Não há solução de desenvolvimento que não passe pelo turismo
TURISMO, SOLUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
“Não há solução para o desenvolvimento do país e de Santa Catarina que não passe pela plataforma do turismo”, essa é a Na avaliação do ministro Vinicius Lummertz. Segundo ele, o modo de pensar o turismo dentro do Brasil está equivocado e por isso a atividade não gera a riqueza que deveria. Para ilustrar o raciocínio, Lummertz citou países da Europa e até os Estados Unidos, classificando-os como exemplos a serem seguidos. “Será que eles, que consolidam parques naturais como aparelhos turísticos de alta visitação, é que estão errados? E nós, que não fazemos nada?”, questiona.
Na reflexão do representante da pasta do turismo, o estado ainda entende o turismo como efeito de um cenário econômico e não como causa. “O mundo todo já conseguiu entender que essa atividade mudou de significado. Nós ainda não”, reforça. “As oportunidades estão aqui. mas o discurso apenas não resolve”. Lummertz teve a principal fala num painel promovido pela Encatho & Exprotel, em Florianópolis – SC, que contou ainda com outros demais autoridades do trade a exemplo de Tufi Micherffi Neto, secretário estadual de turismo catarinense; Vinícius de Lucca Filho, secretário de Turismo em Florianópolis; e Manoel Linhares, presidente da ABIH também tiveram a palavra. Dentre as falas que complementaram o painel, o discurso de Micherffi Neto também chamou atenção. De acordo com ele, o governo catarinense está mais próximo do ministério e, por isso, investimentos grandes devem chegar para o estado.
Viva a felicidade de experiências únicas na Serra Catarinense! – Boqueirão Hotel Fazenda – Resort de Campo, ícone do turismo rural nacional – Lages – SC, a Princesa da Serra. Pensão completa. 50% de desconto durante a semana. Conheça toda a estrutura em www.fazendaboqueirao.com.br.
11ª MARATONA BETO CARRERO MISTURA ESPORTE E DIVERSÃO
No próximo sábado (04/8) o maior Parque Temático da América Latina estará em ritmo de competição. Considerada a única maratona noturna do Brasil, a 11ª edição da Maratona Beto Carrero será realizada em um circuito de 5.250 metros em meio às diversas atrações do Beto Carrero World, entre elas, a recém inaugurada área temática Hot Wheels. A largada será às 18h45, no Kartódromo Internacional, e segue em direção ao Parque para percorrer oito voltas nos 42 km de prova.
A competição espera receber aproximadamente mil inscritos distribuídos em equipes de dois, quatro e oito atletas, que farão o revezamento entre si. Além de um cenário incrível e mágico, durante todo o trajeto os participantes serão surpreendidos com personagens e atrações do Beto Carrero World. Para esta edição, a grande novidade é o percurso pela área temática Hot Wheels. O evento vai contar também com uma banda alemã, na Vila Germânica, e uma fanfarra, que estará animando os atletas, ao lado da Big Tower. A entrega dos Kits será feita das 9h às 15h e a partir deste horário, os atletas inscritos receberão uma pulseira de identificação que dará acesso ao Beto Carrero World. A largada está prevista para as 18h45 e a premiação, por volta das 23h.
ABR & ABIH
A Associação Brasileira de Resorts e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, representada, respectivamente, por seus presidentes Alberto Cestrone e Manoel Cardoso Linhares, assinaram uma carta manifestando o apoio do setor hoteleiro ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 206/2012. De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), o estudo propõe o fim de arrecadação de direitos autorais de reproduções musicais em quartos de hotéis. O PLS entrou em votação em 11 de julho e, após manifestação contrária da classe artística, recebeu pedido de vistas do senador Humberto Costa (PT-PE).
A pauta será analisada novamente pela comissão após o recesso parlamentar, em agosto. As entidades representantes da hotelaria também ressaltam que “é de direito do autor ser remunerado pela composição quando sua obra é executada em ambiente público com finalidade lucrativa principal” e reforçam que não são a favor da cobrança de direitos autorais nos quartos de hotéis, uma vez que se trata de ambiente de uso particular e que não é possível fiscalizar se houve, ou não, reprodução musical durante sua utilização pelo hóspede. Esse ECAD é pura pilantragem e uma investigação séria deveria saber para onde vai de fato a grana que esses oportunistas recebem.
