Rede hoteleira fortalece Florianópolis como destino turístico seguro
REDE HOTELEIRA CATARINENSE
A princípio, rede hoteleira fortalece Florianópolis como destino turístico seguro. Definitivamente, o mês de fevereiro costuma atrair a Florianópolis turistas em busca de mais tranquilidade, especialmente este ano em que o feriado e a programação oficial de Carnaval de rua e clubes foram suspensos. Sendo assim, e para reforçar o conceito de turismo seguro em relação à pandemia, os hotéis da cidade permanecem firmes na aplicação dos mais rigorosos protocolos de segurança e na preferência por atividades ao ar livre. Bem como, apostam também em descontos nas tarifas em pleno verão e em um período de Carnaval mais tranquilo, com programação e toda a segurança para a família.
Por sua vez, o trade turístico potencializa o discurso de que a rede hoteleira é a melhor opção para quem quer viajar, mas não abre mão dos cuidados com a saúde. Dessa forma, o presidente do Floripa Convention e coordenador geral do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur), Humberto Freccia Netto, explica que: “Diferentemente das hospedagens irregulares e dos sites de serviços de locação de imóveis, os hotéis são espaços totalmente controlados e certificados, e que passam por constantes fiscalizações”.
Já, de acordo com o mestre Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS), não há dúvidas sobre a superioridade da rede hoteleira no que diz respeito à segurança sanitária: “Um quarto de hotel tem isolamento total, como uma residência em um condomínio”, garante.
Além disso, uma prova do comprometimento do setor turístico com as regras de segurança está nos selos conquistados. Em Santa Catarina, o programa Viaje+Seguro SC, da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur), conta com a adesão de mais de 300 empreendimentos, sendo a maior parte do setor de hospedagem. Outro destaque é o Selo Internacional de Segurança Safe Travels, concedido a Florianópolis e ao aeroporto pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
MINISTÉRIO DO TURISMO EM AÇÃO
Ministério de turismo vem atuando fortemente resguardando empregos. Sem dúvidas, o atual Ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, vem trabalhando arduamente e de forma conjunta para salvaguardar e tentar preservar as empresas do setor e, consequentemente, os empregos. De fato, para a retomada, esses trabalhadores são e serão fundamentais. Além disso, segundo ele, a vacinação das pessoas também irá contribuir para este cenário. Paralelamente, o Ministério vem investindo na adoção de medidas de segurança por parte de turistas e trabalhadores, com o selo Turismo Responsável, e na promoção dos destinos e acreditamos que o turismo terá um papel fundamental na retomada. Certamente a vacinação também irá contribuir para este cenário.
Naturalmente o turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia e a retomada das atividades, desde que seguindo todos os protocolos de biossegurança, é muito importante para quem tira do turismo o seu sustento e contribui para a geração de renda no país A princípio, é natural que a confiança cresça com a vacinação. E, ao mesmo tempo, o turismo só tem a ganhar neste cenário, inclusive porque muitos brasileiros que antes viajavam para o exterior agora vão ficar aqui no Brasil.
COLHEITA DA MAÇÃ
Falando nisso, o Presidente Jair Bolsonaro recebeu em mãos o convite para estar presente na abertura oficial da colheira da maçã que acontece nesta quarta-feira, às 14hs, em Fraiburgo, Terra da Maçã, no Vale dos Imigrantes de Santa Catarina. Também. estarão presentes, além de outras autoridades, o Presidente da SANTUR, Leandro “Mané” Ferrari, e Rui Schurmann, Diretor-Presidente da ABIH-SC. A saber, os anfitriões do evento são a Secretaria de Turismo de Fraiburgo com o apoio do Majestoso Hotel Renar, que completa 40 anos de vida, completamente repaginado e novinho, se mantendo como ícone hoteleiro naquela região.
TURISMO É O NOSSO NEGÓCIO
A priori e apesar dos pesares da pandemia, a indústria do Turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia. Aliás, o número representou cerca de 15% dos 142,6 mil postos de trabalho que foram gerados durante todo o ano passado nos diversos segmentos da economia brasileira. Só Hospedagem e Alimentação garantiram juntas mais de 24,1 mil novas vagas.
