Camerata Florianópolis leva música Clássica para o público gaúcho
CAMERATA FLORIANÓPOLIS LEVA MÚSICA CLÁSSICA PARA O PÚBLICO DE SANTA MARIA – RS
Pela primeira vez em Santa Maria, a Camerata Florianópolis leva para as terras gaúchas um Concerto de Música Clássica interpretando importantes obras para orquestra de cordas de Tchaikovsky, Grieg e Kreisler. O espetáculo terá como solista a Spalla da Camerata, Iva Giracca, que é natural da cidade e será apresentado no dia 14 de abril, a partir das 20h, no Theatro Treze de Maio. O concerto é gratuito e foi viabilizado através do patrocínio da Intelbras, via Lei Rouanet, Ministério da Cultura.
A orquestra catarinense interpretará “A Suite Holberg”, do compositor norueguês Edvard Grieg. A obra é constituída por diversas pequenas danças em estilo neoclássico, compostas em homenagem aos 200 anos de Ludwig Holberg, famoso dramaturgo da época. Composta em 5 movimentos, chama a atenção pelo brilhantismo e virtuosismo dos movimentos rápidos, contrastando com o grande lirismo e belas passagens dos tempos lentos.
Para homenagear Tchaikovsky, a Camerata interpreta em sua forma original, o Andante Cantabile, que se baseia numa canção folclórica ucraniana, faz parte do Quarteto para cordas nº1 em Ré Maior, op.11, sendo o seu segundo movimento. A Serenata em Do Maior de Tchaikovsky é considerada uma das principais obras escritas para Orquestra de Cordas, bem como de extrema dificuldade técnico/musical, exigindo dos músicos grande virtuosismo. Esta obra é muito conhecida pelo segundo movimento, a Valsa, que se tornou tema mais popular de Tchaikovsky, e também fará parte do espetáculo.
As obras do austríaco Fritz Kreisler também estão no programa. Ele foi um virtuoso violinista e um dos principais compositores de peças isoladas para o violino do século passado. Suas obras fazem parte do repertório de todos os violinistas, desde os estudantes até os profissionais, destacando-se pelas belas melodias, efeito e desafios técnicos para o instrumentista.
O espetáculo terá um sabor ainda mais especial para a Spalla da Camerata Florianópolis, Iva Nunes Giracca, natural de Santa Maria, terra onde ela deu os primeiros passos na carreira. “Tocar em Santa Maria é uma volta pra casa mesmo, é um momento muito especial, pois eu vou ter a oportunidade de mostrar pra cidade onde eu cresci, e que me ofereceu muitas possibilidades, o quanto que eu consegui crescer fora dali também, e assim poder agradecer a eles, mostrando o trabalho que eu participo em Florianópolis”, explica. Se sentir em casa será fácil, afinal a peça solo que Iva preparou para apresentar dia 14 é da época em que ela estudou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e que carrega muita emoção.
Iva começou cedo. Aos 3 anos de idade participava de uma classe de música oferecida pela UFSM. Aos 12 dava aula ali mesmo, onde se formou Bacharel em música. Com a qualidade musical impecável, que até hoje impressiona, Iva foi convidada para ser Spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade de Santa Maria, pelo Maestro Frederico Richter, de quem mais tarde ela compraria o precioso violino, que ainda a acompanha em cada apresentação. Com sua arte, Iva já pisou duas vezes no palco do Rock in Rio: em 2015 com a própria Camerata num show histórico com Steve Vai; e em 2017 com a banda de rock progressivo República, de São Paulo.