Festas de outubro garantem diversão para turistas e moradores em SC
No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turístico do Brasil. Em diferentes cidades do Estado são realizadas festas típicas nas quais as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formaram a cultura do povo catarinense.
A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa alemã estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.
O sucesso da festança em Blumenau foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas e que, pela organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro circuito das Festas de Outubro em Santa Catarina.
O circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina reúne, atualmente, dez festejos culturais consolidados, espalhados por várias regiões turísticas. Além da Oktoberfest de Blumenau, também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina. Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque e a Festa do Imigrante, em Timbó.
Na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. Enquanto que, no Vale dos Imigrantes, meio-oeste do Estado, acontece a Tirolerfest, em Treze Tílias. Cunha Porã é sede da Kerbfest. Na região dos Encantos do Sul, festeja-se a Heimatfest, em Forquilhinha e a Festa do Produto Colonial, em São Martinho.
Os festejos atraem públicos de diferentes gerações reunindo toda a família. São jovens, adultos, crianças e idosos que se divertem com as músicas, as danças, os pratos típicos e as tradições dos antepassados que emigraram para as terras catarinenses.
BRAZTOA & ABAV EXPO 2019
A BRAZTOA comemora e faz um balanço positivo dos três dias intensos e muito produtivos da sua área, localizada no coração da 47ª ABAV Expo & 52º Encontro Comercial Braztoa, no Expo Center Norte. Enquanto as associadas BRAZTOA e parceiros atendiam os profissionais com seus principais produtos, serviços e oportunidades diferenciadas, diversas atividades simultâneas aconteciam em quatro áreas do espaço Braztoa: Experiências, Conteúdo, Sustentabilidade e Desenvolvimento, com uma programação bem diversificada que trazia atividades com óculos de realidade virtual, apresentações culturais e sensoriais de diversos destinos e produtos, além de informações e troca de experiências sobre muitos temas, inclusive como podem ter uma atuação mais responsável e contribuir com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – ONU. O Espaço desenvolvimento foi coordenado pela Ápice Desenvolvimento Humano oferecendo sessões de coaching a cada 30 minutos. Mais informações aqui.
Toda a programação estava disponível no aplicativo Braztoa, por meio do parceiro Midiacode, que também funcionava como um meio de comunicação de boas oportunidades entre expositores e visitantes. Destaque para a divulgação dos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020, momento que contou com o apoio do IBEROSTAR e seu projeto Wave of Change voltado à preservação dos oceanos. Em um clima de bastante alegria e comemoração, foram apresentadas as 19 iniciativas que concorrerão ao grande prêmio, marcado novembro, em Canela. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o caminho inovador e de muito sucesso que percorremos até aqui. Desde o recorde de inscrições, que representou 42% do total de todas as iniciativas inscritas no prêmio, entre 2012 e 2018, até esses finalistas que apresentamos e que já começam a desempenhar seu papel de propagadores e inspiradores de boas práticas”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
“A BRAZTOA e suas associadas estão sempre atentas às pesquisas de mercado, inovando em tecnologia e na comunicação, atualizando e diversificando seus produtos, acompanhando as tendências e buscando a sustentabilidade na sua operação. Isso tudo com muita capacitação de seus profissionais e, principalmente, ouvindo seus clientes, que são o termômetro ideal para novas ideias. Esse trabalho de humanos para humanos é o resumo de tudo que levamos para o Center Norte e do que está e estará presente em todos os outros eventos da entidade”, enfatizou Roberto Haro Nedelciu.
JPA TRAVEL MARKET
Faltam apenas 15 dias para o maior feira de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o JPA Travel Market, cujos diretores circularem pelos corredores da Abav Expo 2019. Na oportunidade o diretor comercial da JPA Travel Market, Cláudio Jr., afirmou que a feira de Turismo da capital paraibana terá incremento em torno de 15% em relação ao ano anterior, que recebeu 1,4 mil agentes de viagens e operadores. No evento dos próximos dias 18 e 19 são aguardados aproximadamente 1,6 mil profissionais. Ainda segundo o organizador e idealizador da feira, neste ano houve aumento do número de bilhetes AD90 da Gol, o que triplicou a oferta para o JPA Travel Market. Só de caravanas, comenta, serão disponibilizadas aproximadamente 1,8 mil room nights, o que significa incremento de 12,5% em relação a 2018, quando foram oferecidos 1,6 mil pernoites.
