O inverno está chegando mais cedo em Santa Catarina
O FRIO CHEGOU EM SC?
O inverno está chegando mais cedo em Santa Catarina! Primeiramente, parece até mentira, só que não ! Dessa forma, a Serra Catarinense registra geada em pleno mês de Fevereiro. Portanto, o inverno nem chegou, mas os catarinense já estão sentindo uma prévia do próximo inverno. Na madrugada da última quinta-feira (27), os termômetros chegaram a marcar 0,9 graus na região. Assim, com essa reviravolta, acabou mudando a rotina das pessoas, que tiveram que tirar seus casacos para ir trabalhar. Em outras palavras, no vale dos caminhos da neve, uma geada cobriu de branco os campos em pleno verão, mostrando que o frio está voltando muito cedo, aliás, nem foi embora, nem deu pra esquecer, na Serra Catarinense.
Eu morro de rir quando esse povo da ouvidos a Al Gore e toda essas ONGs e gente que falam em aquecimento global quando de fato é o contrário que está acontecendo e verdade ainda, é bem outra. Enfim, não sei por que não dizem que é o planeta voltando ao seu vértice original, nada mais. Naturalmente, um Fevereiro atípico em SC, segunda forte massa de ar frio no estado. Ao mesmo tempo, aqui em Florianópolis foi o segundo registro mais baixo no mês com 13,7°C no norte da Ilha.
COSTA ESMERALDA COM MAIOR PARQUE DA REGIÃO
Primeiramente, criar destino tendo como foco a qualidade de vida, o desenvolvimento urbano e a felicidade. Portanto, com esse propósito se inicia a construção do primeiro bairro parque de Santa Catarina. Dessa forma, a obra, localizada em Porto Belo, será realizada em etapas. Assim, a primeira entrega será concluída em 18 meses, que será a inauguração de um parque, com mais de 70 mil metros quadrados de área total, que irá beneficiar toda a Costa Esmeralda, a poucos minutos do mar e totalmente acessível à população, inspirado nos melhores parques de convivência do mundo. Dessa forma, dos 70 mil metros quadrados, o parque ocupará 20 mil metros quadrados contendo dois lagos com aproximadamente 8,5 mil metros quadrados, sistema de segurança e vigilância com câmeras de última geração, trilha para caminhada, bicicletário, pet place, estação de ginástica e alongamento, bebedouros, playground, arquibancada e balanços.
Além disso, brinquedos para toda a família. Tudo isso circundado por uma área verde de aproximadamente 50 mil metros quadrados – apenas para se ter ideia, a área total corresponde a quase 10 campos de futebol. Com isso, O parque é um presente para toda a Costa Esmeralda, e está sendo construído dentro de uma área útil do projeto do bairro parque. Enfim, como o objetivo é também criar destino, como desenvolvimento social e econômico para toda a região, assim que for entregue o parque também servirá para muitos eventos culturais, como shows, aulas de yoga e prática de esportes. A saber, o projeto é assinado por Jaime Lerner, o segundo maior urbanista do mundo.
HOTÉIS CONTRATAM BEM MAIS NESTE VERÃO
Atualmente, com a queda no número de turistas argentinos e o incremento de visitantes de outros países a exemplo de Paraguai, Chile (graças a low cost Sky) e Uruguai, impactou na temporada de verão 2020 em Florianópolis. Além disso, o turismo interno também tem movimentado o trade da Capital e gerado bons resultados. Por exemplo, na Pousada Ilha do Papagaio (Palhoça – Grande Florianópolis), Hotel Fazenda Águas Claras (Ranho Queimado – Grande Florianópolis) sequer tinham vagas para day use durante o feriadão. Dessa forma, houve um incremento de 30% no número de colaboradores neste verão, em relação às demais épocas do ano. assim, para o período foram contratados novos recreadores e camareiras, triplicou a quantidade de garçons e dobrou o número de auxiliares de cozinha. Todavia, para melhorar, só falta o governos fazer a parte dele. Em outras palavras, imaginem nosso aeroporto operando com taxas mais baixas para combustível de aviação? Diante disso, infelizmente temos uma Capital e um Estado que costumeiramente, a décadas, “governa” de costas para o mar e para as nossas potencialidades turísticas. Enfim, é pura propaganda enganosa. Em síntese, o trade sobrevive a duras penas já que o desgoverno é um sócio desleal que cria dificuldades para vender facilidades.
AEROLINEAS ARGENTINAS
Finalmente o presidente da Aerolineas Argentinas, Pablo Ceriani, e o ministro dos Transportes argentino, Mario Meoni, anunciaram um incremento na malha aérea do país. De acordo com o anúncio, e espero que isso aconteça, pois o que a Aerolineas promete não se tem certeza nunca, três novas rotas e 40 frequências serão adicionadas, com destaque para os voos com destino à Patagônia. A quantidade de assentos ofertados será ampliada em 5%, o que não é nada.
Portanto, resta saber se os preços continuaram absurdos, se teremos conectividade para Ushuaia e El Calafate, rápidas, pois um voo para Ushuaia, saindo de Florianópolis, chega a levar 27 horas. Enfim, outra medida extremamente inteligente, que havia acabado com o turismo brasileiro na Terra do Fogo, é o Aeroparque, em Buenos Aires, que retomará voos a países vizinhos. Logo, quem havia encerrado essa conectividade deveria ser demitido impreterivelmente. Nos dava a impressão que a linda e atrativa Argentina não necessitava de turistas brasileiros. Nos precisamos de turistas argentinos.
58ª EQUIPOTEL
A princípio, a maior plataforma de negócios e conteúdos inovadores para a arte de receber bem em meios de hospedagem, bares e restaurantes, hospitais e spas, a 58ª edição da Equipotel, principal evento de hospitalidade do Brasil e da América Latina, apresenta o tema deste ano: “Hospitalidade além do óbvio”. Assim, o evento acontecerá no São Paulo Expo entre os dias 15 e 18 de setembro, das 13h às 21h. Segundo dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, o setor hoteleiro nacional corporativo, um dos perfis dos visitantes da Equipotel, teve retomada significativa em 2019. Dessa forma, todos os índices tiveram alta em relação ao ano anterior, sendo 4,1% na taxa de ocupação, 6,5% na diária média e 10,9% no RevPAR em todo o território brasileiro. assim, segundo o último estudo do Panorama da Hotelaria Brasileira, realizado pela HotelInvest no final de 2019, estão previstos para serem inaugurados ao longo deste ano 64 novos hotéis e 9.002 UHs.
Diante disso, a expectativa para a edição deste ano é que 280 expositores recebam 25 mil visitantes de todas as regiões do Brasil e de outros países. Desse modo, com mais de 25 mil m² de exposição, o evento de 2020 aposta em temas voltados também a hospitais, bares e restaurantes, trazendo conteúdos inéditos para esses setores. Em vista disso, as novidades da edição ficam por conta da Arena do Saber, que receberá seminários dos diversos pilares de conteúdo, networking e relacionamento. Assim, para negociações, o Business Center conta com o apoio de empresas e entidades da hospitalidade trazendo compradores de grandes grupos hoteleiros e fornecedores de marcas consolidadas do setor.
Em outras palavras, validado pelo Conselho Consultivo da Equipotel, premia os grandes lançamentos do ano. Além de ser uma grande oportunidade para networking e negócios, a feira também funciona como uma vitrine para exposição destes novos produtos. Além disso, o Equipotel é o evento sinônimo de hospitalidade no Brasil e na América Latina. Do mesmo modo, um ambiente propício para encontrar soluções para o primor na habilidade de gerir o seu negócio e acolher o seu cliente. Assim sendo, com uma ampla exposição, uma vasta oferta de experiências e uma extensa programação de conteúdo, a Equipotel se consolida como o destino certo para aqueles que oferecem produtos e serviços relacionados a arte de receber bem.
ITB BERLIN FOI CANCELADA
Enquanto isso, uma das principais feiras de turismo mundial, a ITB Berlin foi oficialmente cancelada em função da epidemia do coronavírus. Atendendo a apelos do ministérios da Saúde e da Economia alemães, a Messe Berlin confirmou a suspensão do evento, que seria realizado de 4 a 8 de março. Assim, “Em nossos 54 anos de história, nunca tínhamos passado por uma situação similar. Desta forma, gostaríamos de agradecer aos expositores e demais parceiros ao redor do planeta que nos apoiaram nas últimas semanas”, comenta Wolf-Dieter Wolf, chairman do Conselho da Messe Berlin, em comunicado divulgado para a imprensa. Em outras palavras, a organização confirmou que há semanas já debatia a possibilidade de cancelar a feira.
Contudo, dia 28/02 veio a decisão final, muito em função das restrições impostas pela autoridade sanitária responsável do distrito de Charlottenburg-Wilmersdorf, onde fica a capital alemã. Segundo a Messe Berlim, os participantes do evento teriam que provar que não tiveram contato com pessoas infectadas pelo vírus, além de não terem vindo de regiões consideradas de risco. Ou seja, os requerimentos por parte do órgão do governo alemão eram impossíveis de cumprir. A saber, “Igualmente, com mais de 10 mil expositores oriundos de mais de 180 países e territórios, a ITB Berlim tem grande relevância para a indústria turística global. É com muito pesar que anunciamos seu necessário cancelamento”, finaliza Christian Göke, CEO do Messe Berlin. Portanto, nos veremos somente em 2021 vemos então em 2021, que já tem data marcada. Isso se a China, comendo o que come, a céu aberto, tudo quanto é tipo de bicho, com imagens que eu jamais imaginaria, não gerar um terceiro vírus, quarto, quinto vírus. Não ouso nem postar as imagens aqui. O mundo padece por causa do descuido daquele país. Todavia, eu acredito muito nos milagres do Butantã, Fundação Osvaldo Cruz, enfim, nos cientistas brasileiros que tem amor a camisa.
BNT MERCOSUL