Projeto para crianças com superdotação pretende gerar talentos em TI por meio do desenvolvimento de aplicativos

Projeto para crianças com superdotação pretende gerar talentos em TI por meio do desenvolvimento de aplicativos
Fotos crédito: Divulgação ACATE

Parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e do Comitê para Democratização da Informática (CPDI), a iniciativa irá atender 20 crianças de uma escola municipal de Florianópolis nesta primeira edição

Teve início na última semana a primeira edição do Projeto Meu Aplicativo, uma parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e do Comitê para Democratização da Informática (CPDI) com o objetivo de gerar talentos para as tecnologias da informação e comunicação por meio do desenvolvimento de aplicativos para smartphones. A primeira turma do curso é formada por 20 alunos da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), da região norte de Florianópolis. O foco desta edição são crianças com altas habilidades/superdotação (AHS) e interesse em programação, com idades a partir de oito anos.

Ao longo de três meses, as crianças e jovens participantes serão estimulados a criar alternativas para resolver problemas do cotidiano da comunidade por meio do uso da tecnologia. Serão mais de 50 horas de conteúdo programático envolvendo informática, design, redes sociais e aplicativos. Além disso, temas como cidadania, sustentabilidade e empreendedorismo irão complementar o aprendizado.  

Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, destaca a importância da iniciativa. “O Projeto Meu Aplicativo permite que esses alunos exerçam e desenvolvam suas habilidades e se insiram na área da tecnologia da informação, gerando impacto social em suas vidas e ao mesmo tempo contribuindo para a formação de talentos tão demandados pelo ecossistema de empreendedorismo e inovação”, afirma.

O curso de desenvolvimento de aplicativos se baseia nos princípios de aprendizagem a partir da reflexão sobre a realidade e a construção conjunta do conhecimento. A metodologia envolve leitura de mundo ou realidade, pesquisa de dados, planejamento, execução da ação e avaliação de todo o processo.

Desde 2019, com a ajuda de parceiros, a instituição EBIAS busca projetos para promover o enriquecimento curricular dos seus alunos com altas habilidades/superdotação. Com capacidade mental acima da média de inteligência e elevada potencialidade de aptidões e talentos, esses alunos precisam de atividades complementares como as promovidas pelo Projeto Meu Aplicativo para estimular suas habilidades e pensamentos.

A iniciativa tem apoio das empresas Vangarden, Prevision, Progic, Pixeon, CEBRA, Softplan, Audaces, Khomp, BrasilRad, Intelink e Nanovetores, bem como da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Annalisa Blando e do livro Ponte para a Inovação. Esta é a primeira edição do projeto, que será oferecido de forma gratuita nas Escolas

Públicas Municipais pela ACATE e pelo CPDI.

Fotos crédito: Divulgação ACATE

Coluna Vânia Monteiro - Tecnologia, mídia, empreendedorismo, inovação

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