ARI realiza encontro ‘Jornalistas Inspiradoras’ para marcar o Dia Internacional da Mulher
Encontro reunirá as profissionais Flávia Cunha, Luciana Bueno e Sílvia
Abreu no sábado, dia 11, às 11 horas, no Salão Nobre da Associação
A Associação Riograndense de Imprensa realiza no sábado, dia 11 de março, a terceira edição do painel “Jornalistas Inspiradoras” para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O encontro reunirá as profissionais Flávia Cunha, Luciana Bueno e Sílvia Abreu, das 11 horas às 12h30, no Salão Nobre da ARI, no Edifício Alberto André – Avenida Borges de Medeiros, 915, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O painel terá como tema “A espiritualidade e a cultura na pauta” e será mediado pela jornalista Cláudia Coutinho, diretora da Associação. O evento é aberto a colegas da Comunicação, estudantes da área e interessados no tema.
Desde março de 2020, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, que ainda hoje exige atenção por parte de todos, muitos dos profissionais da Comunicação precisaram se adaptar à nova realidade, desde a necessidade de trabalhar em casa até a busca de novas oportunidades de trabalho. Seja pela perda de familiares ou amigos em função da doença, seja pelas mudanças impostas de forma inesperada na rotina, muitos dos profissionais buscaram na espiritualidade, no contato com a natureza e na vivência com a cultura alternativas para enfrentar tão difícil momento. Estas experiências também se transformaram em pauta. No painel ‘Jornalistas Inspiradoras”, Flávia, Luciane e Sílvia falarão de suas experiências durante o período pós Covid 19 e como a pandemia afetou seus trabalhos.
Flávia Cunha é jornalista diplomada, produtora cultural e mestre em Literatura Comparada pela UFRGS. Atuou em diversos veículos de comunicação de Porto Alegre, entre eles Band RS, Rádio Guaíba e Rádio Gaúcha, até começar a trabalhar na área cultural, em 2015. Desde 2018, está à frente da F Cunha Produtora, com projetos musicais e literários. Como produtora editorial, participou do planejamento, edição e lançamento de mais de 30 obras literárias. Há seis anos, é produtora-executiva de apresentações d’As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão. Na área jornalística, é integrante do Vós, portal de jornalismo independente e experimental.
Luciana Bueno é jornalista diplomada, especialista em Desenvolvimento Humano com ênfase em saúde integral – corpo, mente e alma, também tem especialização em Comunicação Estratégica e em Psicologia – ênfase em
Psicologia Transpessoal, além de ser formada Yoga Integrativa. Trabalhou por 20 anos nos grupos RBS e Record. Como empreendedora, teve escritório de comunicação onde atendeu clientes do agronegócio e parceiros como Apex-
Brasil. Promove o despertar através do autoconhecimento e bem-estar, em jornadas individuais e em grupo, e realiza capacitações e palestras no meio corporativo.
Silvia Abreu é jornalista profissional, produtora cultural, com 30 anos de atuação no mercado cultural gaúcho. É pós-graduada em Administração e Organização de Eventos e atua como CEO na empresa SM Comunicação e Gestão Cultural. Integra a Rede de Artistas de Teatro de Porto Alegre. Tem ativa participação nos movimentos culturais e sociais ligados à comunidade negra, atuando como produtora e divulgadora do Coletivo Nimba de Mulheres Negras e Diretora de Comunicação da Frente Negra Gaúcha. É uma das idealizadoras do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do RS, certificado do IBGE, ao lado de Michele Rolim. Trabalhou em diversos veículos de imprensa no Rio Grande do Sul, como o Jornal NH e o Correio do Povo, de onde saiu para criar sua agência, a Sílvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing.
O painel ‘Jornalistas Inspiradoras’ foi criado pela Associação Riograndense de Imprensa em 2021 com o objetivo de reunir profissionais de diferentes áreas de atuação a fim de falarem de suas experiências. Suas duas primeiras edições foram realizadas de forma online. Neste ano, pela primeira vez, será presencial.