Apuração dos dados coletados pelo Censo Big Data ABAV – sequência de consultas eletrônicas que tem por finalidade criar um banco de dados para mapeamento do setor de agenciamento de viagens – revela o perfil de colaboradores atuantes nas empresas associadas às 26 ABAVs estaduais e do Distrito Federal.
Gerados a partir das respostas de 24,4% das 2,4 mil agências de viagens associadas pesquisadas, os dados identificaram o emprego de 76.773 profissionais. Destes, 61% exercem suas funções no regime de contratação de CLT, 12% correspondem a profissionais terceirizados, 8% integram a categoria de estagiários e 19% têm participação na sociedade.
Quando perguntados sobre a divisão por área de atuação, os associados responderam que 48% dos colaboradores se distribuem entre os segmentos de atendimento, comercial, marketing e vendas das empresas e 25% trabalham com administrativo, pessoal, faturamento e financeiro, enquanto os demais ocupam funções em áreas não relacionadas.
Em relação ao grau de escolaridade, o perfil que mais se destaca nas agências de viagens são colaboradores com Ensino Médio completo (44%), seguido por 31% que possuem o Ensino Superior completo, 16% que apresentam Ensino Superior incompleto e 6% que não chegaram a completar o Ensino Médio. Apenas 4% realizaram cursos de pós-graduação, MBA ou outros além do bacharelado.
“Essa sondagem é de extrema importância para a entidade, pois além de nos permitir conhecer melhor o perfil e a realidade das agências de viagens associadas, passamos a compilar dados que demonstram a força e representatividade do setor de agenciamento perante o mercado”,afirma o presidente da ABAV Nacional, Carlos Palmeira.
A consolidação dos dados do Big Data ABAV será finalizada com a construção de uma plataforma de Advanced Analytics que permitirá a alimentação contínua e a divulgação periódica das informações coletadas.