O turismo doméstico será a primeira indústria a se recuperar
Naturalmente, o turismo doméstico será a primeira indústria a se recuperar. Portanto, não tenho a menor dúvidas quanto a isso. Desta maneira, sito por exemplo este último final de semana, com a abertura parcial, dos hotéis, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, em Lages – SC, ícone do Turismo rutal nacional.
Estava lotado dentro das normas governamentais, isto é, 50% das suas instalações, além de todas as demais providências. Além disso, já está praticamente lotado para o dia das mães. O brasileiro está ávido para viajar. Definitivamente, para o exterior, com a altíssima alta do dólar, é praticamente impossível, além de inseguro.
Igualmente, lotado, estava o Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra – SC, a beira do Aparados da Serra e que faz parte do seleto Clube do Roteiros de Charme. Ao mesmo tempo, tentei efetivar reservas para o final de semana do dias das mães, todavia, o resort já está lotado para a data. Assim sendo, o MTur (Ministério do Turismo) tem vivido uma rotina marcada por reuniões buscando soluções para a sobrevivência do setor. Deste modo, Após debater ações com representantes do G20, a pasta realizou uma videoconferência com o BTG Pactual. Diante disso, Marcelo Álvaro Antonio, Ministro do Turismo, confirmou que o turismo doméstico pautará a retomada das atividades do país no pós-pandemia.
Segundo ele, o Ministério já está trabalhando em um plano que será puxado por uma grande divulgação dos destinos nacionais e a integração entre os modais de transporte, fazendo com que destinos próximos possam ser visitados em uma só viagem. “Assim, vamos ter um amplo plano de promoção nacional do turismo brasileiro incentivando a nossa população a fazer o turismo doméstico e conhecer a nossa diversidade de destinos. Com isso, o objetivo é retomar o turismo do Brasil aos patamares já atingidos nos últimos tempos, transformando o potencial em realidade e em geração de emprego e renda para todos os brasileiros”, concluiu.
Do mesmo modo, durante a reunião, Antonio disse que a volta das atividades só será possível com a manutenção do mercado turístico. O ministro destacou a linha de crédito de até R$ 5 bilhões que deverá ser liberada pelo Ministério da Economia para ajudar os trabalhadores e empreendedores do Turismo do país. “Definitivamente, essa medida provisória vai atender em 80% os micros e pequenos e 20% as empresas de médio e grande porte que prestam serviços turísticos no país. Vamos trabalhar para que este recurso possa ser ofertado de forma atrativa e com facilitações”, pontuou.
Logo, no início do mês, o MTur publicou portaria que flexibiliza as regras de empréstimos do Fungetur (Fundo Geral do Turismo). Antes de mais nada, entre as medidas estão a redução dos juros para capital de giro de 7% para 5% ao ano e a ampliação da carência do início de pagamento das parcelas de seis meses para um ano. assim, a contratação do crédito é permitida a prestadores de serviços e que estejam devidamente inscritos no Cadastur, o cadastro oficial de operadores da área.
ESTAÇÃO CAMPOS DE CANELLA
Finalmente, o cartão postal de Canela, modelo fabricado em 1910 na Bélgica agora tem efeitos sonoros e visuais para lembrar a época em que funcionava. Enfim, há pouco mais de um ano a locomotiva La Meuse, cartão postal junto à Estação Campos de Canella, voltou a fazer parte da cidade. Dessa forma, revitalizada junto com a estação férrea de Canela, inaugurada em janeiro de 2019, a locomotiva agora ganha novidades que ajudam a resgatar as lembranças de uma cidade que teve sua história forjada nos trilhos. Assim sendo, a Estação Campos de Canella é o mais novo empreendimento e ponto turístico de Canela. Desta maneira, o projeto revitalizou a antiga estação férrea da cidade e criou a Rua Coberta de Canela transformando o local em um centro cultural, gastronômico e comercial com lojas, restaurantes e quiosques bem no coração da cidade. Hoje, já são 20 operações em funcionamento.