HOTELARIA & O MERCADO DIGITAL
Foto: Lucas Kina/Hotelier News
De fato a maioria da hotelaria/pousadas ainda olham o marketing como despesa e não investimento. Quem não é visto não é lembrado. Esse bordão popular é antigo mas extremamente atual e verdadeiro. A relação direta com o cliente é imprescindível, principalmente em áreas que trabalham com pessoas – caso da hotelaria. Por alguns anos questionado, o meio digital se tornou hoje um dos mais recorridos quando o assunto é divulgação. E foi esse o foco da palestra “Como obter visibilidade no ambiente digital”, com Fernanda Luchi e Paula Schaefer. As duas deram deu início ao painel “Tecnologia da Comunicação a Serviço do Comercial do Hotel” dentro do Encatho & Exprotel 2018. “Amplificar os próprios motores de venda é importante pois assim passasse a depender menos de terceiros. O lucro aumenta e o empreendimento assume uma identidade apenas dele”, aponta Fernanda Luchi, da Coode Digital.
Hotel Termas em Gravatal-SC, a melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo
De acordo com dados trazidos pela executiva, 60% dos clientes já decidiram o que vão compram antes de contatar o vendedor. Destrinchada, a informação revela que basta uma plataforma interativa e intuitiva para concluir um negócio, exigindo ajustes pontuais da empresa. “Adaptação é a palavra para o mercado tecnológico. Cerca de 70% das pessoas acessa aos sites no mobile, demonstrando assim a importância de ter um ambiente responsivo e que fale por si”, afirma Fernanda. “Pequenos detalhes fazem a diferença, como a cor de um botão ou na velocidade de carregamento do portal. Não existe uma estratégia que funciona num só ambiente e que na maioria do tempo não opera”, assegura. “A tendência hoje é mobilizar investimentos, recursos e atenções para o atendimento 24/7 dos clientes, além de promover transgressões entre mídias digitais”, encerra Paula.
ABAV 2018 – RESTAM APENAS 8% DOS ESPAÇOS A SEREM COMERCIALIZADOS
Estando a frente da ABAV NACIONAL ha menos de dois meses, Geraldo Rocha informa que a feira já está 92% comercializada e o clima da equipe é outro, afirmou o dirigente em entrevista exclusiva ao M&E. Segundo o presidente, o sucesso é o fator mais importante desta retomada. Cerca de 92% dos espaços já têm destino certo, sendo que 80% dos contratos já foram assinados. O evento estará, por mais um ano, completo, mas não foram apenas os expositores que já confirmaram presenças. As inscrições, até o momento seguem de forma acelerada.
“Temos 2.871 inscritos. Nos surpreendemos logo na primeira semana, quando recebemos mais 1,8 mil inscrições. Os números estão acima da expectativa e mostra que os agentes têm interesse em participar da nossa feira”, revelou. “Projetamos um aumento de 20%, mas o objetivo mesmo é manter a qualificação do visitante, atrair um público diretamente envolvido no processo de compra em suas empresas e com poder de decisão”, complementou.
Ainda sobre a feira, Rocha revelou que já vai antecipar o planejamento do evento para os próximos dois anos. “Nesta feira teremos um estande Abav Expo com a planta da próxima edição. A ideia é começar a vender já”, disse. No próximo ano, o evento será novamente na segunda metade de setembro, mas com uma mudança significativa: muda definitivamente para o Expo Center Norte. “Neste ano, faremos no Anhembi porque tínhamos um contrato, mas em 2019 voltamos para o Expo Center Norte”, contou. Mais uma vez, a Vila do Saber será um dos principais pilares da feira. No ano passado, cerca de 7 mil pessoas participaram das palestras e painéis, que neste ano terá 24 sessões simultâneas.
De acordo com Rocha, a principal inovação neste ano vem do próprio conceito da campanha da edição deste ano, que é o Abav Conecta, que significa reunir em um único espaço a maior e mais diversificada gama de segmentos, não apenas os que compõem o setor de turismo, mas também e principalmente (como diferencial este ano), os que impactam ou são impactados por ele. “Estamos trabalhando nessa proposta para oferecer ao nosso público – expositores e visitantes – possibilidades inéditas de negócios”, afirmou.
