Reabertura do turismo internacional dá fôlego à operadoras brasileiras
TURISMO INTERNACIONAL
Sem dúvidas, a reabertura do turismo internacional dá fôlego à operadoras brasileiras. Todavia, essa reabertura gradativa dos destinos internacionais segue lentamente. Enfim, a maioria é reabertura de mentirinha, pois ainda apresentam inúmeras restrições a exemplo da Argentina, que mesmo o turista tendo sido vacinados, ainda exigem absurdamente o teste PCR. Nem noção mesmo. Além disso, outros destinos abrem e fecham suas fronteiras aos sabores dos ventos. Segundo a associação de operadores, atualmente, cerca de 42 países estão com restrições leves para receber brasileiros. Assim sendo, a evolução desse indicador, mesmo que a passos lentos, tem trazido um pouco de mais fôlego para a recuperação do Turismo Internacional, que também depende de diversos outros fatores.
Entretanto, o turismo pelo Brasil segue em alta e a Região Nordeste segue como a mais procurada, seguida do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Destaque dos destinos mais vendidos em agosto foi para Fortaleza, Salvador, Natal, Gramado e São Paulo. São Luis, Maragogi e Rio de Janeiro, despontam no ranking das vendas de agosto, como destinos com aumento expressivo de vendas.
Portanto, com o objetivo de gerar inteligência de mercado e subsidiar tomadores de decisão, o Boletim Mensal Braztoa de agosto apurou quais são, de fato, os principais desafios para a retomada das vendas de viagens internacionais. As restrições de circulação entre países, a retomada da malha aérea e os valores dos bilhetes aéreos estão no topo dos desafios enfrentados pelo setor. Certamente o valor e a variação cambial, além do surgimento de novas variantes da COVID-19 aparecem em seguida na lista que ainda traz como destaque a instabilidade política do Brasil e tipos de vacina aceitos pelo mundo. Em minha modesta opinião, ainda não é hora para levantar voo para o exterior, o valor do dólar/euro não nos é nada favorável, muito pelo contrário.
VIAJAR PARA ARGENTINA?
Pense bem, eles querem receber nós,os brasileiros? A partir de 1º de novembro, a entrada de todos os estrangeiros será autorizada. Entretanto, será solicitado para entrar no país: – Calendário de vacinação completo, com data da última aplicação pelo menos 14 dias antes da chegada ao país; Teste PCR negativo nas 72 horas anteriores ao envio, ou antígeno no ponto de entrada até definido pela autoridade sanitária; Teste de PCR no dia 5 ao 7 de chegada até definido pela autoridade de saúde; Aquelas pessoas que não apresentarem esquema vacinal completo, incluindo menores, devem realizar quarentena, teste de antígeno na admissão e teste de PCR no 7º dia. No momento de atingir 50% da população completamente vacinada: o teste de antígeno não será mais realizado na admissão (exceto para aqueles não vacinados) e PCR nos dias 5-7 e a cota pode ser levantada. Dessa forma, o impacto do aumento de internações e óbitos é minimizado.
O BRASIL É A BOLA DA VEZ
As viagens pelo Brasil estão tão, mas tão em alta, que a CVC Corp anunciou que as reservas confirmadas no Brasil em agosto para destinos domésticos equivaleram a 91% do montante registrado no mesmo mês de 2019 (julho era 86%, em junho 77% e em maio 61%). Todavia, as reservas confirmadas de viagens internacionais, por sua vez, reagem ainda em ritmo mais lento. Segundo a empresa, esse cenário materializa-se, no acelerado aumento em reservas para embarques nos próximos meses e na programação de viagens com mais antecipação, refletido, ainda, no gradual aumento do tempo médio entre a compra e o embarque, vislumbrando-se o retorno para padrões usuais do setor”, informou a empresa.
TURISMO, BEM ESTAR & MUITO LAZER
Sem sombra de dúvidas, é inegável que, mesmo depois que a pandemia acabar, o turismo vai mudar bastante, tanto nas viagens de trabalho como de lazer. O setor como conhecíamos não existe mais e precisa se reinventar para uma retomada bem-sucedida, com cuidados extras sempre presentes. Viajar é uma necessidade humana. Sair de casa, conhecer outros lugares e culturas é uma das melhores atividades de lazer e entretenimento do ser humano. Mas, mais do que isso: viajar pode ser uma questão de saúde, tanto mental como física. Para se ter uma ideia do impacto potencial, os viajantes em busca destinos focados em sua saúde e bem-estar gastam, em média, 178% a mais em viagens domésticas e 53% naquelas internacionais, segundo dados do Global Wellness Institute (GWI).