Entre as novidades deste ano, Cláudio Jr cita a Área Luxury com Teresa Perez, que promoverá capacitações voltadas para o segmento de luxo; e o Business Travel Connection, fórum corporativo que irá acontecer no segundo dia do evento (sábado, 19), às 9h, no Centro de Convenções da Paraíba. Uma das palestras será com a jornalista Izabella Camargo, que abordará o tema “Como encontrar o seu limite no mundo sem limite”. Já as capacitações, confirma o diretor do JPA Travel Market, serão realizadas nas duas salas do evento na feira e nas salas exclusivas de expositores como a Trend, Azul Viagens, Tereza Perez, USA, Interep Representações, Visit Florida e Sebrae-PB.
TECNOLOGIA 5G EM SANTA CATARINA
Isso sequer precisa ou deve ser debatido, principalmente por prefeitos. Isso carece ser implantado com urgência. Chega de tanto bla bla bla. A implantação da plataforma 5G no Estado, foi tema de debate no Seminário de Inovação e Tecnologia, que ocorreu durante o “Congresso de Prefeitos 2019”. O evento, que debateu o futuro da governança pública frente aos cenários da inovação e a implementação da Internet das Coisas (IoT) para aumentar a competitividade econômica e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, trouxe o gerente de relações institucionais da operadora TIM, Cleber Rodrigo Affanio, para abordar o tema. Realmente essa tecnologia vai permitir um salto significativo dos atuais 3Gbps para até 20Gbps — e será muito útil, também, em aplicações de diversas outras situações que pareciam muito distantes da nossa realidade. “Com o 5G será possível fazer aulas a distância em tempo real, controlar carros, drones, tudo isso com velocidade sem o delay que a 4G ainda proporciona. Nesse sentido também será possível fazer uma cirurgia ou uma consulta a distância de maneira muito real, coisas que de fato hoje não são possíveis por conta do tempo até chegar a mensagem”, explica Affanio. Estão esperando o que PELOAMORDEDEUS. “Comissões”??
AGÊNCIA BRASILEIROS EM USHUAIA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL
A empresa de turismo Brasileiros em Ushuaia alcançou a elite mundial ao ganhar o prestigiado Prêmio Internacional World Quality Commitment (WQC) na categoria OURO. A convenção anual foi realizada em Madrid no luxuoso hotel Meliá Castilla nos dias 22 e 23 de setembro de 2019, onde estiveram presentes inúmeras empresas, líderes e organizações de diversos segmentos e países ao redor do mundo, reconhecidos por suas conquistas em qualidade e excelência. A convenção deste ano foi presidida por José E. Prieto, Presidente e CEO da BID, juntamente com personalidades de destaque do mundo dos negócios e o corpo diplomático.
O prêmio é anualmente concedido pelo Business Initiative Directions (BID) entre organizações, empresas e líderes de mais de 150 países ao redor do mundo e concede reconhecimento, visibilidade, confiança e credibilidade para as empresas e organizações que as recebem. Esse prêmio é um marco para a empresa Brasileiros em Ushuaia que, ao receber o belíssimo troféu entra num seleto grupo de empresas com reconhecimento internacional vencedoras do prêmio BID a qualidade, inovação, produtividade e excelência.
