Turistas estrangeiros poderão entrar no Brasil com o comprovante de vacinação
AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇU
A priori, o Ministério do Turismo permitiu a entrada de turistas estrangeiros que apresentarem comprovante da vacinação contra o coronavírus. Assim, em ofício, o ministro Gilson Machado solicitou consulta aos demais ministérios (Saúde, Justiça e Segurança Pública e Casa Civil). Naturalmente, a proposta da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu aponta o comprovante de vacinação como alternativa válida para a entrada de viajantes no País. “Sem dúvidas, a exigência atual e a própria situação da pandemia dificulta a vinda de turistas, mas a chegada da vacina dá esperança e tranquiliza os viajantes estrangeiros”, disse o Secretário Paulo Angeli.
Afinal, Foz do Iguaçu, disse Angeli, foi a única cidade turística a solicitar a adoção da medida. “Portanto, pedimos ao ministro que intercedesse para que o comprovante de vacinação também fosse válido como um documento para a entrada de turistas estrangeiros e não somente o teste da covid”. “Com efeito, a proposta foi acatada e será enviada para aprovação dos demais ministérios. Com toda certeza, isso é muito bom para a cidade, que precisa voltar a crescer com o turismo e a vinda de estrangeiros”, completou.
Dessa forma, a medida pode ampliar a visitação do turista estrangeiro com a devida segurança sanitária exigida. “Assim, com a cobertura da vacinação em países europeus e norte-americanos, vamos aumentar as expectativas de retomada do mercado internacional, mesmo que seja a partir do segundo semestre de 2021”, explica Paulo Angeli. Além disso, O documento destaca que Foz do Iguaçu é um dos destinos mais afetados com a pandemia, e que o turismo – principal atividade econômica e que responde por mais de 50% do Produto Interno Bruto municipal – sofreu forte impacto com as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia.
Assim também, em outro trecho do ofício ressalta que os números da visitação em 2020 nos principais atrativos do destino (Cataratas do Iguaçu e Itaipu) são comparados ao desempenho do início do século – “Perto de um quarto dos mais de dois milhões que foram ao Parque Nacional do Iguaçu em 2019”. Atualmente, a portaria 630 do Diário Oficial da União determina que, para entrar no país, brasileiros retornando ao Brasil e estrangeiros em visita devem apresentar à empresa aérea no embarque o exame PCR negativo para covid-19, realizado com 72 horas antes do embarque, e a Declaração de Saúde do Viajante. Com isso, na declaração o passageiro também precisa concordar com as medidas sanitárias vigentes no Brasil e comprometer-se a cumpri-las. EUA, Reino Unido, Israel, China, Rússia, Itália, México, Chile e Argentina são alguns dos países que já começaram a imunizar suas populações.
QUARENTENA PARA ESTRANGEIROS
Por outro lado, o presidente norte-americano, Joe Biden, assinou decreto exigindo que passageiros internacionais de viagens aéreas façam quarentena ao chegarem aos Estados Unidos. Além disso, também orientou as agências a implementarem rapidamente uma obrigação federal de uso de máscaras em transportes entre os estados. Portanto: “Além de usar máscaras, todos os que voam de outro país para os Estados Unidos precisam fazer um teste antes de entrar no avião, antes de partir, e ficar em quarentena quando chegar aos EUA”, disse o Presidente. “Não entramos nessa confusão da noite para o dia e reverter tudo isso demorará meses. Apesar das melhores intenções, vamos enfrentar contratempos”, completou o novo presidente dos Estados Unidos.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Enquanto isso, o Parque Nacional do Iguaçu permanece aberto para visitação pública todos os dias do mês de janeiro. Já no mês de fevereiro, o parque voltará a fechar para a visitação nas segundas-feiras, atendendo os visitantes somente de terça-feira a domingo, das 9h às 16hs.
AEROPORTO DE JOINVILLE
A princípio, à Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) está coordenando nova pesquisa na maior cidade do estado, destinada a investigar o comportamento do turista que visita Joinville e deixa a cidade pelo Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Dessa forma, a pesquisa começou nas áreas de embarque nesta última segunda-feira (25), com a abordagem dos viajantes que retornam aos seus lugares de origem. Acresce que, o mesmo levantamento já foi realizado no Floripa Airport, no projeto piloto na capital, e deve ser realizado em outros aeroportos de Santa Catarina, com o objetivo de levantar informações sobre as viagens realizadas ao estado.
