Santa Catarina presente no Encontro da Grande Reserva Mata Atlântica
Aconteceu neste sábado (20), em Antonina, o Encontro da Grande Reserva da Mata Atlântica, que visa promoção e desenvolvimento do turismo como atividade econômica através do turismo responsável. A Grande Reserva da Mata Atlântica compreende os três Estados, Paraná, São Paulo e Santa Catarina, foi apresentada aos municípios que a integram, a empresários e imprensa do trade turístico para fomentar a comercialização e desenvolvimento e promoção de roteiros e destinos como o Vale dos Gigantes no Paraná, a Rota do Lagamar entre São Paulo e Paraná e a Rota Porto a Porto entre Paraná e Santa Catarina. Durante o evento foi assinado o protocolo de intenções para integração e criação do roteiro da Grande Reserva da Mata Atlântica, Rota Lagamar e Rota Porto a Porto.
Presentes na solenidade, prefeito de Cananéia Gabriel Rosa representando o Estado de São Paulo e Flavia Didomenico secretária de turismo de Santa Catarina. Pelo Paraná, além da presença do governador em exercício Darci Piana, também estiveram presentes, secretario de desenvolvimento sustentável e turismo Marcio Nunes e o presidente da Paraná Turismo Jacob Mehl, além de Vitor Tioqueta superintendente do SEBRAE PR, prefeitos das cidades do Litoral representados pelo prefeito de Antonina Zé Paulo, e os representantes da SPVS Clovis Borges e Ricardo Borges.
Entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, está o último grande remanescente contínuo deste bioma, chamado de Grande Reserva Mata Atlântica. Com aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais não fragmentadas, conectando unidades de conservação já existentes e promovendo iniciativas voltadas à preservação do patrimônio natural e cultural da região da Serra do Mar. Todo este conjunto foi declarado em 1989 Sítio do Patrimônio Natural Mundial, e em 1991 Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO.
PACOTES TURÍSTICOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Seminário debate o turismo na região da Grande Florianópolis, trabalhado em parceria com o agenciamento de viagens, levando produtos e serviços de toda cadeia produtiva do turismo ao alcance do turista. Levar o produto turístico da Grande Florianópolis ao alcance do turista, de maneira eficiente e pronta para o consumo, esse é o foco do 1º Seminário de Desenvolvimento Turístico – Grande Florianópolis que acontece na manhã do dia 15 de agosto, em paralelo ao Encontro Catarinense de Hoteleiros ENCATHO, nas dependências do Centrosul em Florianópolis. O evento visa aproximar a oferta turística da região da Grande Florianópolis ao agenciamento de viagens em todas as suas etapas, desde a construção de pacotes junto aos fornecedores até a comercialização para o cliente final.
Provocar a criação de novos produtos, articulando a modernização da oferta turística, robustecer os conceitos de sustentabilidade, experiência e vivência, como alternativas para aumentar o fluxo turístico nas cidades que compõem o mapa do turismo na região da Grande Florianópolis, é a visão do coordenador Marcelo Alves da IGRTur-GF Instância de Governança da Região Turística da Grande Florianópolis, que vê a aproximação dos empresários locais ao agenciamento de viagens, uma válvula propulsora para divulgar e comercializar o destino. O 1º Seminário de Desenvolvimento Turístico – Grande Florianópolis tem inscrições gratuitas e disponíveis neste link. Mais informações: igrtur.gf@gmail.com.
FLORIPA AIRPORT NA LOGISTIQUE
A empresa Floripa Airport, criada pelo grupo suíço Zurich Airport para administrar o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, participa pelo segundo ano consecutivo da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais, com uma série de novidades para o mercado de logística e transporte aéreo. A edição deste ano acontece de 27 a 29 de agosto, no Centro de Promoções Expoville, em Joinville. O evento será palco para o lançamento da nova marca do terminal de cargas de Florianópolis, considerado o mais bem equipado de Santa Catarina, que passará a se chamar Floripa Airport Cargo.
De acordo com o CEO da empresa, Tobias Markert, não se trata apenas de uma mudança de nome, mas de uma evolução no que tange qualidade e inovação nos serviços do terminal de cargas. A nova marca carrega consigo a premissa da sustentabilidade, valor essencial para a Floripa Airport. Junto com a nova marca, a empresa lança o Programa Floripa Airport de Eficiência Logística, que que tem como objetivo apoiar importadores, exportadores e prestadores de serviços para que obtenham melhor performance de tempo nos processos de importação. Outras novidades importantes para o melhor atendimento dos clientes são a autorização de funcionamento da AFE, da Anvisa e a habilitação do Vigiagro (MAPA).
