Gastronomia Italiana é uma das atrações da 28º Incanto Trentino
Assim como seus antepassados, que vieram de Trento, na Itália, para os moradores de Nova Trento, na Grande Florianópolis, receber as visitas com uma mesa farta, muita bebida, músicas típicas e alegria é uma tradição que passa de geração em geração. E toda essa cultura será apresentada durante a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino Italianas, que acontece de 4 a 7 de agosto, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade. A realização da Incanto Trentino é da Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Uma das grandes atrações da festa é a gastronomia e entre os pratos típicos se destaca o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para algo nosso, feito em casa ou artesanal. O prato foi criado para representar a gastronomia da festa, pois é composto por elementos do cotidiano do colono, do imigrante neotrentino, como polenta, queijo, linguiça e verduras.
O Piatto Nostrano é servido com a tradicional polenta brustolada, que é a polenta cozida e, depois de fria, cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são aqueles pontinhos mais escuros, típicos daquilo que é assado na chapa ou na grelha. Ainda acompanha o queijo, que no caso é a “tosella”, que é uma fatia de um queijo branco fresco, frito na manteiga; a “lugànega, que é a linguiça, e dela é feita a massa da lugànega ou a pasta da linguiça. Depois é feita uma polpetta, um bolinho, que é achatado, assado e servido com as verduras comuns da temporada.
Os responsáveis pela cozinha do restaurante do Sítio Dona Lourdes, localizado entre Nova Trento e São João Batista farão, pela primeira vez, o prato típico para os visitantes da Incanto Trentino.
“Com este prato, o Piatto Nostrano, fortalecemos as nossas raízes italianas com ingredientes que estão no dia a dia de cada cidadão neotrentino. É um orgulho apresentar a nossa rica cultura gastronômica”, destacou o proprietário do Sítio, Cirineu Bunn.