O estado catarinense já tem 28 dias com temperaturas abaixo de zero
MUIIIITO FRIO
O estado catarinense já tem 28 dias com temperaturas abaixo de zero. A princípio, tudo indica que teremos um inverno muito gelado. Portanto, segundo o Homem do Tempo, o engenheiro agrônomo Ronaldo Continho, direto lá do Clima Terra em São Joaquim, tivemos o amanhecer mais frio do ano com a temperatura chegando a -7,2 em Bom Jardim da Serra.
Diante disso, em Santa Catarina já são 28 dias com marcas negativas (20 só em maio) e 44 dias com geada no topo da Serra em 2020, 20 em maio. Desta maneira, na madrugada do último sábado 16 município abaixo de 0°C. Em nossa Capital chegou a 5ºC.
Acresce que, ainda de acordo com Coutinho, os efeitos da estiagem continuam neste mês de junho com alguns intervalos em que suaviza um pouco. Dessa forma, poderemos ter chuva nesta semana. De fato, ajudará nas áreas de pecuária leitura no pasto de inverno e na semeadura onde ainda não foi feito. Igualmente, voltará a fazer frio forte no decorrer desta mesma semana, prejudicando as variedades mais tropicais (perda de qualidade ou queima total da forragem).
FAVORECENDO O TURISMO SERRANO
Sendo assim, os hotéis fazendas, resorts e pousadas na Região Serrana observam tudo isso com bom olhos e a procura é muito boa, sempre com lotação esgotada dentro do 50% permitidos pelo decreto estadual. Diante disso, se você quer sentir o frio e ao mesmo o calor humano e a comida campeira serrana, reservas com muita antecedência são necessárias. Além disso, as promoções estão ótimas.
DIA DOS NAMORADOS
Ainda por cima, além do frio e promoções, a rede hoteleira prepara dia especiais para o dia dos namorados. Nesse sentido, o Hotel Renar, ícone hoteleiro na Terra da Maçã, no Vale do Contestado, está com promoção pra ninguém reclamar. Portanto, mais uma vez, reservas antecipadas são fundamentais.
ECOTURISMO REATIVANDO O SETOR DE TURISMO
Acresce que, com esse frio, promoções imperdíveis, novas formas de fazer turismo podem garantir segurança sanitária, distanciamento físico, evitar aglomerações e o transporte individual ou por família. Da mesma forma, o ecoturismo e o turismo rural apresentam-se como protagonistas entre os visitantes para os novos tempos que chegarão e resultarão fundamentais para reativar o setor de turismo.
REDE HOTELEIRA PREPARADA
Igualmente, a nossa rede hoteleira, em todas as nossas regiões cumprem com todos os preceitos, seja por sua geografia, por seus recursos naturais e proximidade, e reúne vantagens comparadas na região.
Definitivamente, nosso destino é um destino plural, cheio de experiencias para desfrutar em família ou viagens a curta distância. Em vista disso, o mês de celebração da Biodiversidade instituído pelas Nações Unidas, o ecoturismo é uma das tendências que mais cresce no país e com ele os benefícios às pequenas comunidades que vivem dele e que de outro modo não poderiam tornar conhecidos os encantos de suas zonas.
ESPAÇOS AO AR LIVRE
A Pousada Ilha do Papagaio, de fato, em um grande exemplo de busca por espaços ao ar livre, por práticas de atividades típicas de cada lugar. Sendo assim, conhecer as tradições e simplesmente observar a fauna e flora de um destino facilitam um descanso perfeito e parece ter mais sentido depois da pandemia. Em suma, ser recebido por um anfitrião local com chá ou café e uma atenção caseira é o início de uma experiencia única, que cumpre as expectativas de segurança e confiança para o segmento familiar.
CIAS AÉREAS RETOMAM VOOS PARA SC
Finalmente, as três principais companhias aéreas brasileiras – Gol, Latam e Azul – começam a retomar, aos poucos, a frequência de voos domésticos nos aeroportos de Santa Catarina. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro incluiu o transporte interestadual e internacional de passageiros como uma das atividades essenciais. De antemão, a expectativa das empresas do setor é de um leve aumento da demanda. A saber, a oferta de voos foi reduzida a uma malha mínima essencial, em comum acordo com o governo, no início da pandemia do Covid-19 no país.
MALHA AÉREA NO FLORIPA AIRPORT
Assim sendo, a previsão de voos para o mês de junho no Aeroporto Internacional de Florianópolis indica uma retomada mais acentuada na movimentação do aeroporto, embora os índices se mantenham longe da operação tradicional para o mês. Embora, com relação a maio, junho deve registrar um aumento de 54% no número de frequências no aeroporto. Alem disso, ao comparar com o mesmo período de 2019, a queda no movimento chega a 83%.