Dessa forma, o chamado wellness tourism (turismo de bem-estar) vem ganhando muito mais espaço no mercado. Ainda de acordo com o GWI, entre 2015 e 2018, ou seja, antes mesmo da pandemia, o setor já vinha crescendo 6,5% a cada ano, aumentando seu lucro de US$ 563 bilhões para US$ 639 bi. Agora, a expectativa é que este tipo de turismo ganhe ainda mais força agora na retomada do setor. A razão pela expectativa de crescimento é a tendência do aumento do número de viajantes com o objetivo de encontrar o bem-estar não apenas físico, mas também emocional, depois de um período desafiador como a pandemia.
Ou seja, roteiros que conseguem unir o contato com a natureza a cuidados especiais passam a ganhar força neste novo momento. Em um contexto pós-pandêmico, em que foi preciso se isolar dentro de casa, pensar em viagens que priorizem e promovam a saúde e bem-estar pode ser a peça-chave para alavancar o setor – e no Brasil essa tendência pode ser ainda mais promissora! Dessa forma, nosso país possui uma variedade impressionante e indiscutível de destinos ideais para a promoção do bem-estar. Hoje, hotéis e pousadas destas e de outras regiões do país têm investido cada vez mais na experiência do hóspede, com atrativos que vão muito além de boas acomodações. Estabelecimentos que oferecem serviços como spas, massagens, aulas e diferentes tipos de terapias para seus hóspedes, além de alimentação saudável, ar puro, exercícios ao ar livre e práticas mentais certamente saem na frente neste momento de retomada. E, assim como em todas as áreas da gestão hoteleira, investir em planejamento e mão de obra capacitada é a chave do sucesso dessa estratégia.
Para além de oferecer os serviços, hotéis e pousadas que querem proporcionar experiências exclusivas para seus hóspedes precisam dar atenção à logística para que tudo saia conforme o planejado. Manejar o quadro de profissionais disponíveis, controlar a compra de insumos necessários, cuidar do seu fluxo de caixa e agenda é apenas o começo dos pontos que merecem atenção, e a tecnologia é a ferramenta fundamental para apoiar esse cenário. Além de um sistema de gestão específico para o setor hoteleiro, é preciso sair da superfície e explorar de fato tudo que a tecnologia tem a oferecer para o negócio.
Mais do que automatizar processos e centralizar informações, é hora de priorizar a experiência do hóspede e entender como as ferramentas tecnológicas podem apoiar o atendimento ao consumidor da Era Digital, que quer resolver tudo em poucos cliques e sem a necessidade de um intermediário. Por isso, mobilidade, agilidade e praticidade são palavras de ordem para atender um hóspede que quer fugir de dores de cabeça e, pelo contrário, quer planejar uma viagem para relaxar. É importante lembrar que a tecnologia não funciona sozinha. Ela precisa de pessoas para cumprir seu propósito de analisar os dados de maneira inteligente, atribuindo ideias, insights e valor para boas tomadas de decisão. Com a experiência do cliente no centro do negócio, o hoteleiro poderá se reinventar e focar seus esforços em promover experiências inesquecíveis para os viajantes que buscam dias de descanso, saúde e bem-estar.
HOLANDA
Nesse embalo, a Holanda suspende a quarentena obrigatória e também reabre as suas fronteiras. Os passageiros deverão apenas apresentar o Certificado de Vacinação há pelo menos 14 dias e preencher estes formulários de saúde. A saber, todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas na Holanda.
DIA MUNDIAL DO TURISMO
Com o objetivo de integrar, fomentar e incentivar o Turismo, a Organização Mundial do Turismo (OMT) realiza anualmente atividades em alusão ao Dia Mundial do Turismo. E é neste contexto que a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – Seccional Ceará (ABBTUR-CE), entidade que representa os profissionais de Turismo no Estado, realiza, nos dias 27 e 28 de setembro de 2021, encontro virtual que reunirá profissionais de Turismo, Trade Turístico local e população em geral. Na programação, que contará com a participação de personalidades locais, nacionais e internacionais, debates sobre inclusão e os desafios do
Turismo no cenário pós-pandemia.
Na programação realizada pela ABBTUR-CE, que contará com a participação de estudantes, Turismólogos, professores, gestores públicos, empresários, Trade Turístico do Ceará e público em geral, estão previstas salas virtuais que abordarão temas como “O Turismo em tempo de pandemia”, “Marketing de relacionamento”, “Novas Oportunidade de Trabalho no Turismo durante e pós-pandemia”, além de apresentação de Cases de Sucesso e palestras sobre novas ferramentas tecnológicas para o Turismo. Haverá ainda City Tour Virtual e uma homenagem às personalidades importantes para o Turismo no Ceará, com entrega do Troféu Patativa.
