Cooperativa investe em tecnologia de SC para colocar em prática expansão nacional

Cooperativa investe em tecnologia de SC para colocar em prática expansão nacional
Foto: Divulgação Fonte: Dialetto

Planejamento estratégico da Crece passou pela aposta no sistema de gerenciamento financeiro da CashWay. Implantação ágil e assertiva foi essencial para construir uma relação de confiança entre as equipes e garantir a eficiência da operação

Com 56 anos de história, a Crece, Cooperativa de Economia de Crédito dos Eletricitários, passou por todas as fases do cooperativismo. Inicialmente focada em financiar automóveis, na época o Fusca, através de uma caixinha dos funcionários da antiga Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), a organização evoluiu acompanhando as mudanças na legislação ao longo dos anos e percebeu a necessidade de investir em tecnologia para se manter firme no mercado. Com sede em Porto Alegre/RS e cerca de 1500 cooperados, a Crece escolheu o sistema de gerenciamento financeiro da CashWay, techfin de Florianópolis/SC, para dar um passo importante na transformação digital da cooperativa. 

“Nós percebemos, dentro do nosso planejamento estratégico, que precisávamos bancarizar a cooperativa. Foi aí que nos aproximamos da CashWay, uma solução que está pronta para este momento”, conta Cassiano Vasconcellos, gerente da Crece. O processo de implantação do sistema foi finalizado em fevereiro deste ano. Para Cassiano, o suporte oferecido pela CashWay e a relação de confiança construída entre as equipes foi essencial para driblar os desafios que surgiram. “É difícil mudar de sistema, mas as dificuldades foram sanadas e os problemas foram resolvidos. Quando a CashWay enviou uma equipe para cá foi mais fácil entender os processos e a nossa dor”. Para ele, a disponibilidade da techfin em realizar o processo de implantação presencialmente, mesmo que na época das festas de final de ano, foi um sinal de comprometimento com o projeto. 

Tecnologia acessível

Para Cassiano, soluções como a da CashWay conseguem atender este nicho de mercado que no passado ficava desassistido. “Alguns anos atrás a gente procurou essa solução digital e era inviável, era muito cara. Felizmente, com a procura, adaptação e a própria visão da CashWay, conseguimos a tecnologia que nos atende neste momento”. A CashWay oferece uma solução focada na gestão interna da instituição financeira e de pagamento, com expertise em compliance, regulatório, contabilidade e core banking, além de serviços para os canais de comunicação com o cliente, oferecendo aplicativo mobile e internet banking, PIX, Open Banking e Open Finance.

Para o futuro, expansão nacional

Os planos, para o futuro, são de expansão. Hoje, a Crece atua em todo o Rio Grande do Sul e já tem parcerias em Santa Catarina. Segundo Cassiano, no planejamento da cooperativa está a criação de novos pontos de atendimento em outros estados. “A gente é inquieto aqui no Sul. Precisamos avançar cada vez mais e expandir o nosso mundo. Queremos ser referência em cooperativismo de crédito nacional e, para isso, precisamos nos modernizar”, analisa. 

A expectativa, segundo ele, é que a cooperativa se transforme no braço financeiro da categoria, oferecendo conta transacional e facilitando a experiência dos cooperados. “Estamos muito empenhados e na expectativa de começar a operar com uma conta corrente. De fato participar do sistema financeiro nacional, onde a cooperativa seja vista por todos e consigamos oferecer produtos bancários para os nossos associados”, explica. 

Um dos focos do sistema da CashWay é oferecer o core bancário e compliance em conformidade com o Banco Central, sem que a cooperativa precise se preocupar com adequações regulatórias. “A solução está 100% adequada à resolução 4.893 do Banco Central do Brasil, que regula todos os aspectos ligados à segurança cibernética das Instituições Financeiras. Além disso, conta com uma infraestrutura completa em soluções de tecnologia com políticas de privacidade e prevenção de dados que permite o crescimento da cooperativa sem que ela precise focar nisso”, explica Felipe Santiago, CEO da CashWay. 

Coluna Vânia Monteiro - Tecnologia, mídia, empreendedorismo, inovação

Siga as redes sociais do Falando de Turismo

Instagram | Facebook

Deixe um comentário