FLORIPA AIRPORT
Da mesma forma, o Floripa Airport reforça que segue executando todos os protocolos de segurança sanitária no aeroporto de Florianópolis, com as medidas já citadas em ocasiões anteriores: barreira sanitária no desembarque, testes de covid-19 para passageiros desembarcados, que apresentem sete dias ou mais de sintomas de coronavírus; álcool gel espalhado pelo aeroporto; avisos sonoros de distanciamento; marcadores de fila indicando distância mínima de dois metros; proteção de acrílico nos balcões de atendimento; rotina intensa de desinfecção do aeroporto, com limpeza várias vezes ao dia; e recomendação de uso de máscara para todos os passageiros.
OPERAÇÕES COMERCIAIS
Em vista disso, recentemente, alguns estabelecimentos voltaram a funcionar no aeroporto, com horário de funcionamento reduzido e seguindo todas as medidas de segurança. Mediante o exposto, confira todos os estabelecimentos abertos no aeroporto: No Boulevard 14/32: Avaí Store; Customix; Desarranjo Ilhéu; Farmácia Panvel, Kantal; Supermercado Imperatriz Gourmet, Unika Bar e Mormai. Igualmente, na área pública do terminal: Starbucks e locadoras de veículos. Logo, na área de embarque: Ilha da Magia; Customix; Sala Vip, Bulebar Café; Chilli Beans; e, finalmente, Nescafé.
BATE PAPO ON LINE
A princípio, com a intenção de apresentar ações federais para auxiliar na retomada do turismo diante da pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú e o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com o apoio do Consórcio de Turismo da Costa Verde & Mar, realizaram um bate-papo online com o tema “Selo Turista Protegido e Liberação do Recurso para Preservação do Turismo Brasileiro”, ministrado por Bob Santos, Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo.
MEDIDA PROVISÓRIA
Naturalmente, uma das ações promovidas pelo Ministério do Turismo é a medida provisória do recurso para preservação do turismo brasileiro. Sobre o mesmo ponto de vista, para falar desta MP, participou também da reunião on-line Lucas Fiúza, Coordenador-Geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur no Ministério do Turismo, explicando que a ação terá a participação de agentes financeiros de todo o país, que irão facilitar créditos emergenciais para os empresários do setor. Assim, em Santa Catarina, as agências credenciadas são a Agência de Fomento de SC (BADESC) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que receberão a primeira rodada da distribuição de recursos nesta semana.
CAPITAL DE GIRO
Dessa forma, os empresários e prestadores de serviço do turismo poderão entrar em contato com as agências e pedir o financiamento de capital de giro com juros de 5% ao ano + INPC com prazo de 60 meses e carência de 12 meses. Igualmente, os Guias de Turismo poderão ter acesso ao crédito através do MEI. “Sobretudo, a gente entende a ansiedade e a escalada de desemprego, por isso o Ministério do Turismo conseguiu o credito no prazo de 45 dias, para ajudar o setor a se reerguer”, ressalta Bob Santos. Concomitantemente, o Ministério do Turismo também lançará, a partir do dia 1º de junho, um “Selo Turista Protegido” para identificar locais e equipamentos turísticos com boas práticas em questões sanitárias.
MERCADO NACIONAL
Santa Catarina já tem 28 dias com temperaturas abaixo de zero
Segundo Bob Santos, após a pandemia haverá uma enorme procura no mercado nacional com turismo de natureza, do ecoturismo e de base comunitária. “Portanto, todos esses turismos serão os segmentos mais procurados e obviamente quando o turista procurar um destino, prestador de serviço ou empreendimento, ele irá optar por aquilo que traz segurança para ele e toda a sua família. Com isso, quem ganha é o município que arrecada mais, o turista ganha porque tem a sua segurança turística e o ministério do turismo ganha pelo turismo que está sendo realizado. Dessa forma, o selo foi criado em âmbito nacional, mas agrega secretarias estaduais e todos os setores do trade em si”, destaca.
COSTA VERDE & MAR
Santa Catarina já tem 28 dias com temperaturas abaixo de zero
Segundo a Presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, as ações fortalecerão a retomada do turismo na região. “Por isso, temos uma região turística muito forte que está disposta a voltar a trabalhar e acredito que o Fundo Geral do Turismo irá auxiliar os empresários que têm interesse na busca de crédito, para que a nossa retomada seja o mais breve possível. Nesse sentido, o Selo Turista Protegido, apesar de voluntário, é o caminho que o Brasil tem que seguir porque com ele todo mundo ganha. Por fim, com uma boa campanha de marketing nas redes sociais, as pessoas terão segurança para voltar a viajar e conhecer nossa região Costa Verde & Mar”, ressalta.
Leia ainda: Setor de turismo avalia positivamente o retorno das suas atividades
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Whats.Link: Jefferson Severino
Fotos: Jefferson Severino / Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte:
Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Voltar ao Castelo Saint Andrews é sempre uma viagem de sonhos
Trade de turismo avalia positivamente o retorno das suas atividades
Sustentabilidade pressupõe evolução do ecossistema e não sua destruição
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada