Portugal se supera e em 2018 recebeu 22,8 milhões de turistas estrangeiros, fora o turismo interno
Portugal segue sendo um dos destinos mais procurados da Europa. Em 2018, o país bateu recorde histórico com a marca de 22,8 milhões de turistas estrangeiros circulando pelo território luso. Os números foram divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) e representam aumento de 7,5% em relação a 2017. O gigante Brasil, que permanece em seu sempre patamar de 7 milhões continua na mesma e é um dos principais emissores de turistas para aquele país, sendo responsável por enviar mais de 1,2 milhão de viajantes, registrando aumento de 13% frente ao ano anterior. Na liderança dos mercados emissores para Portugal, a Espanha continua em primeiro, seguido por Reino Unido, França e Alemanha.
No primeiro trimestre desde ano, as receitas do mercado brasileiro já tinham crescido em cerca de 13% em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados fechados do ano passado, juntamente com os divulgados recentemente, confirmam que o Brasil continua sendo um mercado estratégico para o turismo português, graças ao seu potencial de crescimento. O país foi o principal emissor de turistas para Lisboa no primeiro quadrimestre deste ano, responsáveis pela alta de 20,7% no número de reservas na hotelaria da capital.
Já os números divulgados pelo Banco de Portugal relativos à Balança de Pagamentos indicam um aumento de 9,7% no saldo do setor de turismo. A receita atingiu a casa dos quase €$ 17 bilhões de euros, e os gastos dos turistas chegaram a cerca de €$ 5 bilhões em 2018. O que eu espero é que um dia os governantes do municípios, estados e do Brasil tenham conhecimento de causa entendam que o turismo é uma gigantesca fonte de divisas. Uma indústria limpa e sem precedentes.
SANTIAGO DO CHILE
Com os preços em baixa das passagens aéreas, conectividade, voos rápidos ponto a ponto, graças as low costs, o Chile é o destino mais procurado pelos brasileiros. Santiago e Montevidéu são as cidades favoritas para turismo na América do Sul. De acordo com levantamento do ViajaNet, viagens internacionais para países da América do Sul têm sido cada vez mais buscadas pelos brasileiros. Além dos motivos acima, acrescenta-se a diversidade cultural desses destinos e o valor mais atrativo das passagens, quando comparado aos bilhetes para Buenos Aires, Europa e Ásia. Segundo um recente levantamento do ViajaNet, agência virtual de turismo, as cidades de Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia) foram os destinos mais procurados durante o primeiro semestre de 2019.
CENTRO DE EVENTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
A população teve a oportunidade de conhecer todos os detalhes do processo de concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 24. Agora, abre-se um prazo de 30 dias de consulta pública para que qualquer interessado apresente sugestões. O debate foi realizado no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, e teve a participação de cerca de 250 representantes da sociedade civil organizada e da comunidade. A concessão do equipamento turístico é a primeira do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC), conduzido pela SCPar. A licitação está sob responsabilidade da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).
Uma das preocupações do setor é a captação e agendamento de eventos futuros. Para atender a essa demanda, a presidente da Santur anunciou a nomeação de um profissional exclusivo. Até o momento, já há 12 pré-reservas de eventos, com realização a partir de julho de 2020. São seis formaturas, cinco feiras e um congresso. Todos eles farão parte do termo de referência para que a concessionária possa alinhar os procedimentos comerciais necessários. Interessados em agendar eventos podem entrar em contato com Carlos Eduardo de Sá, pelo telefone (48) 3665-7455.
A expectativa é que o contrato de concessão chegue a R$ 144 milhões. O valor leva em conta a outorga inicial, que deve ser paga antes da assinatura do contrato, e a projeção de receitas ao longo de 20 anos por parte da companhia. A audiência contou com uma apresentação técnica da equipe da SC Par, que detalhou o termo de referência que vai balizar o processo de concessão e as premissas financeiras que integram o estudo para a licitação. A proposta é que o contrato com a empresa vencedora tenha vigência de duas décadas. O termo de referência prevê, ainda, a realização de investimentos mínimos e obrigatórios por parte da empresa vencedora, tais como a compra e instalação de mobiliário, equipamentos e demais sistemas necessários à operação comercial. Além disso, o documento inclui a pavimentação do estacionamento com paver de concreto e a adequação do acesso pela via marginal da BR-101.
CENTRO DE EVENTOS DE CANASVIEIRAS
A manutenção da infraestrutura do centro de eventos de Canasvieiras e a futura concessão do equipamento para a iniciativa privada foram debatidas em uma reunião do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur). A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a SC Parcerias (SC Par) participaram do encontro e apresentaram os trabalhos que já estão sendo conduzidos pelo Governo. O diretor apresentou ainda o servidor da Santur que vai atuar exclusivamente na captação de eventos para o equipamento. Carlos Eduardo de Sá atua no setor de turismo de eventos há mais de 20 anos, tendo passado pelos Resort Costa do Sauípe, Costão do Santinho e Hotel Marambaia. Interessados em agendar eventos podem entrar em contato pelos telefones: (048) 3665-7455 e (047) 99958-0127. Participaram da reunião do Fortur representantes da Abav-SC, ABIH-SC, Abrasel, Acatmar, CDL-Fpolis, Fhoresc, Fiesc, Floripa Convention & Visitors Bureau, Floripa Manhã, Sebrae-SC e Sindetur.
INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA DE SC NA ENCATHO & EXPROTEL
A 32ª edição do Encatho & Exprotel está cheia de novidades. Além de contar com 27 palestras para os mais diversos setores da cadeias do turismo e reuniões do trade para discutir, em conjunto, os caminhos a serem tomados para melhorar os produtos e serviços focados no turismo de Santa Catarina e do país, o evento terá a participação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina, que convocam profissionais do trade de suas regiões turísticas a apresentar seus destinos e empreendimentos para os participantes do evento, vindo de diversas regiões do Brasil. No final de 2018, as regras para a inclusão das regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro mudaram e só são reconhecidas aquelas que contarem com Instância de Governança Regional, Conselhos Municipais de Turismo ativos e pelo menos um prestador de serviço inscrito no Cadastur, serviço nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado turístico no Brasil.
A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em âmbito regional. Osmar José Vailatti, Diretor-presidente da ABIH-SC, promotora do evento, afirma que “O Encatho é uma referência nacional no setor, mas também tem uma preocupação com o processo de regionalização turística para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva. As atividades envolvem participantes do estado , lá onde o turismo acontece, na ponta! E especialistas de diversos Estados contando com um espaço exclusivo para debate entre o poder público da iniciativa privada. Para um desenvolvimento turístico pleno é necessária uma atuação conjunta”, afirma.
1º SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO – GRANDE FLORIANÓPOLIS
Outro evento que merece destaque dentro da programação é o Seminário de Desenvolvimento Turístico que será realizado pela IGRTur – GF – Instância de Governança Turística da Grande Florianópolis em parceria com os agentes de viagens, levando produtos e serviços de toda cadeia produtiva do turismo da Grande Florianópolis ao alcance do turista de maneira eficiente e pronta para o consumo. O evento visa aproximar a oferta turística da região ao agenciamento de viagens em todas as suas etapas, desde a construção de pacotes junto aos fornecedores até a comercialização para o cliente final.
FLORIPA AIRPORT
Na tarde desta quinta-feira, a Floripa Airport apresentou o mix de marcas que farão parte do novo terminal e do Boulevard 14/32, ambos serão inaugurados em 1° de outubro de 2019. No total, 34 estabelecimentos entre marcas locais, nacionais e internacionais vão estar na nova estrutura. A Floripa Airport buscou criar um conjunto de operações comerciais amplo e especial, reunindo desde um supermercado gourmet até um salão de beleza e passando, especialmente, por um diverso cardápio de opções gastronômicas, com cozinha japonesa, árabe, o tradicional churrasco e restaurantes locais. Assim, a área comercial é mais um aspecto do macroconceito do novo aeroporto, explicitado no termo em inglês “A place to be”.
“Desde que assumimos o aeroporto de Florianópolis, em janeiro de 2018, temos falado que um aeroporto não é apenas um lugar de passagem, mas é um lugar para se estar, onde as pessoas passeiam, se divertem, têm experiências inesquecíveis e, claro, envolvem-se com a magia da aviação. Este é um modelo de aeroporto já consolidado no mundo e que nós, da Zurich Airport, queremos trazer para o Brasil. É por isso que estamos construindo o Boulevard 14/32, assim como um terraço panorâmico. O nosso slogan traduz muito bem esta ideia: A Magia Começa Aqui”, afirmou Tobias Markert, CEO da Floripa Airport. Confira todas as informações aqui.
Até este momento, aproximadamente 90% do total de espaços comerciais está preenchido, e a Floripa Airport estima que ao menos 700 empregos diretos serão gerados a partir dos novos estabelecimentos. Os contratos com as marcas preveem a prática de preços como os de shoppings e similares da cidade, e a Floripa Airport está trabalhando, fortemente, com os parceiros para que todos os estabelecimentos comerciais tenham opções acessíveis.
CURITIBA INOVA MAIS UMA VEZ COM CARROS ELÉTRICOS COMPARTILHADOS
A Prefeitura de Curitiba e a Renault do Brasil terão uma parceria envolvendo carros elétricos na cidade. O prefeito Rafael Greca e o presidente da montadora no país, Ricardo Gondo, se reuniram com suas equipes na sede da empresa, em São José dos Pinhais, para tratar do assunto. A intenção é viabilizar a criação de uma rede de car sharing (aluguel de carros compartilhados) elétricos na cidade. “Acertamos o planejamento para Curitiba adotar uma rede de carros elétricos compartilhados para circular entre terminais e o centro da cidade, entre restaurantes e hotéis e para os funcionários da Prefeitura”, disse o prefeito. Greca disse ainda que irá buscar financiamento para estabelecer uma frota de taxis elétricos na cidade. “O carro elétrico é o futuro e Curitiba quer abrir as portas para futuro”, acrescentou.
ABAV EXPO 2019 & VILA DO SABER
Mais do que um espaço para fazer negócios e aumentar a rede de contatos, a ABAV Expo também representa uma excelente oportunidade para aprender com grandes profissionais. Na Vila do Saber, área do evento dedicada ao conhecimento, acontecem dezenas de palestras, todas com acesso gratuito aos visitantes. Na edição 2019 da feira, a Vila do Saber contará com cinco arenas: Gestão, Transformação, Tecnologia, Digital e Mercado. A curadoria de conteúdo é realizada pelo ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV) e, novidade deste ano, cada arena terá a mentoria de um experiente profissional do mercado. Carolina Moreno, diretora de marketing da Original.Io, é a mentora da Arena Mercado e contribui para a construção de temas que incentivem os agentes de viagem a expandirem suas ideias e aumentarem seus negócios.
Os lugares são limitados, por isso vale se programar com antecedência para chegar cedo ao local das palestras e garantir seu lugar. Informações e atualizações sobre a grade de palestras e mais novidades sobre a ABAV Expo 2019 estão disponíveis no site www.abavexpo.com.br, por onde os visitantes profissionais também já podem fazer o credenciamento. A 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 25 e 27 de setembro, das 12h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional),a ABAV Expo é uma das feiras brasileiras de maior longevidade e considerada a maior e mais importante para o setor de negócios de turismo.
CAVALGADA HISTÓRICA DE SANTOS DUMONT
Moradores das cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu percorrerão a cavalo 50 quilômetros, em estradas rurais da cidade de Capanema (PR), durante os quatro dias da 4ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont. As atividades serão realizadas de 22 a 25 de agosto, com passagens especiais às margens das propriedades rurais lindeiras ao Rio Iguaçu, ao Parque Nacional do Iguaçu e a atrativos rurais locais, como balneários e agroindústrias. A iniciativa, que chega a sua quarta edição, tem o objetivo de manter a boa relação e despertar o debate sobre importantes temas, como meio ambiente, sustentabilidade e economia regional. Além disso, a cavalgada busca valorizar a gastronomia e a cultura regional das cidades vizinhas à unidade de conservação. Veja o vídeo 4ª Cavalgada de Santos Dumont.
Referência para a cavalgada – Há 103 anos, Santos Dumont percorreu o trajeto das Cataratas do Iguaçu à capital do estado no lombo de um cavalo para pedir ao governador do Paraná na época, Affonso Camargo, a desapropriação das terras e para tornar aquele lugar acessível a toda a humanidade. O feito desse brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e à proteção de uma riquíssima biodiversidade no entorno da unidade de conservação. Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a região, os cavaleiros irão viver um pouco desta experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental ao desenvolvimento regional. Homenagem – A 4ª Cavalgada Histórica de Santos Dumont integra as comemorações dos 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu e as celebrações rumo aos 60 Anos do CTG Sentinela da Fronteira – Capanema (Paraná). Inscrições até 15 de agosto de 2019 – Telefone: (45) 3521-4402 – (45) 9 8806-8857 – E-mail: cavalgadas@catarataspni.com.br.
TURISMO DE ITAIPU TEM MELHOR JULHO DA HISTÓRIA
Os atrativos turísticos tiveram um aumento de 6,3% na visitação em julho de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018. Passeio Itaipu Kids ajudou a alavancar os números. Os atrativos turísticos da usina de Itaipu receberam 82.299 Visitantes em julho, ante 77.360 no mesmo período do ano passado (salto de 6,3%). Foi o julho mais movimentado de toda a história do turismo da binacional desde a implantação do Complexo Turístico Itaipu (CTI), em 2007. No acumulado do ano já são 388.828 pessoas, 9,3% a mais do que foi registrado de janeiro a julho de 2018. Os números consideram apenas a visitação turística do lado brasileiro de Itaipu. O levantamento não inclui as visitas institucionais e àquelas registradas no lado paraguaio da usina.
O movimento foi puxado principalmente pelo roteiro Itaipu Especial, que recebeu 5.561 pessoas, 20,29% a mais que julho de 2018. A campanha publicitária do atrativo Itaipu Kids – desenvolvida pela Comunicação Social e Turismo de Itaipu, em parceria com o Complexo Turístico Itaipu – também ajudou a alavancar os números. O passeio, uma das novidades deste ano, é voltado para crianças de 6 a 13 anos de idade e teve 347 visitantes no mês.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Já o Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação que abriga as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, registrou sua maior visitação para o mês julho desde que o movimento começou a ser registrado em 1980. Ao todo, 225.588 pessoas passaram pela unidade nos 31 dias do mês, contra 213.701 visitantes do mesmo período do ano passado. O parque registrou crescimento de 6% na visitação turística. Os brasileiros lideram o ranking de nacionalidades, seguidos por visitantes dos seguintes países: Argentina Paraguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Peru, Coreia do Sul, China, Uruguai, entre outros.
ROTAS GAÚCHAS GANHAM DESTAQUE NO INVESTE TURISMO
A capital do Rio Grande do Sul é a 13ª cidade que recebe o seminário itinerante do Programa Investe Turismo, iniciativa que tem como parceiros a Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae. Para o Rio Grande do Sul é fundamental estar inserido no Programa Investe Turismo, já que o Estado é o terceiro que mais recebe turistas internacionais no Brasil. Além disso, é o primeiro do País que mais recebe os estrangeiros via terrestre, devido à aproximação com os vizinhos argentinos e uruguaios. Porto Alegre, junto com 11 destinos do Estado, receberá investimentos do governo com o programa que, entre as medidas, estão o aprimoramento da infraestrutura turística, atração de investimentos e divulgação dos destinos no Brasil e no mundo. Os municípios contemplados com o Investe Turismo são: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Garibaldi, São José dos Ausentes, Jaquirana, Cambará do Sul e São Miguel das Missões.
FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO
Os tradicionais festins que acontecem no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado terão tempero chileno este ano. Chefs dos principais restaurantes do Chile, país homenageado desta edição, desembarcam na Serra Gaúcha para mostrarem seu trabalho nos disputados jantares e almoços harmonizados do evento. Serão sete edições, cada uma delas em um dos principais restaurantes da cidade. A experiência inclui menu completo harmonizado com vinhos chilenos. Diferentes cidades e regiões do Chile estarão presentes em Gramado, ao todo participam nove chefs estrangeiros: Carlos Mardones do restaurante Macerado (Viña del Mar), Rodrigo Acuña do restaurante Milla Milla do VIK Retreats (Viña del Mar), Federico Ziegler do Polvo Bar de Vinos (Santiago), Antônio Moreno do restaurante Puerto Claro (Valparaíso), Paula Baéz e Cristian Gómez do restaurante Tres Peces (Valparaíso), Giuliano Olmos e Jorge Ruiz do restaurante Domus Mare (Viña del Mar) e Nicolás Navarro do restaurante La Caleta (Valparaíso). Os convites podem ser adquiridos diretamente com cada restaurante de Gramado ou pela Abrasel no telefone (54) 3295.1355.
NEM LATAM E NEM GOL – AZUL E PASSAREDO FICAM COM OS SLOTS DA AVIANCA
A Agência Nacional de Aviação Civil finalizou a distribuição entre três empresas aéreas dos horários de pousos e decolagens (slots) que pertenciam à Avianca no aeroporto de Congonhas. De acordo com a Anac, dos 41 slots que pertenciam à Avianca, 15 ficarão com a Azul, 14 com a Passaredo e 12 com a MAP. Segundo a agência, MAP e Passaredo deverão comprovar que terão condições de cumprir os requisitos operacionais exigidos para a operação de voos no aeroporto. Na semana passada, a Anac decidiu que não poderiam pleitear os horários da Avianca empresas que já operassem mais de 54 slots em Congonhas. Isso deixou Latam e Gol de fora. A Latam tem atualmente 236 slots e a Gol 234. (G1- Brasília) e mesmo assim fora as que mais aumentaram os preços dos bilhetes aéreos.
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