Igualmente, chamando a atenção dos turistas e dos moradores da cidade, a La Meuse agora imita os mesmos sons do tilintar das engrenagens nos trilhos, o assovio da chaminé e o barulho do freio ao chegar ao destino como fazia no passado em suas viagens ao porto do Rio Grande, na Estrada de Ferro Carlos Barbosa – Alfredo Chaves e na Viação Férrea do Rio Grande do Sul. Assim, a fumaça que saía da chaminé ao consumir a lenha para movimentar o trem também está de volta, dessa vez artificialmente, para lembrar os tempos de embarque e desembarque na estação. Diante disso, antes de ganhar novos recursos, a La Meuse passou por um processo meticuloso de restauração em 2018, em Taquara, sob os olhares responsáveis do Mundo a Vapor depois de ficar abandonada por mais de 40 anos.
De fato, de fabricação belga que data de 1910, o retorno da locomotiva à estação férrea marcou o começo de uma nova etapa na história de Canela e a concretização do projeto da Estação Campos de Canella que mudou a cara da cidade. Do mesmo modo, atualmente o complexo conta com seis lojas, 12 opções de gastronomia e três opções de entretenimento. Bem como, no início deste ano também aconteceu a inauguração da Rua Coberta de Canela, nova parte da Estação que tornou possível a ampliação do espaço e da quantidade de empreendimentos que hoje integram o lugar que é cheio de história.
MÁSCARA A BORDO
A princípio, bem ao contrário da @AerolineasArgentinas, que resolveu, absurdamente, cancelar todos os seus voos até setembro, a GOL, com base nas informações científicas mais recentes e nas recomendações de diversos órgãos públicos pelo Brasil e pelo mundo, informa que, a partir do dia 10 de maio, passará a requerer o uso de máscaras por seus passageiros em todos os voos operados pela empresa. Igualmente, a mesma medida já está válida para a totalidade dos Colaboradores da Companhia. Dessa forma, a empresa tem distribuído também luvas e máscaras de forma constante aos seus Colaboradores, além de manter à disposição, nas aeronaves, álcool em gel para a tripulação e Clientes.
Além disso, a Companhia possui um processo aprimorado de limpeza noturna com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso na cabine, incluindo a dos pilotos. As aeronaves da GOL ainda dispõem do filtro de ar HEPA, que elimina 99,7% das micropartículas dentro do avião, incluindo os germes, produzindo a cada quatro minutos, em média, a circulação de um ar sempre mais puro a bordo. A Companhia também tem distribuído luvas e máscaras de forma constante aos seus Colaboradores, além de manter à disposição, nas aeronaves, álcool em gel para a tripulação e Clientes.
Desde o dia 23 de março, a GOL vem disponibilizando passagens aéreas sem a cobrança de tarifa aos médicos e demais profissionais de saúde, que precisam se deslocar pelo Brasil, para prestar atendimento aos doentes vítimas do coronavírus. Os bilhetes estão sujeitos à disponibilidade nos voos. Clientes com voos agendados para os próximos dias e meses serão comunicados, via canais digitais, sobre a nova medida do uso de máscara de proteção. A Companhia, tanto em seu site www.voegol.com.br quanto nas redes sociais e no aplicativo, irá disponibilizar um manual sobre a confecção de máscaras caseiras, um procedimento bastante simples. Dúvidas poderão ser sanadas pelo telefone da Central de Relacionamento: 0300 115 2121.
FLORIPA AIRPORT
A primeira vista, a Floripa Airport informa que a malha aérea essencial para o mês de maio no Aeroporto Internacional de Florianópolis prevê o mesmo comportamento da malha de abril, sem alterações significativas. Portanto, no total, o aeroporto da capital catarinense deverá operar em torno de 200 voos. Dessa forma, o movimento segue reduzido, com no máximo cinco decolagens e cinco pousos por dia, um movimento 87,5% menor do que a média para o período, que é de 80 voos diários. Dessa maneira, as três cias aéreas – Azul, Gol e Latam – continuam atuando no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Além disso, a novidade é que o mês de maio prevê a retomada de um destino. Dessa forma, a cia aérea Gol, a partir de 24 de maio, retorna os voos diretos para o Rio de Janeiro, por meio do aeroporto RIOgaleão. Em princípio, serão quatro voos por semana. Assim, como no mês anterior, o aeroporto de Florianópolis segue com voos para os aeroportos de Guarulhos e de Viracopos, em São Paulo.