Fundada em 2014 por Brasileiros na cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina e dois anos depois com sede também no Brasil, é hoje uma referência mundial no que tange a uma agência de turismo Brasileira em outro país, sendo atualmente uma das principais agências de turismo da Argentina, recebendo em média 40 mil Brasileiros por ano apenas na cidade de Ushuaia. O prêmio na categoria OURO, entregue ao diretor e fundador da empresa Mário Barros, é o resultado de uma investigação absoluta, bem como análises feitas por líderes empreendedores, especialistas em qualidade que formam a Quality Hunters dirigidos pelo BID e uma votação entre os CEOs do comitê de avaliação do BID. São avaliados diversos fatores para que uma empresa possa chegar a ser vencedora do prêmio, a de se destacar a importância da satisfação dos seus clientes e um excelente trabalho de marketing, entre diversos outros fatores avaliados. Segundo Jose E. Prieto, “os premiados são símbolos de compromisso com a liderança, tecnologia, inovação e qualidade, tornando-os modelos para outros em seus setores. ”
Ao receber o prêmio, o diretor da empresa, Mário Barros menciona a importância do reconhecimento: “Receber o troféu das mãos do presidente foi uma honra e emoção sem tamanho, passaram muitas coisas na minha cabeça, desde todo o começo e as inúmeras dificuldades para transformar um sonho numa empresa vencedora e hoje referência num país estrangeiro, bem como lembrar de cada um dos que contribuíram e fizeram parte da empresa em algum momento e que sem dúvida tem participação nesse prêmio. E claro, em especial nossa atual equipe, que atualmente somos mais de 50 colaboradores diretos, que permitem os resultados obtidos e fazem da empresa uma grande família.” O prêmio BID é um indicador de excelência, é o reconhecimento de um esforço empenhado através da filosofia do progresso contínuo e de inovação. A empresa de turismo Brasileiros em Ushuaia reconhece a grandeza e a honra de receber o prêmio internacional World Quality Commitment na categoria OURO entregue pelas mãos do presidente do BID, e sendo assim aceita a responsabilidade de manter o mesmo padrão e qualidade que o projetou para o prêmio e ainda mais, buscar a cada dia a melhora e a excelência em todos os seus departamentos.
CUIDADO COM PROMOÇÕES DE PASSAGENS MAIS BARATAS
De acordo com levantamento da ANAC, no último ano mais de 100,87 milhões de passageiros embarcaram nos aeroportos brasileiros, o que representa um aumento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 91% dos embarques foram em voos domésticos e 9% em voos internacionais. Para quem está planejando uma viagem, algumas dicas podem ajudar. Antes de emitir seu bilhete confira bem a dita promoção, geralmente são mais baratas aquelas com trechos mais longos, conexões absurdas, aeroportos distantes demais, horários horríveis e não incluem despacho de bagagens. Não comesse sua viagem com dor de cabeça. Os buscadores de voos são uma ótima opção para quem quer planejar uma viagem, mas todo, todo cuidado é pouco. Lembre-se que aqui no Brasil impera a lei de levar vantagem em tudo e que a proteção ao consumidor é uma piada ridícula.
TRAVEL ACE ANUNCIA ASSISTÊNCIA MÉDICA POR VÍDEO TRANSFERÊNCIA
A Travel Ace Assintance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, passa a realizar atendimentos médicos através de um serviço inovador: por videochamada. Além da comodidade, é eficiente, rápido, em menos de 15 minutos, os clientes podem esclarecer dúvidas de qualquer lugar do mundo. Por meio do aplicativo próprio, disponível tanto para Android como para IOS, é realizada a consulta virtual, que vai desde tirar uma dúvida quanto à utilização de um medicamento, como a necessidade de procurar um pronto atendimento. Confira o Vídeo Teleassistência Médica.
O serviço pode ser utilizado de qualquer parte do mundo (com espera máxima de 15 minutos), o aconselhamento médico por videochamada não é um atendimento de emergência e é indicado principalmente para cuidados primários como, por exemplo: resfriados, erupções cutâneas, dores abdominais, infecções do trato urinário, entre outros. Com uma equipe médica capacitada e por meio de perguntas objetivas é possível identificar sintomas e precisar de maneira personalizada, o melhor caminho a ser seguido. As consultas virtuais não substituem as presenciais e, se o especialista considerar apropriado, indica ao paciente a necessidade de procurar atendimento médico.