O empresário destaca que este ano o Floripa Airport Cargo tem batido recorde de agilidade, chegando à média de 66% das cargas liberadas em até 24 horas. “A Logistique 2018 foi um ambiente importante para incrementar nosso volume de novos negócios, bem como divulgar nossa infraestrutura e facilidades” acrescenta Markert. Com a proposta da feira de ser maior este ano, o objetivo da concessionária é “ampliar a base de clientes e oferecer novos produtos e alternativas, tanto na parte de operação, como na área comercial; encontrar novas oportunidades de negócios; reforçar as parcerias e continuar divulgando o nome Floripa Airport no mercado”. “O grupo suíço Zurich Airport é hoje um dos maiores operadores aeroportuários do planeta e sua participação na Logistique, por meio da concessionária Floripa Airport, demonstra o potencial do evento como um todo”, diz Leonardo Rinaldi, diretor da Logistique. A feira é considerada um dos principais eventos de logística, navegação e comércio exterior do Brasil e deve unir as cadeias de logística, transporte multimodal, comércio exterior e intralogística em um só local. Mais informações no endereço www.logistique.com.br.
FESTIVAL DE INVERNO EM SÃO JOAQUIM
O festival já começou no início do mês mas ninguém sabia. São Joaquim ainda não acordou para o turismo. Neste ano, o Festival está mobilizando, sem mídia, toda a população joaquinense e os turistas da temporada. Realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Diretoria de Cultura e apoio total da Prefeitura Municipal de São Joaquim, o Festival de Inverno tenta movimentar a cidade e a Serra Catarinense, acontecendo em três diferentes pontos: Praça Cesário Amarante, Praça João Ribeiro e Parque Nacional da Maçã. Com atrações para todos os gostos, o evento conta com uma programação diversificada e só termina no próximo final de semana, 28 de julho. Para este último final de semana que fiquei sabendo somente neste último domingo, 21/07 vários eventos estão programados.
Diversas atrações já compuseram a programação, marcando esta edição como uma das mais elaboradas. Para concluir este ciclo em grande estilo, o último fim de semana do Festival acontecerá na maior parte, no Parque Nacional da Maçã e contará com inúmeras atrações para todos os gostos.
A ocupação do Parque para eventos, é de suma importância para valorização e conservação do mesmo. As atividades terão início na sexta-feira (26) e estenderão até o domingo (28). Com muita gastronomia, música e dança, o Parque será tomado por cultura, aproveitando da melhor maneira possível o espaço e oferecendo para os munícipes e os turistas um fim de semana diferente.
O Festival de Vinhos de Inverno, trará o melhor dos Vinhos Finos Altitude, mostrando as potencialidades do ramo na região. O Festival de Cervejarias da Serra Catarinense, chega com a mesma proposta, apresentando o que há de melhor na produção local. E, o Festival de Food Truck trará muitas novidades deliciosas no ramo da gastronomia. Para complementar a programação, acontecerão shows musicais e apresentações de danças.
REDUÇÃO DE ICMS SOBRE COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO
Uma falta de dedução lógica dos governos estaduais que emperram a máquina administrativa, entregando decisões simples a apreciação de uma câmara de deputados que não é chegada ao trabalho e tão pouco a agilidade. Em São Paulo que tem um governador e um secretário de turismo que entendem do assunto, as companhias aéreas que integram o programa de novos voos a partir do Estado de São Paulo já anunciaram mais de 95% do compromisso total. Resultado de um acordo entre as empresas da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e o Governo de São Paulo, as companhias devem anunciar 490 novas partidas semanais até o fim de 2019. Da parte do governo, decreto que regulamenta a redução da alíquota de ICMS sobre o combustível dos aviões de 25% para 12% foi publicado no Diário Oficial do estado.
Até então, foram 467 frequências anunciadas, das quais 269 já estão em operação e as demais 198 serão operacionalizadas até o fim deste ano. Nos próximos meses serão divulgados os 23 voos restantes previstos no acordo. A Aberar destaca que, das 490 novas partidas, 416 são nacionais, para 21 estados e 38 destinos diferentes. Outros 74 voos são regionais, para atender seis novas localidades dentro do estado: Barretos e Franca, pela Gol; Guarujá e Araraquara, pela Azul, e São Carlos e Votuporanga, pela Passaredo. A Latam também faz parte do acordo, tendo anunciado cinco novas frequências.
“Os novos voos que estão sendo criados e os destinos atendidos promoverão um aumento de consumo nas cidades e das receitas com o turismo que poderá proporcionar ao estado a geração de 59 mil empregos e o pagamento de R$ 1,4 bilhão em salários”, afirma Eduardo Sanovicz, presidente da Abear. Esse programa também prevê uma campanha de promoção conjunta entre a Secretaria Estadual de Turismo, o Visite São Paulo e a Abear. Essa parte do acordo criará o chamado Stopover em São Paulo. Trata-se de uma espécie de uma conexão estendida em alguma cidade paulista de um passageiro vindo de localidade internacional ou nacional, mas cujo destino final não é no estado. Esse incentivo tem como intuito aumentar o fluxo de turistas de passagem no estado, beneficiando o comércio.
#DESTRAQUEJÁ
Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab; Diretor Regional de SC da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR), Nilton Silva Pacheco; Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; Diretor presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira; e secretário executivo do MTUr, Daniel Nepomuceno
Segundo Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde & Mar (SC), 86% dos visitantes do Litoral Norte catarinense contam com as rodovias para chegar à região, considerada um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, que recebe cerca de 5 milhões de turistas na temporada de Verão. Para facilitar e estimular ainda mais o setor, representantes do trade turístico do Sul do Brasil desenvolvem a iniciativa “#Descatraquejá” para desburocratizar leis e garantir que o público conte com mais tours e possibilidades rodoviárias. Representantes do grupo como o diretor presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, e o Diretor Regional de SC da ANTTUR, Nilton Silva Pacheco, se reuniram com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e equipe para debater e dar continuidade nas possibilidades.
O “#Descatraquejá” é formado por integrantes de destinos turísticos e iniciativas privadas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O grupo pede a liberação de operação em “circuito aberto”, quando o veículo pode fazer a viagem de ida com um grupo e voltar com outro, e dos “multiembarques”, que segue padrão europeu e o turista pode escolher o circuito completo ou apenas parte dele. Abrangem as solicitações ainda, a ampliação de vendas por plataformas eletrônicas ou aplicativos, para tornar a operação mais acessível e a alteração na responsabilização por bagagens (conteúdo), com proposta de transferir a responsabilidade da transportadora para o proprietário.
O grupo acredita ainda que as mudanças na legislação poderão garantir a ampliação de mais ofertas, movimentar o turismo local e estimular a economia brasileira. “A realidade atual não tem sido muito amistosa ao viajante. Além das variações monetárias e de serviço, sabemos que nem toda cidade possui aeroporto. O Brasil é rodoviário e precisamos unir e investir no nosso potencial para que todos tenham a oportunidade de viajar”, afirma Rogério Siqueira, diretor presidente do Beto Carrero World. A iniciativa “#Descatraquejá” surge de acordo com um dos pilares do Investe Turismo, programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo que busca estimular o desenvolvimento, destinos e gerar empregos a partir do investimento no trade. O projeto visa criar Rotas Turísticas Estratégicas que irão integrar municípios brasileiros e assim ampliar as possibilidades rodoviárias.
TOP 10: DESTINOS MAIS PROCURADOS NO BRASIL
O número de pessoas que viajam de avião voltou a crescer no Brasil. De acordo com levantamento da ANAC, no último ano mais de 100,87 milhões de passageiros embarcaram nos aeroportos brasileiros, o que representa um aumento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 91% dos embarques foram em voos domésticos e 9% em voos internacionais. Com o dólar mais alto, muitos brasileiros optaram por viajar para destinos dentro do Brasil. “O número de passageiros transportados em voos dentro do país registrou alta e o Nordeste está entre os destinos mais procurados, mesmo durante o inverno”, comenta Paula Rebouças, country manager do site TurismoCity (www.turismocity.com.br), – buscador de passagens aéreas que auxilia na escolha da viagem por destino e preço, podendo gerar economia de até 30% para o passageiro. A plataforma reúne, compara e envia em primeira mão aos usuários voos disponíveis e passagens aéreas promocionais para diversos destinos, mapeou os destinos nacionais mais buscados no primeiro semestre de 2019. Confira:
1 – Recife, 2 – Salvador, 3 – Fortaleza, 4 – Maceió, 5 – João Pessoa, 6 – Aracaju, 7 – Juazeiro Do Norte, 8 – Porto Alegre (Gramado), 9 – Teresina, 10 – Rio de Janeiro.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade já estão abertas. Lançado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade chega a sua oitava edição, tendo se consolidado como o único no país a lançar um olhar abrangente e integrado para todos os elos da cadeia produtiva. O Prêmio inova mais uma vez, remodelando completamente os processos de avaliação e seleção, que foram simplificados e subdivididos em fases. Desta maneira, o candidato só investirá mais tempo na seleção de acordo com a evolução nas fases, com isso a inscrição tornou-se muito mais rápida e fácil. Inscreva-se já.
