O Brasil desponta como um dos três países mais desejados para se viajar
O BRASIL É A BOLA DA VEZ
De fato, o período de restrição de viagens imposto no ano passado tornou o sonho de viajar ainda mais vivo no coração dos brasileiros. Assim, de acordo com pesquisa realizada pela plataforma de reservas Booking.com, para 63% dos entrevistados no país, as viagens se tornaram ainda mais importantes agora do que antes da pandemia de Covid-19. Os dados revelam ainda que três em cada quatro brasileiros estão ansiosos para fazer a próxima viagem, o que coloca o Brasil em terceiro lugar no ranking dos países que mais querem viajar em 2021, empatado com a Índia e atrás apenas de Israel e Vietnã.
O estudo também descobriu que 18% dos brasileiros planejam comprar vouchers de viagem para usar com familiares e amigos e 20% pretendem reprogramar seus itinerários usando créditos de viagem cancelados em vez de solicitar reembolso. Além disso, 42% planejam escolher destinos menos frequentados, 27% desejam reservar acomodação independente e 16% buscariam acomodação na própria cidade ou próximo a ela para apoiar os negócios locais.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou que o resultado positivo da pesquisa reforça as ações do MTur para promover o turismo nacional e a alteração das reservas de viagens. “Esses dados são animadores e só reforçam que nosso trabalho surtiu efeito. Desde o início da pandemia, criamos ações regulatórias e de conscientização para reagendar viagens e promover o turismo interno, como a campanha ‘Não cancele, reagende’, que já está em sua segunda edição. A estes se somam outras ações que buscaram proteger os setores turístico e cultural, garantindo, ao mesmo tempo, os direitos dos consumidores e evitando a falência em massa de empresas e, com ela, a preservação de milhares de empregos ”, destacou o ministro.
Outra pesquisa da Booking.com aponta que 62% dos parceiros de hospedagem da plataforma em todo o mundo esperam ver um aumento no interesse em viagens em 2021, e quase 70% das acomodações pesquisadas aumentaram as medidas de saúde e segurança, além de terem melhorado a limpeza. processos em suas propriedades. “Essa é uma tendência mundial. Os turistas estão mais preocupados com a biossegurança e procurarão estabelecimentos turísticos que cumpram os estritos protocolos de prevenção da Covid-19. Por isso, sempre reforçamos a importância da adesão dos prestadores de serviços turísticos ao Selo Turismo Responsável, iniciativa do Ministério do Turismo que reúne boas práticas sanitárias ”, destacou o ministro Gilson Machado Neto.
O Selo de “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” foi criado pelo Ministério do Turismo há um ano em resposta à pandemia Covid-19. A iniciativa foi uma das primeiras a ser implementada mundialmente no âmbito de protocolos de biossegurança e ainda ganhou reconhecimento internacional. Até o momento, 28.272 empresas de turismo e guias em todo o país se comprometeram a tomar medidas para proteger os turistas e trabalhadores da indústria contra a Covid-19 durante suas atividades.
PESQUISA ABRACORP
Por outro lado, sondagem feita pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) avaliou a percepção do cliente das TMCs associadas em relação ao retorno das viagens. Foi baseada em amostra com 100 empresas representativas dos diferentes ramos e portes das corporações atendidas pelas TMCs no país. No horizonte, o cenário enseja flexibilização com restrições já incorporadas ao novo normal. E devidamente pautadas pelos protocolos biossanitários. Pesquisa dá conta de que 51% dos respondentes tendem à definição para viajar. Outros 29% já flexibilizaram disposição para viagens. Expectativa: com o avanço da vacinação, mais e mais viagens poderão ser retomadas.
No campo dos eventos corporativos, estimativa de 40% das empresas aponta para retomada, em 2021, nos níveis próximos àqueles registrados em 2019. Percentual é similar quando a pergunta recai sobre eventos em 2022. Quanto a pedidos de orçamento para viagens, em 2021, indefinição paira para apenas 33% dos respondentes. Para 2022, embora indefinição ainda seja elevada, há uma atenuante desejável e plausível: o avanço da vacinação e a redução dos riscos de contágio podem estimular o retorno das viagens.
WATER SALUTE AEROSUL
pousou às 9h50min desta quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Florianópolis, o voo inaugural da rota Florianópolis – Curitiba, operado pela cia aérea regional Aerosul. A Floripa Airport celebrou a nova rota com water salute, batismo da aeronave com arcos de água, neste caso, realizado com água de chuva armazenada no aeroporto. No desembarque, os passageiros foram recebidos com cupcakes personalizados do voo e mensagem de boas-vindas. O voo ocorrerá cinco vezes por por semana. Além de Curitiba, terá conexão para Londrina, outra importante cidade no Norte do Paraná, com grande fluxo de visitantes para Florianópolis e região. O modelo de aeronave é o C208 Grand Caravan, com disposição de nove assentos. Para o início da rota, as passagens estão com preço promocional, a partir de R$ 299 por trecho. Com a nova rota, o Aeroporto de Florianópolis passa a estar conectado com 8 destinos: Guarulhos, Congonhas e Viracopos, em São Paulo; Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro; Brasília, Chapecó, Porto Alegre e Curitiba.