Portanto, para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o número mostra o impacto que o setor tem em nosso país e seu potencial na recuperação econômica. “Conquanto, estamos vindo de um ano atípico, mas nem por isso nos abatemos e continuamos trabalhando para não deixar nossas atividades pararem completamente. Esse dado só confirma que temos potencial para gerar mais emprego e ainda liderar uma retomada da economia em nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, afirmou.
Definitivamente, entre os estados, Santa Catarina (3,35 mil) foi o que mais gerou empregos nos segmentos que compõem o setor, seguido da Bahia (3,33 mil), São Paulo (2,6 mil) e Minas Gerais (1,5 mil).Sem dúvidas, A Bela e Santa Catarina com suas belezas cinematográficas, continua sendo o melhor destino de turismo do Brasil.
AZUL CONECTA
Para quem ainda não sabe, a Azul Conecta contabilizou 1.175 voos realizados durante o verão, responsáveis por transportar clientes do dia 14 de dezembro a 31 de janeiro. Assim, voando de Porto Alegre, Santos Dumont, Congonhas, Belo Horizonte e Fortaleza, os passageiros puderam chegar em voos comerciais à Canela (RS), Torres (RS), Itanhaém (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Guarapari (ES) e Jericoacoara (CE).
Desta forma, no Rio, aquele governo se antecipou e garantiu a continuidade dos voos da Azul Conecta de maneira regular mesmo após o fim da alta temporada de verão. De tal sorte que, com o acordo com a companhia, o Rio continuará sendo atendido pelos voos da Conecta que terão como destino Angra, Paraty e Búzios. Atualmente, serão 12 voos semanais que contarão com uma operação intercalada entre o aeroporto Santos Dumont e Congonhas. Sem dúvidas, a redução tributária sobre o querosene de aviação é fundamental para o desenvolvimento da aviação regional e o estado do Rio entendeu isso. Em Santa Catarina isso ainda segue engavetado.
A saber, o combustível de aviação é um dos principais custos que as empresas aéreas têm e representa até 50% do custo operacional. A consequência direta da política de redução do ICMS, como foi feito pelo estado fluminense, é o acréscimo de capacidade em mercados já existentes, a criação de novas ligações entre cidades e a abertura de novas bases. Por isso, o Rio se antecipou aos demais estados e garantiu a permanência desses voos para a Região dos Lagos e Costa Verde, que, certamente, contribuirão para a movimentação econômica do estado e das cidades atendidas por essas operações.
JURERÊ INTERNACIONAL
Definitivamente o Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional, inicia o mês de fevereiro seguindo com a sua programação de Verão, que irá até o final do mês. Portanto, neste final de semana (de sexta-feira a domingo) haverá atrações para todas as idades, como aula de dança e apresentações musicais para adultos e crianças – tudo com entrada gratuita. Sendo assim, subirão ao palco Cristiano Ferreira e a cantora argentina Ángeles Gastambide, além do grupo de sambistas formado por nomes conhecidos na cidade. Além disso, para o público infantil haverá espetáculo musical e muitas brincadeiras com a Banda de Brincar. Entretanto, em caso de chuva, as atrações poderão ser canceladas. Acompanhe a programação nas redes sociais (@jurereopenshoppingji) e www.jurere.com.br/agenda.
SOMENTE PARA ARGENTINOS
A priori, na última semana de janeiro recomeçaram os passeios de catamarã durante as noites de lua cheia, com música ao vivo e todo a atração que cerca esta maravilha de Misiones. Segundo eles, significa outro avanço do turismo argentino para voltar a receber a comunidade internacional depois que se superar a pandemia. A saber, Puerto Iguazú, na esquina nordeste da Província de Misiones, tem o privilégio de estar a 20 minutos do Parque Nacional Iguazú, área que abriga as famosas Cataratas, declaradas em 2011 como uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Além disso, e do programa da lua cheia, o catamarã pode ser abordado diariamente em suas saídas do pôr do sol, com um tour guiado e show de música ao vivo. Também, nos fins de semana pela manhã apresenta um passeio mais curto, guiado e sem show. A saber, em todas as opções de saídas oferece a gastronomia a bordo com pratos rápidos, cafeteria e bebidas.
