CAUSE. Em 2016, a escolhida foi indignação; em 2017, corrupção. Segundo Machado, as duas primeiras edições também refletiram o momento em que o país vivia, com a economia em recessão em 2016 e o forte apelo no combate à corrupção, no ano passado.
TURISMO HIDROTERMAL
A Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC) elegeu nova diretoria que é composta por alguns membros da região Meio Oeste. O presidente pelo mandato de dois anos (2019/2020) é Wilson Luiz de Macedo, que já foi presidente da entidade fundada em 2004. Ele é diretor do Thermas Piratuba Park Hotel, Conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, além de ocupar cargo de diretor de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau. É técnico, hoteleiro e sabe exatamente aquilo que faz. A entidade está muito bem representada.
Quem não fez sua reserva para as festas de final de ano no ícone do turismo rural nacional, o Hotel Fazenda Boqueirão – Resort de Campo – Em Lages – SC, dançou. Agora só em lista de espera. Não foi por falta de aviso. Mas não esqueça que durante a semana você tem 50% de desconto nas diárias (menos nos feriadões).
EXCELÊNCIA NO TURISMO EM SANTA CATARINA
Os destaques do turismo catarinense em 2018 serão premiados com o “Título Beto Carrero de Excelência no Turismo”. Promovido pelo Governo, em parceria com o Beto Carrero World, a premiação deste ano teve a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de premiados: personalidade, município, empreendimento e evento de destaque. Além disso, a forma de votação foi alterada, buscando descentralizar a escolha dos homenageados, permitindo a participação das instâncias do turismo de Santa Catarina. A votação fica aberta ao público até às 00:00h do dia 03/12, pelo site:http://turismo.sc.gov.br/.
FLORIPA AMANHÃ
Pelo trabalho que desenvolve no processo de adoção de espaços públicos em Florianópolis a Associação FloripAmanhã levou o Prêmio Bem Maior CDL na categoria Revitalização de Espaços Públicos. A associação atua desburocratizando o processo de adoção dos espaços. O prêmio será entregue durante a cerimônia de posse da nova diretoria do CDL, que vai acontecer no dia 7 de dezembro na Associação Catarinense de Medicina.
FINAL DE ANO NA CAPITAL NACIONAL DA MAÇÃ
Ainda restam 20% de unidades para o super réveillon e 30% para o Natal em Família no majestoso Hotel Renar, em Fraiburgo – Vale do Contestado. Segundo a Gerente comercial Natália Latrechia: “Praticamente estamos lotados, restam apenas a confirmação das reservas que deverão se concretizar na próxima semana. Depois somente em lista de espera”.
Já no exclusivo Rio do Rastro Eco Resort, que faz parte do Roteiros do Chame, o CEO Ivan Cascaes afirma que: “Teremos mais um excelente final de ano, restando apenas algumas unidades a serem ocupadas. De fato o resort é um lugar único na Serra do Rio do Rastro, a beira dos canyons do Aparados da Serra”.
PALESTRAS NO CAFÉ CULTURA NA LAGOA DA CONCEIÇÃO