Dentre os destaques da programação estão as participações da portuguesa Apolónia Rodrigues, licenciada em Gestão e Planejamento em Turismo pela Universidade de Aveiro (Portugal), defensora da causa animal e com especial carinho pelos “pequenos felinos”, dedicada aos desafios na criação de destinos e tendências futuras do turismo sustentável; de Cláudio Ricardo Gomes de Lima, Secretário Executivo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor); de Susana de Araújo Gastal, professora titular da Universidade de Caxias do Sul, com Pós-Doutorado pela Universidade Católica Portuguesa – Porto (Portugal), com projetos de pesquisa em Cultura e Turismo na Pós-Modernidade.
O encontro virtual também contará com a participação do administrador, jornalista e Mestrando na Universidade de Lisboa (Portugal), Pedro Henrique Alcino, CEO Vyse Brasil, que já ocupou diversos cargos na gestão pública e tem experiência de 15 anos no sistema de transporte público. Além dele, Laurindaluisa Soares de Macedo, CEO e Co-Founder da Turistech Turisnato, um negócio de impacto social para emponderar artesãos, artistas plásticos, guias de turismo e condutores de experiências turísticas a venderem pela internet; Marta Poggi, palestrante, consultora, criadora de conteúdos técnicos de Turismo, sócia da Strategia Consultoria.
Ainda na programação, a contribuição de Mário Augusto Ribas do Nascimento, presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM); e de Jussara Botelho, CEO da Sisterwave Comunidade da Mulher que Viaja, startup brasileira que inaugurou a presença no Brasil como campeã da III Competição Global de Startups de Turismo realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na categoria do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5): Equidade de Gênero. O Dia Mundial do Turismo é comemorado anualmente pela OMT, entidade maior do setor. O Dia Mundial do Turismo no Ceará será realizado através de plataforma virtual, com tradução em Libras, visando à acessibilidade dos participantes e será transmitido através das redes sociais (YouTube: ABBTUR-CE e Instagram: @abbturce).MAIS INFORMAÇÕES: Silvia Guimarães – Presidente da ABBTUR-CE: (85) 99643.8766 – Carolina Campos (Assessora de Comunicação da ABBTUR-CE): (85) 98633.9933 – Patrocínio: Governo do Estado do Ceará (@governodoceara).
TURISMO INCLUSIVO
Viajar, conhecer culinárias diferentes e desfrutar de novas culturas é um desejo inerente da maioria dos seres humanos. Independente de condições físicas ou mentais, a acessibilidade deve ser pautada dentro do trade para contemplar diferentes públicos. Por essa razão, nesta última terça-feira (21), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lançou a campanha “Turismo Inclusivo: Abrace as diferenças” para enfatizar a necessidade do país em adaptar os seus destinos para que todos possam ter acesso às atividades do setor. O lançamento também dialoga com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na mesma data da ação proposta pela entidade.
“É inegável que o turismo faz o coração de muitas pessoas bater mais forte. Entretanto, infelizmente, às vezes é esquecido que diferentes pessoas gostam de desfrutar das belezas do nosso setor. Essa situação é comum, especialmente, para quem sofre com alguma deficiência. Nós, do segmento, somos movidos pelo povo e o que nos mantém vivos é o calor humano. Portanto, o objetivo da nossa campanha é fazer com que todos decolem nesse universo tão vasto sem limitações ou empecilhos”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. Sampaio também informa que, por meio da ação, a entidade busca conscientizar os empresários sobre a importância de adaptar os seus estabelecimentos para o recebimento de pessoas com deficiências – sejam elas psicológicas, fisiológicas ou anatômicas. Banheiros adaptáveis, informações em braile, rampas de acesso, elevadores e telefones para deficientes auditivos são algumas das medidas que podem ser implementadas nos negócios, por exemplo.
FENATRUTA – ÚLTIMOS DIAS!
Mais duas semanas. Os turistas que forem para a Serra Catarinense poderão se deliciar com o 5º Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que vai até 3 de outubro. Pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta, peixe de água doce e rico em ômega3, podem ser encontrados nos 14 estabelecimentos – restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias, além de pousadas e vinícolas – das cidades de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul, que participam da edição deste ano do Festival. A Fenatruta é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra), que reúne mais de 70 associados. O Sebrae/SC é, novamente, correalizador do evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici.
As seguintes empresas são as patrocinadoras: Belo Peixe, Suzin Vinhedos e Vinhos Finos, Vinícola Serra do Sol, Hospedaria Refúgio do Invernador, SOS Distribuidora de Alimentos, Serra Bela Hospedaria Rural, Vinícola Pericó, Vinícola Leoni Di Venezia e Urupema Vinhos De Altitude. A presidente da Pouserra, Elisa de Liz, reforça a importância do evento para a Serra Catarinense. “A Fenatruta surgiu para prestigiar a qualidade da gastronomia local e regional e também para diminuir as taxas de sazonalidade na baixa estação. Criamos o Festival em 2016 com a missão de promover a região e envolver os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo. O festival, contribui muito para o crescimento da região serrana”.
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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