WORKSHOP PATAGÔNIA FANTÁSTICA EM FLORIANÓPOLIS
A Patagônia Fantástica mais uma vez chega a Ilha da Magia – Florianópolis – SC, para um ótimo café da manhã de negócios, com novidades para seus clientes e a presença do trade turístico (receptivo, serviços, hotéis) e dos Prefeitos das cidades mais visitadas da região. Trata-se do 3º Workshop Patagônia Fantástica Argentina. O ingresso é gratuito especialmente para convidados. A confirmação da presença é fundamental junto ao Consulado da Argentina em Florianópolis pelo e-mail comercialcflor@gmail.com. Um dia antes estarão em Porto alegre e depois de Florianópolis seguem para Curitiba.
Vale lembrar que a temporada de inverno em Ushuaia está bombando literalmente pela quantidade e qualidade da neve, além dos preços serem extremamente convenientes, onde podemos ter a opção de passar um dia na ida e outra na volta em Buenos Aires, tanto que a Agência Brasileiros em Ushuaia está com ótimos pacotes já saindo de Buenos aires, com aéreo, hotel, transfer, café da manhã…
TERCEIRA IDADE E O TURISMO
A terceira idade é um público relevante para o Turismo: segundo a Abav, as viagens são a prioridade de 79% destas pessoas, que compram cerca de 15% dos pacotes vendidos no Brasil. Cerca de 75% viajam por conta própria, sendo 69% no mínimo uma vez ao ano para destinos de Turismo religioso, águas termais ou com a família. Pensando em atrair estas pessoas, o Longevidade Expo + Fórum, que será realizado de 29 de setembro a 1º de outubro no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (SP) terá uma área para Turismo, lazer e destinos. O evento tem como foco apresentar temas inovadores, produtos e serviços para o público acima de 60 anos. Na edição, são esperadas 20 mil pessoas para participar de palestras, seminários e workshops sobre longevidade. Estão confirmados mais de 100 expositores, como Latam Travel Jardins, Agaxtur, Gol, Pastore Turismo e TKS Intercâmbio. As inscrições são gratuitas e estão abertas.
CYBERATAQUES E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
Na manhã da última quarta-feira, 17, a Braztoa recebeu em sua sede representantes da Oracle e da A2F para abordarem dois temas de grande relevância, Cyberataques e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPG- Lei nº 13.709/2018), que entra em vigor em exatos 400 dias. O encontro foi pensado com o intuito de contribuir para que tais temas estejam nos radar das suas associadas, bem como das demais entidades do setor de agenciamento, que foram igualmente convidadas para a apresentação. Além dos cuidados necessários quando o assunto é exposição digital, todas as empresas deverão se adequar às novas regras de coleta, armazenamento e uso de informações de seus clientes – incluindo dados pessoais, como nome, idade, gênero, endereço, e-mail e CPF, entre outros.
“Uma das funções da Braztoa é auxiliar seus associados a se manterem atualizados e seguros nos seus negócios. As empresas estão atuando cada dia mais de forma digital e precisam acompanhar de perto as transformações, que são constantes. A Lei Geral de Proteção de Dados traz consigo muitos desafios de adequação e quanto mais conhecerem o tema, maior facilidade todos terão para lidar com ele. Por isso, promovemos esse debate com a antecedência necessária para que os ajustes sejam feitos por todos da melhor maneira possível”, completou Roberto Haro Nedelciu. Na prática, a LGPD coíbe o uso indiscriminado de dados pessoais informados por meio de cadastros. Exige, entre outras coisas, que as empresas passem a ter consentimento prévio dos clientes para uso de seus dados e que os consumidores tenham o direito de saber como e para qual finalidade específica suas informações serão utilizadas.
SCHAI SHURHAUS – A BELLA DA SEMANA
Schai Schürhaus é um perfeito exemplar da mulher catarinense – cabelos longos dourados, bumbum empinadinho e belíssima comissão de frente! A modelo contou como foi posar para o Bella da Semana: “Sou bem desinibida, gostei de posar nua, me senti muito à vontade com a equipe. Relaxando as coisas fluem melhor”. Atenção: prepare o seu coração para conferir esse ensaio! Ficou curioso? O ensaio com a Bella vai ao ar na quarta-feira (24). Anote na sua agenda e desmarque os compromissos!
Meat Shop – Jurerê Internacional
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