UM BAR ANTÁRTICO
A propósito, em minha outra ilha fenomenal, em minha outra casa, Ushuaia – Tierra del Fuego, na Fantástica Patagônia Argentina, acabou de abrir o Krund, um super bar de um grande amigo. A saber, o lugar leva o nome de Krund, que foi um personagem histórico, o primeiro carteiro da Terra Do Fogo e quem conectava essa paradisíaca com o resto do mundo. Portanto, o bar segue os seus passos e leva a gente numa viagem através do tempo, entre mitos e lendas e histórias reais de um grande aventureiro e desbravador do Fim do Mundo.
Além disso, o lugar é muito pitoresco, típico da região, uma casa antiga, de pioneiros fueguinos, com seu pátio aquecido que permite curtir a parte externa do bar a pesar de qualquer variação do clima. É possível o contato com os elementos fueguinos, como a madeira de lenga dos móveis, a chapa, a pedra e o fogo, presente nas lareiras dispostas tanto nos espaços internos como externos.
Para estar sempre conectado, o lugar ofrece wi-fi para a gente conectar-se e compartilhar com quem quiser no mundo, via Internet! Afinal de contas, você está nos confins do planeta. O Bar Krund oferece deliciosas cervejas artesanais fueguinas e nacionais, uma grande variedade de drinks e os melhores vinhos da Argentina que acompanham pratos com exclusivos ingredientes locais, com a centolla (King Crab) como estrela gastronômica. Portanto, assim que a Argentina abir suas portas para o mundo e as low costs começarem a nos oferecer conectivivade, é lá que curtiremos a nossa tão espertada temporada de esqui.
FANTOUR BROCKER TURISMO
A top, Brocker Turismo, referência em receptivo na Serra Gaúcha, realizou o primeiro fantour para agentes de viagem na região desde o início da pandemia, em parceria com a CVC Corp. De fato, a programação terminou no último dia 28 de janeiro e apresentou opções de turismo seguro em Gramado, Canela e cidades vizinhas para operadores da Trend Viagens e Visual Turismo. “De fato, após quase um ano de pandemia, recebemos aqui na região agentes de viagem que puderam se conectar com atrações que surgiram ao longo deste período ou que foram reformuladas. Doze operadores de turismo do estado de São Paulo participaram desta ação e ficaram impressionados com o cumprimento dos protocolos nas atrações, tão importantes para se voltar a fazer viagens com toda a segurança necessária”, explicou Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker.
Segundo Adriane, o objetivo do fantour foi reforçar os cuidados adotados para receber os turistas na Serra Gaúcha, proporcionando aos agentes passeios em contato com a natureza e novas experiências na região. Sem dúvidas, as belezas naturais foram destaque no Sky Glass Ferradura, que oferece uma vista impressionante para o Vale da Ferradura caminhando por cima do vidro e andando por baixo da plataforma em um monotrilho com cadeiras suspensas, além da área natural preservada da Fazenda Santa Bárbara em São Francisco de Paula, e o Tour Itaimbezinho no maior cânion da América Latina, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra em Cambará do Sul.
Além disso, o roteiro incluiu ainda passeio no Bustour Illumination Show, totalmente iluminado e tematizado com elementos de natal, com Músicas Natalinas e intervenções artísticas, e no Bus Bier Tour, que apresenta as cervejarias artesanais de Gramado e Canela. Também fizeram parte do roteiro o parque Snowland, a Estação Campos de Canella, a Catedral de Pedra de Canela, o Selfie Gramado, o Mundo de Chocolate e cartões postais de Nova Petrópolis. A saber, todas as atrações visitadas contam com o Selo de Turismo Seguro certificado pelo governo do Rio Grande do Sul. “Portanto, depois do sucesso deste primeiro fantour em 2021, já estamos planejando realizar outros eventos para operadores a partir de fevereiro. A expectativa é consolidar a posição da Serra Gaúcha como destino seguro nesta retomada do turismo no Brasil”, revela Carlise Bianchi, Diretora Comercial e de Marketing do Grupo Brocker.
Leia ainda: Viva intensamente o Brasil – A hora e a vez do turismo doméstico
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Rede hoteleira fortalece Florianópolis como destino turístico seguro
O silêncio que favorece o reequilíbrio de uma sociedade
Viva intensamente o Brasil – A hora e a vez do turismo doméstico
Associações atuantes na cadeia produtiva pedem extensão de suportes ao turismo