PASSAGENS PARA SERRA GAÚCHA CRESCE 20% NESTE INVERNO
As férias de inverno no Brasil impulsionaram as vendas de passagens aéreas para as cidades da Serra Gaúcha. Segundo levantamento da agência ViajaNet, a emissão de bilhetes para a região do cresceu cerca de 20% entre junho e julho deste ano. De acordo com o ViajaNet, o mês de julho é o período de maior movimentação aérea de brasileiros para as cidades de Gramado (RS) e Canela (RS) em comparação com os demais meses do ano. Segundo Gustavo Mariotto, head of marketing do ViajaNet, o crescimento do interesse pela Serra Gaúcha se deve ao fato da região ser um polo turístico para as férias de inverno. “A facilidade para adquirir passagens aéreas e o charme ‘europeu’ das cidades de Gramado e Canela também têm estimulado esse crescimento”, comenta.
AVIANCA ARGENTINA NO BRASIL
A Anac decidiu autorizar o funcionamento da Avianca Argentina no Brasil. Com isso, o país ganha oficialmente a operação de mais uma companhia de bandeira internacional. A autorização está no Diário Oficial da União (DOU) assinada pelo diretor-presidente substituto da Anac, Ricardo Sérgio Maia Bezerra. “A Anac, no exercício da competência que lhe foi outorgada, autoriza o funcionamento no Brasil da empresa estrangeira Avian Líneas Aéreas S.A., empresa da Argentina, com capital destacado de US$ 6.911.705,00 para o ano de 2018 e US$ 10.591.824,00 para o ano de 2019, que pretende operar em território nacional como empresa de serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal”.
Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar
AGENTES DE VIAGENS DA ARGENTINA NO FESTIVAL JPA
O maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA, segue crescendo a olhos vistos despertando o interesse de grandes companhias aéreas. A 8ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa terá a participação de agentes e operadores de viagens da Argentina. Esse foi um dos resultados da reunião entre as presidentes da PBTur- Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba, Manuelina Hardman, e do diretor do Festival JPA, Cláudio Junior, com o diretor comercial da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Rogério Guerra. A Gol será a responsável por levar para João Pessoa um grupo de agentes e operadores de viagens argentinos para o Festival JPA, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro no Centro de Convenções da capital paraibana. A reunião aconteceu na sede da companhia aérea, em São Paulo.
Tambaú Hotel – João Pessoa – PB
DISNEY DESTINATION NO FESTIVAL JPA
Muitas novidades já aquecem a 8ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa, principalmente no que diz respeito às capacitações e aos expositores internacionais. Os amantes da Disney poderão participar de capacitações, em outubro, com a própria Disney Destinations. Esses treinamentos vão acontecendo na sala de capacitação da área exclusiva para empresas dos Estados Unidos, outra grande novidade dessa edição. “Nossa meta é receber 3,7 mil profissionais de turismo e promover rodadas de negócios com operadores internacionais. Teremos também workshops para apresentar os produtos turísticos não apenas da Paraíba, mas de todos os estados da Região Nordeste”, explicou Claudio Junior, diretor comercial do evento.
Cilene del Faro, a casa dos Brasileiros em Ushuaia
ARGENTINA NO FESTIVAL JPA
Uma das grandes vedetes do maior festival de Turismo de João Pessoa é o destino mais autral do Planeta, Ushuaia, na fenomenal Patagônia Fantástica, que estará em peso, mais uma vez, nesta 8ª Edição do Festival JPA.
Segundo Cristiane Cavalli, brasileira e responsável pelos Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de Ushuaia informa que Ushuaia está tendo uma fenomenal temporada de inverno, cujos brasileiros começaram invadir aquela ilha nevada desde de junho deste ano, temporada esta que só termina em outubro na melhor estação de esqui da América Latina, o Cerro Castor. E para movimentar ainda mais a a cidade.
Já o Secretario de Turismo de Ushuaia José Recchia, afirma que Agosto será mais movimentado com o grande evento esportivo Mountain do Fil Del Muldo, organizado pelo brasileiro Kiko Santos (a direita da foto). “Temos absoluta certeza que será um grande evento e a cidade aguarde ansiosa, com muita neve e de braços abertos todos os competidores”.
As inscrições já estão quase encerrando para este evento internacional na cidade mais austral do planeta
Simplesmente alucinante !!!
PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI
Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular – Bolo da Madre – São José – SC
Leia Também:
Livro Serra Gente Catarinense – Coletânea de mais de 400 fotografias