CONFERÊNCIA DE TURISMO E SAÚDE ACONTECERÁ EM ABU DAHBI
Compradores internacionais, palestrantes especialistas, Ministros da Saúde e centenas de outros executivos da área da saúde viajarão para Abu Dhabi, no próximo mês, como delegados do 12th World Medical Tourism & Global Healthcare Congress (WMTC) (12º Congresso Internacional da Área da Saúde e de Turismo Médico). O Congresso, que espera abordar muitos dos desafios enfrentados pela área do turismo de saúde, acontece de 15 a 17 de outubro. A edição deste ano do WMTC é uma nova direção ousada para a conferencia de maior crescimento entre inovadores e progressistas do setor da saúde. Líderes do setor de todas as partes do mundo, se reunirão na agradável Abu Dhabi, onde especialmente os compradores internacionais farão um tour privado pelo cenário médico em franca expansão dos Emirados, em 15 de outubro. O primeiro dia também terá como atração um Encontro Ministerial sobre turismo médico e controle da saúde da população, além de uma oficina o dia todo para integrantes da indústria médica que desejam tornar-se um profissional certificado em viagens médicas.
BETO CARRERO WORLD SONHO ENCANTADO DAS CRIANÇAS
Interagir com o personagem favorito, ver um brinquedo ganhar tamanho real, voar em um elefante, ficar pertinho de dinossauros, embarcar em uma viagem pelo universo da fantasia e brincar o dia todo. Os sonhos de uma criança são inúmeros e podem se tornar realidade no maior parque temático da América Latina. Com mais de 100 atrações que agradam todos os gostos e idades, o Beto Carrero World é o destino perfeito para quem quer realizar os desejos dos pequenos e ainda se divertir em família durante o mês das crianças.
O presentão fica ainda mais completo com a oferta de entrada gratuita aos visitantes com até 12 anos, desde que acompanhados de um adulto pagante. A promoção é válida para todo o mês de outubro. Para os pais e responsáveis que estão se programando para visitar o Beto Carrero World, foram selecionadas atrações especiais para dias de muita alegria e diversão. E depois de tantos sonhos realizados, caso as famílias precisem de um ambiente confortável, com local para amamentação, fraldário, além de um espaço para descanso e descontração, podem contar com o espaço Cottonbaby. O Beto Carrero World conta ainda com farmácia, ambulatório, guarda-volumes, praça de alimentação, carrinhos de bebê para locação, entre vários outros benefícios. Para a experiência familiar completa, os visitantes podem desfrutar do “fast pass” que garante o passeio sem filas.
BETO CARRERO & AMÉRICA LATINA
Reconhecido como o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World é rota constante do turismo nacional e internacional. Para reforçar a presença no Exterior, representantes do empreendimento participam de três importantes eventos para trade turístico nas Américas: a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) Buenos Aires, Argentina; a Feira Internacional de Turismo (Fitpar) de Assunção, Paraguai; e a Expoviajes, em Montevidéu, Uruguai. Nas feiras, o Beto Carrero World apresentará as mais de 100 atrações incluindo a área temática Hot Wheels, que abrange o Hot Wheels Epic Show, espetáculo com manobras radicais de veículos, restaurante e loja temática. Para reforçar a participação nos países vizinhos, a equipe levará novidades e promoções exclusivas.
OUTUBRO ROSA NA ITAIPU BINACIONAL
A iluminação da barragem de Itaipu ganhará a cor rosa, a partir desta sexta-feira, dia 4. Pelo sexto ano consecutivo, uma parte dos 747 refletores e 112 luminárias do atrativo “Itaipu Iluminada”, promovido nas noites de sextas e sábados, será substituída para receber as cores do Outubro Rosa. A mudança, válida durante todo o mês, simboliza o apoio da empresa à campanha mundial de alerta sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama. Quem quiser conferir a usina iluminada nas cores da campanha tem até o dia 26 de outubro (sábado). As saídas ocorrem às 19h30 e a duração é de uma hora e meia. Mais Informações podem ser obtidas em https://ingressos.turismoitaipu.com.br/p/itaipu-iluminada. Para chamar a atenção sobre a doença, Itaipu também vai promover um evento com seus empregados e empregadas, no dia 22. A roda de conversa “Previna-se! Cuide-se!” será promovida pelos programas de Valorização da Diversidade e o Reviver, da Diretoria Administrativa. Na ocasião, o público
interno da usina terá palestra com especialistas no tema.
Leia ainda: Santa Catarina é o Estado mais Azul do Brasil