Em vista disso, os dias de maior movimento passam a ser às quintas e sábados, com 10 voos entre chegadas e partidas. De fato, o objetivo da malha aérea essencial é garantir que nenhum estado brasileiro fique sem conexão aérea, durante a pandemia de coronavírus. Em suma, a Floripa Airport reforça que a malha aérea essencial pode sempre sofrer alterações neste período. Igualmente, a concessionária informa que passageiros com voos marcados para este período procurem, por telefone ou canais digitais, a respectiva cia aérea para adequação à malha essencial.
MEDIDAS PROVISÓRIAS
Finalmente, depois de muitas polêmicas, a Medida Provisória 907 foi aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado. Para a surpresa do trade hoteleiro, o texto excluiu a cobrança do ECAD – que deve ser discutido na MP 948 – que trata do cancelamento e renegociações de reservas de hotéis e eventos. Igualmente, outro ponto relevante é a transformação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) em uma agência de promoção internacional de turismo, na forma de serviço autônomo. Dessa forma, o Sistema Sicomércio conseguiu aprovar a supressão da tentativa de retirar os 4% da arrecadação do Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) que iriam para a agência, provocando um corte de R$ 300 milhões nas entidades. Desta maneira, uma das principais fontes de verba para a agência Embratur, depois de aprovação do Senado, será o Fungetur (Fundo Geral do Turismo), que passará a ser abastecido com o adicional da tarifa de embarque internacional, hoje direcionado ao Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil).
COBRANÇA ECAD
Definitivamente falando, quem vai para um hotel para ouvir música ou ver televisão? Diante disso, não entendo essa briga com o oportunista do ECAD diz que presta serviço. Só que não ! Quando eu quero ouvir música, coloco me fone de ouvido e ouço minha set list preferida ou qualquer coisa em meu celular, de graça. Portanto, quando quero filme, abro o aplicativo disso, no celular (e tem vários, e vejo tv, séries ou filmes). Por isso odeio ir para um resort, aqueles a beira da praia e me forçam a ouvir músicas (começam com forró e terminam com sertanojos). É terrível! As favas com o Ecad!
MEDIDA PROVISÓRIA 948
Agora, apoio, sem dúvidas, apoio a medida 948, que dispõe sobre o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de turismo e cultura em razão do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19). Dessa forma, justamente, em seu Art. 2º, na hipótese de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos, incluídos shows e espetáculos, o prestador de serviços ou a sociedade empresária não serão obrigados a reembolsar os valores pagos pelo consumidor, desde que assegurem: I – a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos cancelados; II – a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos, disponíveis nas respectivas empresas; ou III – outro acordo a ser formalizado com o consumidor. Depois da pandemia, tudo voltará como era antes.
NATI SOUZA, A BELLA DA SEMANA
A terceira parte do ensaio com Nati Souza vem aí para elevar a temperatura de maio… Seus exames cardíacos estão em dia? Já avisamos para você preparar o coração! Última parte do ensaio com Nati Souza já está no ar. Em nossa entrevista a beldade revelou o que é preciso para conquistá-la: “Um homem precisa ser ser educado, gentil e sincero”. O ensaio exclusivo com Nati Souza entrou no ar nesta quarta-feira (06)! Quer ver tudo sem censura? Assine o Bella da Semana e tenha acesso ao conteúdo VIP. Cadastre-se AGORA!
Leia ainda: Em videoconferência, Santur debate soluções com o trade do Grande Oeste
Leia mais:
Feira internacional de turismo de Gramado busca diálogo
Desafios do novo normal por Carlos Prado – Abracorp
De olho na retomada rede hoteleira de Santa Catarina oferece ofertas
O Turismo faz parte de nossas vidas – por Felipe Gonzalez
Malha aérea essencial de maio em Florianópolis mantém média de voos