Último final de semana para degustar a Vindima em São Joaquim!

Vindima- Falando de Turismo
Visitar a Vindima em São Joaquim pode ser uma boa pedida para o final de semana, afinal estamos no início do outono e as temperaturas são convidativas para subir a serra e aproveitar os últimos dois dias do evento, além de degustar um bom do vinho de alta altitude você terá acesso aos produtos locais como a maça, a carne frescal,o mel e o queijo da região.
Até domingo, ainda dentro da programação da Vindima 2019, várias vinícolas oferecem opções de passeios, degustações, piqueniques, almoços e jantares harmonizados, sempre acompanhados de música instrumental ou regionalista.

A Região

São Joaquim e região são repletas de belezas naturais de tirar o fôlego. A Serra do Rio do Rastro, as cachoeiras, o verde deslumbrante fazem um cenário de encantamento e de magia. O festival envolve as cidades de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Videira, Urupema, Urubici, Treze Tílias e Água Doce. Em um lugar especial assim, em uma das estradas mais bonitas do mundo, os sentidos convidam as pessoas a se desafiarem e a buscar momentos únicos. E nada melhor do que aliar as paisagens da serra catarinense aos surpreendentes espumantes, brancos, rosados, tintos e vinhos doces naturais, com características intensas e marcantes, próprias dos terrenos de altitude.

O Evento

A colheita, que vai até maio, deve chegar a um milhão de quilos de uvas, e a produção de vinhos e espumantes alcançará a marca de 1,2 milhão de garrafas, na previsão dos vitivinicultores.
Aberta no dia 1º de março, a 6ª Vindima de Altitude termina neste fim de semana com um balanço muito positivo para os municípios produtores de vinhos e espumantes na Serra e Meio-oeste de Santa Catarina.  Segundo o presidente da Foi superada a expectativa de 50 mil visitantes durante as cinco semanas do mês que coincide com o início da colheita da uva e da produção de vinhos da nova safra. A programação da Vindima 2019 vai até domingo, dia 31, mas os interessados em conhecer as vinícolas, a gastronomia, o artesanato e as belezas naturais da região podem fazê-lo em qualquer época do ano, aproveitando a diversidade de atrações que ela oferece.
“A rede hoteleira de São Joaquim e região teve lotação completa em março, o que se deve ao sucesso da Vindima”, diz o coordenador do evento, Acari Amorim. O período costumava ser de baixo fluxo turístico, porque a maioria dos visitantes prefere se deslocar para a Serra a partir do fim do outono. “A Vindima beneficiou a rede hoteleira e de hospedagem em geral, os restaurantes, os cafés e o comércio local”, afirma Amorim, que também é proprietário de vinícola (Quinta da Neve) na região.
“Praticamente todas as vinícolas já receberam prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus vinhos”, diz Acari. “Este é um momento muito feliz para nós porque é quando aparece o resultado do ano inteiro de trabalho”, afirma o coordenador da Vindima. Hoje, o segmento gera em torno de dois mil empregos diretos em São Joaquim e municípios vizinhos.

Vinícolas e Apoiadores

Eduardo Basseti- Divulgação Falando de Turismo
Segundo o presidente da  Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados Eduardo Basseti o evento é de extrema importância para a região pois divulga o setor vitivinícola, além de incrementar o turismo nos municípios vizinhos. Salienta também que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos altos custo do evento é preciso acreditar e dar continuidade ao projeto que está em sua sexta edição.
A busca de apoios que foram auferidos através das leis de incentivo federal e estadual cujos patrocinadores Zabot, Engie,Lamar e Oxford que destinaram parte dos recursos, o apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, BRDE, SESC, Santur, Boccati, Aproserra, IFSC, Sebrae, Terroir Villaggio e Souza Cruz, Ministério da Cidadania e Governo Federal, por sí só demonstram a importância do evento para nosso estado, para o município e para o país, pois acreditar e investir em momentos de incertezas é a única alternativa para gerar empregos, movimentação financeira e principalmente apoiar o nosso setor produtivo e a classe empreendedora que é a mola propulsora da nossa economia.
Fica ai a dica para um bom programa para este final de semana ou para os próximos, afinal o convidativo e aconchegante clima da serra Catarinense é sempre um bom roteiro.
 

Participantes

VILLA FRANCIONE – SÃO JOAQUIM

Contato (49) 98801.8382- villafrancione@villafrancione.com.br

VILLAGGIO  BASSETI – SÃO JOAQUIM

contato (49) 991828862

atendimento@villaggiobassetti.com.br

VINÍCOLA D’ALTURE-SÃO JOAQUIM

​ Contato: (49) 3015-9311 – contato@dalture.com

VINÍCOLA HIRAGAMI- SÃO JOAQUIM

Contato: (49) 3233-6900 – hiragami@hiragami.com.br

VINÍCOLA LEONE DI VENEZIA- SÃO JOAQUIM

Contato: (49) 99967-3668 (49) 99973-1135 *WhatsApp – vinicola@leonedivenezia.com.br

VINÍCOLA PERICÓ- SÃO JOAQUIM

Contato: (49) 3233-1100 – vinicolaperico@vinicolaperico.com.br

VINÍCOLA QUINTA DA NEVE- SÃO JOAQUIM

Contatos (49) 3233-1123 e (48) 99989-4114 –acari@empreendedor.com.br

VINÍCOLA SERRA DO SOL- URUBICI

Contato: (49) 3278-4107– (41) 99848-0545 – anarobertazilli@hotmail.com

VINÍCOLA SUZIN- SÃO JOAQUIM

Contato: (49) 3233-1038 – contato@vinicolasuzin.com.br

VILLAGIO CONTI- SÃO JOAQUIM

http://www.villaggioconti.com.br/

VINÍCOLA ABREU GARCIA- CAMPO BELO DO SUL

Contato: (48) 3322-3995 ou (49) 3241-7600 –

 eventos@abreugarcia.com.br

VINÍCOLA THERA- BOM RETIRO

pousada@vinicolathera.com.br. (48) 99981 0180 –

reservas@vinicolathera.com.br

(48) 99981 0180 –

VINHEDOS DO MONTE AGUDO- SÃO JOAQUIM

https://www.monteagudo.com.br/

 VINÍCOLA VIVALTI

vicente.donini@donpar.com.br

Fica ai a dica para um bom programa para este final de semana ou para os próximos, afinal o convidativo e aconchegante clima da serra Catarinense é sempre um bom roteiro.

Texto Edição Jornalismo Jornal o Estado/falandodeturismo Imagens Assessoria de Imprensa  Vindima

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *