O Brasil é um dos 20 mercados que mais impulsionam o turismo global
Segundo o levantamento Mastercard no Global Destination Cities Index, o Brasil ocupa o 17º lugar, estando entre os 20 destinos que mais impulsionam o turismo no mundo. O país vem logo atrás da Argentina, sendo os únicos mercados sul-americanos a entrarem para a lista. Entre os três países mais visitados pelos brasileiros estão os Estados Unidos (41,7%), Itália (7,9%) e Argentina (7%). Já na categoria cidades, entram apenas as norte-americanas Nova Iorque (11,2%), Orlando (10,9%) e Miami (9,7%). O relatório classifica especificamente as cidades de origem das pessoas que viajam internacionalmente, além dos principais destinos visitados.
Em todo o mundo, a indústria do turismo movimentou um recorde de US$ 8,8 trilhões, além de gerar 319 milhões de empregos em 2018, de acordo com o World Travel and Tourism Council. Essas informações são essenciais para ajudar na tomada de decisões sobre a melhor maneira de atrair e atender turistas do mundo todo. Enfrentar os desafios do turismo mundial é uma tarefa muito grande para uma única organização, indústria ou governo. Por isso, a união de recursos de diferentes disciplinas e setores – públicos e privados – produz novas inovações e soluções mais sustentáveis, que são possíveis graças a uma visão 360º dos problemas que surgem. Origins é um resumo do Índice Global de Cidades de Destino da Mastercard, com publicação prevista ainda para este ano.
Este ano, os Estados Unidos são o primeiro mercado de origem, seguido pela China Continental, Alemanha, Reino Unido e França. Viagens à Ásia e ao Pacífico também aumentaram. A República da Coréia e Taiwan, que não estavam entre os dez primeiros lugares há uma década, subiram para o 6º e 10º lugares, respectivamente. Confira a lista: 1 – Estados Unidos, 2 – China Continental, 3 – Alemanha, 4 – Reino Unido, 5 – França, 6 – Coréia do Sul, 7 – Japão, 8 – Canadá, 9 – Rússia,
10- Taiwan, 11 – Austrália, 12 – Índia, 13 – Itália, 14 – Espanha, 15 – Holanda, 16 – Argentina, 17 – Brasil, 18 – Arábia Saudita, 19 – Indonésia, 20 – Malásia.
MÉDICOS SEM FRONTEIRAS NA ABAV EXPO 2019
A organização humanitária Médicos sem Fronteiras (MSF) terá pelo segundo ano consecutivo uma equipe de voluntários na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 25 a 27 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Na última edição do evento, em um único dia, os voluntários cadastrararam cerca de 60 novos doadores, ajudando a dar alimento terapêutico a mais de 800 crianças desnutridas. A entidade está presente em mais de 70 países, oferecendo cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda humanitária. Mais de 45 mil profissionais de diferentes áreas e nacionalidades compõem a organização, que é independente e tem 96% do seu financiamento proveniente de doação de pessoas físicas e da iniciativa privada.
Para ajudar a sustentar o trabalho humanitário e independente da organização, MSF se vale de eventos, como a ABAV Expo, para captar novos Doadores Sem Fronteiras. Os captadores de recursos vestem coletes brancos, são identificados com crachás e preparados para dialogar sobre a importância das doações que permitem que o MSF possa atender emergências e atuar em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais e exclusão do acesso à saúde. “Estamos na expectativa de poder divulgar o trabalho da organização para todos os presentes na ABAV Expo 2019 e ampliar ainda mais o número de doadores para atender a todas as contínuas necessidades de quem ajudamos”, diz Laís Mascarenhas, uma das coordenadoras do Médico Sem Fronteiras.
“Ficamos felizes em poder abrir as portas de um evento com milhares de visitantes para o MSF divulgar o trabalho de ajuda humanitária que realiza”, afirma Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional. “E, neste ano, com o último dia da feira aberto ao consumidor final, a organização poderá ampliar ainda mais o impacto da ação”, destaca Magda.
ABRACORP & CAPACITAÇÕES
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e suas 29 agências associadas registraram um crescimento de 14.7% no faturamento do primeiro semestre de 2019. As agências associadas somam juntas R$5,5 bilhões entre os meses de janeiro e julho deste ano. O grande destaque ficou para o setor aéreo nacional, que de R$ 1,79 bilhão em 2018 saltou para R$ 2,23 bilhões no ano de 2019, tendo um aumento de 24,8%. Os números foram apresentados na última terça-feira (23), em São Paulo. Quem também obteve um acréscimo importante foi o da hotelaria nacional, com um crescimento importante de 25,7%, passando de R$ 830 milhões para R$ 1.04 bilhão. Os outros setores também tiveram alterações relativas como seguros (77,3%), transfers (22,6%), locação de veículos nacional (20,6%) e rodoviário (56,8%). Foi anunciada a parceria entre Abracorp e a 4C Solutions para o projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência) Abracorp by 4C Academy, com a finalidade de oferecer capacitações, mentorias e cursos fechados aos associados.
JPA TERÁ FERRAMENTA PARA INTERAÇÃO
O JPA Travel Market lançará ferramenta que irá permitir aos expositores manterem contato com agentes, operadores e outros profissionais do turismo antes e depois do evento, o B2B Now. A startup tem como foco inicial promover uma interação maior entre visitantes e expositores do evento através dos dados disponibilizados na plataforma, que poderá ser acessada a qualquer momento. Os dados serão disponibilizados pelo próprio usuário no momento do cadastro, como telefone, e-mail, Whatsapp e até mesmo o Linkedin.
Segundo Claudio Junior, diretor do JPA, ”Cada novo cadastro será validado após análise, deixando a rede 100% B2B e apenas com os expositores e inscritos no evento. No futuro, aceitaremos usuários de todo Brasil, mesmo os que não visitam nosso evento, mas a plataforma continuará restrita a profissionais do turismo”. Para se cadastrar basta acessar o link b2bnow.com.br e preencher todos os campos. Seus dados enviados passarão por uma análise e em seguida ficarão disponíveis na plataforma.
Em sua 9ª edição, o JPA Travel Market apresenta novidades neste ano, uma delas é a criação de um espaço exclusivo voltado para tecnologia, abrangendo áreas do segmento. Um dos parceiros desta área será o FamilyDoc, uma startup que conecta médicos e pacientes, atualmente já funciona em Fortaleza e avança para outras capitais do Nordeste. Com FamilyDoc, qualquer pessoa pode contar com um médico para atendimento domiciliar, hotel ou empresa em até 3 horas, com valores de consulta popular de podem variar de R$ 80,00 a R$ 200,00, mais a taxa de deslocamento, de acordo com o profissional disponível e sua distância até o paciente. O serviço está disponível pelo site familydoc.com.br ou pelo aplicativo, que pode ser baixado na Apple Store ou Google Play.
SÃO CARLOS SERÁ SEDE DO PRIMEIRO FÓRUM DE TURISMO
Evento, inédito na região, reunirá empresários, gestores públicos, conselheiros municipais de turismo, gestores de empresas do setor turístico, instituições educacionais, imprensa e demais interessados a promoção do turismo. São Carlos será palco do 1º Fórum de Turismo do Vale das Águas. O evento, inédito na região e que deverá se tornar anual, será realizado no Pratas Thermas Resort & Convention, o dia 30 de julho, das 9h às 17h30min. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site, clique aqui e custam o valor de R$65,00, incluindo o almoço no hotel.
No evento, são esperados empresários, gestores públicos, investidores conselheiros municipais de turismo, gestores de empresas do setor turístico, instituições educacionais, imprensa e demais interessados a promoção do tema. Já estão confirmadas as presenças da presidente da Santur, Flavia Didomenico, do diretor Nacional de Infraestrutura Turística, Marcelo Moreira e do presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC, deputado estadual Ivan Naatz. Na agenda estão previstos painéis, palestras e debates com conteúdo técnico e cases de ações que já vem sendo desenvolvidas em outras regiões do estado, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar tanto o setor público quanto o privado para o desenvolvimento e investimento no setor turístico.
Serão apresentados ainda, o case de turismo rural desenvolvido pela Associação de Municípios da Região Serrana, o case de Abdon Batista, que será apresentado pelo prefeito do município e também presidente da Associação dos Munícipios Sedes de Usinas Hidrelétrica, Lucimar Salmória e o Turismo de Saúde, que será apresentado pelo Senac. “Queremos agregar e gerar conhecimento e ideias para alavancagem dessa matriz econômica tão importante para nossa região”, explica Fabio Sousa, presidente da Região Vale das Águas e diretor do Pratas Thermas. Fabio destaca também, a necessidade dos destinos em atrair investimentos e de melhorar o ambiente de negócios no Turismo. Segundo ele, o fórum trará justamente esta discussão para gerar ideias e soluções.
ENGORDAMENTO DA PRAIA DE CANASVIEIRAS
Assim como o ICMBio, o IMA (FATMA), é outro órgão que tem que ser mandado para a Lua. Quando eu recebo isso eu fico pasmo com a burocracia apenas para engordar a faixa de areia de Canasvieiras. É puxar areia do fundo do mar e jogar na beira da praia. Mesma areia, mesma praia, mesmo mar. Todavia, segundo o órgão que trabalha 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados, a resposta é essa: “Em relação ao processo de licenciamento do projeto conhecido como engordamento da praia de Canasvieiras, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) esclarece que em dezembro do ano passado foi emitida a LAP – Licença Ambiental Prévia – a primeira de três licenças necessárias para o empreendimento. Em janeiro de 2019, foi protocolado no órgão ambiental catarinense o pedido para a emissão da segunda autorização, a LAI – Licença Ambiental de Instalação que, entre outros, somente é emitida após o cumprimento das exigências estabelecidas na LAP.
Das 40 condicionantes ambientais determinadas na Licença Prévia (misericórdia) para a obra de alimentação artificial da orla de Canasvieiras, 18 não foram cumpridas e outras cinco faltam complementações, ou seja, há inconsistências em 23 condicionantes. A LAP obriga a apresentação de tais documentos para a LAI, mas o solicitante ignorou. O Instituto segue as legislações pertinentes e as Instruções Normativas que norteiam todos os processos de licenciamento. Assim sendo, aguarda as complementações para que possa emitir a licença para o referido projeto. Portanto, segundo eles não há demora, atraso ou burocracia (que nome se da a isso então), há o cumprimento da lei e dos procedimentos necessários para a concessão de quaisquer licenças. Portanto, esqueçam, o mar vai continuar subindo, acabando com a praia, casas, bares, prédios… Ilha da tranqueira burocrática. Como todos sabemos esses órgãos criam dificuldades para vender facilidades. Enquanto isso o esgoto continua sendo jogado na praia e toda temporada aquela podridão de rio detona com a temporada. Quantos pontos impróprios para o banho tem Canasvieiras.
BETO CARRERO WORLD CONQUISTA TÍTULO DE MELHOR PARQUE DA AMÉRICA DO SUL
Mais de 100 atrativos, shows inéditos e quase três décadas de muita fantasia e diversão para toda a família. Este é o Beto Carrero World, que pelo 6º ano consecutivo é consagrado pelo público como o Melhor Parque da América do Sul. A certificação chegou através do Travellers’ Choice, considerado o mais importante prêmio do TripAdvisor, um dos maiores sites de viagem do mundo. Além da primeira colocação na América do Sul, o Beto Carrero World foi o único brasileiro a conquistar espaço na lista dos 20 melhores parques no mundo. O ranking anual é construído com base nas avaliações, comentários e opiniões dos visitantes mundiais em um período de 12 meses.
“Temos uma responsabilidade muito grande, e este reconhecimento é fruto de muita dedicação para oferecer a melhor experiência e fantasia ao nosso visitante. Buscamos inovar, crescer, investir, e para o aniversário de 30 anos que se aproxima, o público pode esperar por novas alianças internacionais e novidades”, explica Rogério Siqueira, diretor presidente do Beto Carrero World. Além do prêmio Travellers’ Choice, o Beto Carrero World entrou também para o “Hall da Fama” do TripAdvisor. O Certificado de Excelência é concedido apenas aos atrativos que ganham o selo de qualidade por cinco anos consecutivos ou mais. Saiba mais sobre todos os atrativos do Beto Carrero World
FLORIPA AIRPORT APRESENTE ÁREA COMERCIAL E BOULEVARD 12/32
A Floripa Airport, subsidiária do grupo suíço Zurich Airport e administradora do Aeroporto Internacional de Florianópolis, realiza no próximo dia 1/8/2019, às 14h, coletiva de imprensa para apresentar o mix de estabelecimentos comerciais que vão compor o novo terminal de passageiros e o Boulevard 14/32, a grande praça que está sendo construída em frente à nova infraestrutura. Mais de 85% das oportunidades comerciais dos dois empreendimentos já estão preenchidas, abrangendo representantes locais, nacionais e internacionais, e em alguns casos, será a primeira unidade da marca no Sul do Brasil. O conjunto reúne uma gama de opções de cafés, restaurantes, lojas de segmentos variados e muito serviço.
Na ocasião, os profissionais de imprensa também terão a oportunidade de fazer uma caminhada guiada pelo novo terminal. Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo terminal e o Boulevard 14/32 entram em operação em 1° de outubro de 2019. A coletiva de imprensa ocorrerá no saguão do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis (acesso se dá pela Rodovia Aparício Ramos Cordeiro – estrada da Tapera).
4° SERRA CATARINA FESTIVAL DE INVERNO
Objetivando atrair turistas para este período, o Serra Catarina Festival de Inverno, é uma expressiva e impulsionadora plataforma de divulgação, que integraliza os municípios da Serra Catarinense através dos eventos e potencializa toda a região no: turismo, comércio e serviços. O Serra Catarina Festival de Inverno consolida-se como um dos maiores festivais de inverno, no Sul do Brasil e cresce a cada ano. Em 2019 são mais de 160 eventos e atrações incluindo: arte, cultura, música, sabor, esporte, tradição, exposições, entretenimento, aventura, diversão e muito mais. Anualmente o Serra Catarina festival de inverno recebe milhares de turistas, muitos já retornando de edições anteriores do festival, encantados com a receptividade do povo serrano, o charme do inverno e as exuberantes paisagens serranas, além de uma expressiva plataforma “inclusiva” de integração e divulgação da: arte, cultura, música, sabor, esporte, tradição, exposições, entretenimento, aventura, diversão e muito mais! Venha viver o melhor da Serra Catarinense antes que acabe e ninguém fique sabendo !
MATEADA DA SERRA
O Festival de Inverno que só fiquei sabendo dele ontem, já está chegando ao fim, mas ainda dá para aproveitar neste final de semana diversas atrações que terão início na sexta-feira (26). Uma delas, é a 4° Mateada da Serra, que pretende reunir amigos, familiares e o público em geral para uma tradicional roda de chimarrão. Nesta edição, o evento contará com o apoio da Erva-mate Urubici. Os participantes deverão levar suas cuias, bombas e garrafas térmicas para a ação. Mais tarde, a programação contará com a apresentação de Invernadas Artísticas, estendendo para Sarau de Poesias e muita música nativista. A Mateada é um evento tradicionalista, que consiste na reunião informal de pessoas, com o intuito de apreciarem um bom mate. Mais informações aqui.
GRAMADO CONVENTION APRESENTA RESULTADOS
O Gramado CVB (Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau) conta, novamente, com números expressivos, em seu principal trabalho: captação de eventos. Nos primeiros 6 meses deste ano a entidade já contabiliza 25 eventos realizados, 23 candidaturas lançadas, 13 eventos captados, 16 em fase de captação e 29 visitas técnicas. O Convention está trabalhando também em Nova Petrópolis onde está, junto com lideranças empresariais da cidade, fazendo um inventário de locais para receber eventos, com objetivo de, cada vez mais, manter a regionalização e fomentar eventos para toda a Região das Hortênsias, com o fortalecimento do turismo MICE.
A entidade também promoveu eventos para buscar parceiros na captação como o programa Embaixadores de Gramado e Canela. Além disso, um café da manhã, em POA, com as secretárias dos médicos da Amrigs. Para os associados, promoveu a segunda edição da Convenção de Associados, o Seminário Gestão da Qualidade e o Workshop “O futuro das organizações” com abordagem do tema Ferramentas Ágeis, visando a qualificação e o networking entre os associados. O presidente do Convention Eduardo Zorzanello também ressalta a importância de ter assumido a vice-presidência da Unedestinos, o que possibilitará ainda mais divulgação para a região no cenário nacional.
FEIRA DE NEGÓCIOS DA GRAMADO SUMMIT
Em sua terceira edição, a Gramado Summit apresenta crescimento exponencial, tanto em número de palestrantes quanto em espaço utilizado para a feira de negócios. Em 2018, a área construída para o evento foi de 5,6 mil² e, neste ano, dobrou para 12 mil². O número de palestrantes também subiu de 60, do ano passado, para mais de 120. Ainda, estão confirmadas para esta edição cerca de 100 empresas de diversos setores, número que possibilitará ainda mais networking entre expositores e visitantes. Entre elas, os segmentos com maior número de participação são as fintechs (trabalham para otimizar serviços do sistema financeiro), SAS’s (oferecem softwares como principal serviço) e edutechs (buscam revolucionar a educação com o uso da tecnologia).
Conforme o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, a estrutura do evento possibilita geração de negócios tanto para pequenas startups quanto para empresas maiores. “Criamos um modelo não só para quem busca investimentos financeiros. Desenvolvemos um espaço para geração de negócios para quem quer se conectar com novas tecnologias e aperfeiçoar ainda mais sua empresa por exemplo”, aponta. Outro crescimento do evento é o número de participantes. São esperadas 4 mil pessoas em cada um dos três dias, enquanto na última edição foram cerca de 2,5 mil visitantes por dia. Se você ainda não garantiu o ingresso para participar do maior brainstorming do Brasil, acesse.
RN MARCA PRESENÇA NO MEETING BRASIL 2019
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) participam a partir do dia 29 de julho da edição 2019 do Meeting Brasil. O evento é uma oportunidade para que representantes do turismo brasileiro fortaleçam e divulguem seus produtos, atrativos e destinos turísticos para os principais operadores e agentes de viagens da América do Sul. Nesta edição, as cidades visitadas serão Montevideo (29/7), no Uruguai; Buenos Aires (31/7), na Argentina; Assunção (2/8), no Paraguai; Bogotá (5/8), na Colômbia, e Lima (7/8), no Peru. Para a secretária de Turismo, Aninha Costa, o fortalecimento dos contatos com os países da América do Sul, principais emissores internacionais de turistas para o estado, é fundamental para a geração de negócios.
“Esse contato direto e pessoal nos permite apresentar o destino com uma riqueza maior de detalhes, principalmente no que diz respeito às potencialidades de cada um dos cinco polos turísticos do RN, rico em opções que vão além do turismo sol e mar, já consolidado aqui no estado”, enfatiza a secretária. A definição das cidades participantes do evento é realizada por meio do estudo da economia local, crescimento do turismo, interesse do mercado no Brasil e também do trade turístico do nosso país nestes lugares. As gerente e subgerente de Promoção Internacional da Emprotur, Nayara Santana, e Priscila Feola, representarão o Rio Grande do Norte no evento. A participação no Meeting Brasil 2019 é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Projeto Governo Cidadão mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
TRAVEL ACE