RIO DE JANEIRO – FLORIPA
A Azul promove o aumento de rotas operadas no Rio de Janeiro a partir de julho. Ao longo do próximo mês, o aeroporto Santos Dumont terá dois voos diretos para Florianópolis. “Estamos preparando uma alta temporada focada em mercados de lazer. O Rio de Janeiro tem uma peculiaridade muito interessante: há muita procura dos cariocas para viajarem para outras cidades turísticas, mas, também, a própria cidade é turística. Por isso, nossa estratégia de incremento na operação quer nos deixar preparados para atendermos tanto o fluxo de chegada, quanto o da partida”, destaca Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul.
12º BALNEÁRIO SABOROSO
com o conceito de proporcionar uma viagem por meio da gastronomia, contemplando os sabores de culinárias das mais diversas regiões do mundo, despertando sentidos e memórias de forma segura e saudável, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau lança o mote da 12ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso: “O seu passaporte para um mundo de sabores”. Conhecida pelos atrativos turísticos, praias e belezas naturais, Balneário Camboriú também é referência em gastronomia. Conhecer a culinária é parte essencial de uma viagem, e é nesse contato com culturas diferentes através do paladar e da experiência gastronômica, que o Balneário Saboroso proporciona um passaporte para um mundo de sabores.
Como explica a presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, a gastronomia de Balneário Camboriú já é reconhecida por seu formato cosmopolita e democrático. “Nada melhor nesta edição do Balneário Saboroso do que valorizar este festival de múltiplos sabores e possibilidades. É mais uma oportunidade de oferecer a moradores e turistas experiências gastronômicas inesquecíveis”. O festival é, assim como outros projetos da entidade, um grande impulsionador da retomada gradual do setor turístico em Balneário Camboriú e região. O evento será realizado de 8 a 31 de julho e contará com a participação de 27 restaurantes, que seguindo protocolos de limpeza e segurança, oferecerão menus exclusivos com entrada, prato principal e sobremesa por R$69,90. Alguns estabelecimentos oferecerão as opções de menu vegetariano e serviço de delivery.
Além disso, haverá a tradicional programação paralela ao festival com palestras, oficinas e workshops, que ainda deve ser divulgada pela entidade. Também durante o festival está prevista a Campanha MaxiAmigo que será promovida junto aos restaurantes participantes. A ação será em parceria com o Sicoob MaxiCrédito e Lions Clube Helen Keller. O Balneário Saboroso 12º Festival Gastronômico de Balneário Camboriú é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, do Sebrae Santa Catarina, Univali, Cristo Luz, Senac e com o patrocínio da Global Wine Solutions e da Salada.
“VAI TURISMO”
Na próxima terça-feira (22) será realizado o webinário “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”. A iniciativa, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), busca integrar propostas para recomendar políticas públicas que auxiliarão no desenvolvimento sustentável do setor. Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), estará presente na ocasião, que iniciará a partir das 14h, em formato virtual. Segundo ele, o projeto funcionará como uma consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade turístico.
Ao final, serão formuladas propostas de políticas públicas que serão entregues aos candidatos nacionais e regionais a cargos do Poder Executivo. “Contaremos com palestrantes renomados para debater o assunto. Nosso intuito é compartilhar aspectos determinantes que são capazes de trabalhar com inovação, sustentabilidade e o futuro do segmento”, complementa. Por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e em parceria com o Consórcio GKS Inteligência Territorial e a Strategia Consultoria, o webinário poderá integrar propostas capazes de nortear as tendências para o turismo nacional. O evento é gratuito e receberá inscrições até o dia da sua realização. Os interessados em participar deverão acessar AQUI.
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.
ENCATHO & EXPOTEL
Para o setor hoteleiro e turístico, 2021 ainda está sendo um ano de sobrevivência. Ajustar contas, alinhar estratégias e planejar um 2022 de retomada. Para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, o período não é diferente. A entidade trabalha para auxiliar os associados, divulgar as potencialidades, defender os interesses da categoria e, projetar os eventos. Para 2022, o maior encontro de hoteleiros do Sul do país, o Encatho & Exprotel, já tem data marcada. Será de 26 a 28 de julho de 2022, no CentroSul, em Florianópolis, mantendo o tema central “Mercado & Negócios”. O trabalho iniciado pela equipe de marketing da entidade para definição da programação de palestras também permanece. Os temas e nomes de palestrantes serão definidos com base nas pesquisas realizadas com os associados e hoteleiros no mês de maio, e focados no tema central do encontro “Mercado & Negócios”. Para saber mais sobre o evento, acesse www.encatho.com.br ou solicite informações através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.
SEM TURISTAS ARGENTINA OUTORGA SELO SAFE TRAVEL
Verdadeiro samba do crioulo doido. Com fronteiras fechadas, sem previsão de abertura para o turismo internacional e passando por uma crise sem precedentes, o Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa, formalizou junto ao Presidente da Administração de Parques Nacionais (APN), Lautaro Erratchú, a adesão de todos os Parques da República Argentina ao selo outorgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O selo Safe Travels é uma distinção de caráter internacional à que podem aderir empresas e destinos -municipais e provinciais- a partir da solicitação voluntária de adesão. De que adianta o selo se não ha turismo? A demanda interna não irá suprir os espetaculares destinos turísticos daquele país, infelizmente.
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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