“Atualmente as pesquisas que estão sendo coordenadas pela Santur nos permitem avançar na gestão pública do turismo baseada em dados, que estão sendo agregados à Central de Inteligência do Turismo. De fato, pela primeira vez o setor está dispondo de um painel de dados e informações qualificadas para a tomada de decisões” – destacou o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
Com isso, em Joinville, os pesquisadores serão servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e bolsistas de graduação do projeto Eventos, da Univille. Da mesma forma, o trabalho também conta com apoio da Infraero e Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. Além disso, o aeroporto presta apoio operacional para que o trabalho possa ser realizado no local com atenção às medidas de prevenção à Covid-19. A saber, os pesquisadores, devidamente identificados para a abordagem dos passageiros, seguem as medidas de segurança já conhecidas, como uso de máscara e álcool gel. Ainda assim, para diminuir o contato com os viajantes, estão sendo utilizados cartões com um QR Code, e o participante pode responder o questionário utilizando o próprio celular.
MEMORIAL VARIG
A Associação VARIGVIVE e o Grupo H2 confirmaram na quinta-feira, 21 de janeiro, a escolha da Serra Gaúcha para receber o empreendimento turístico que contará com um avião da extinta companhia aérea VARIG. O modelo Boeing 727 encontra-se em Porto Alegre, onde está sendo preparado para operação especial de transporte. O Boeing 727 será o atrativo principal do empreendimento que funcionará no formato de um memorial dedicado à viação Aérea Rio-grandense. A área escolhida para a instalação fica próxima à ERS-235, entre o bairro Vale Verde e a localidade de Linha Imperial. O terreno já se encontra em fase inicial de obras. Alguns componentes, como as asas e o trem de pouso estão sendo retirados para a operação de transporte. Mesmo assim, a previsão é de que o tamanho da estrutura principal exigirá uma mobilização especial nas estradas cuja viagem ainda não tem previsão.
TURISMO COVID-19
Definitivamente, em um comunicado, o Estado da Flórida informa que seus moradores devem ser priorizados. Sendo assim, todos aqueles que estão aplicando as doses devem garantir que os vacinados morem no Estado, exigindo documentos como a carteira de habilitação ou a declaração de hipoteca. A única exceção são profissionais de saúde que têm contato direto com os pacientes. A mudança ocorreu após preocupações das autoridades de saúde e dos próprios moradores da Flórida de que o Estado se tornasse um destino para o “turismo de vacinas”. Há um temor crescente de que turistas se aproveitem da decisão tomada em dezembro de disponibilizar a vacina para pessoas com mais de 65 anos, inclusive para quem não vive na Flórida. Os relatos de que duas argentinas se vacinaram durante uma visita a Miami geraram protestos na Flórida.
Por outro lado, Biden, que assumiu o cargo na quarta-feira, está adotando uma abordagem agressiva para combater a propagação do vírus em viagens depois que Trump rejeitou as ordens solicitadas pelas agências de saúde dos EUA. Bem como, cidadãos não americanos que estiveram recentemente na África do Sul também sofrerão restrições. Certamente as autoridades de saúde estão preocupadas que as vacinas atuais possam não ser eficazes contra a nova cepa, o que também aumenta a perspectiva de reinfecção. Assim, na última-terça-feira, as novas regras do CDC entraram em vigor exigindo que todos os viajantes internacionais de dois anos ou mais apresentem um teste de coronavírus negativo feito dentro de três dias corridos da viagem ou prova de recuperação da Covid-19 para entrar nos Estados Unidos. Funcionários do CDC observaram que 120 países atualmente têm requisitos de teste para Covid-19 obrigatórios para viagens internacionais.
QUARENTENA
Além disso, o Presidente Joe Biden anunciou que os viajantes internacionais com destino aos Estados Unidos serão obrigados a entrar em quarentena na chegada. Assim sendo, a nova medida, junto com um mandato de máscara para todos os transportes interestaduais, incluindo aeroportos, aviões, trens, ônibus e navios, faz parte de uma ordem executiva assinada no último dia 21 para combater a propagação da covid-19. Além disso, a ação instrui o secretário de Saúde e Serviços Humanos, o secretário de Transporte e o secretário de Segurança Interna a apresentar prontamente um plano ao presidente sobre a melhor forma de implementar a regra.
NO BRASIL
Em primeiro lugar, Portaria assinada pelos ministros da Casa Civil, Walter Braga Neto, Justiça, André Luiz Mendonça e Saúde, Eduardo Pazuello restringe temporariamente a entrada de estrangeiros por via terrestre ou aquaviária. Portanto, os estrangeiros podem entrar por via aérea respeitando as requisições do estado de pandemia (como apresentar teste negativo de covid-19) e, como exceção, o fluxo terrestre entre o Paraguai e o Brasil continua permitido. Também há exceções em relação à Venezuela. Naturalmente, a justificativa é o parecer da Anvisa em virtude do aumento de casos de covid-19 no País, inclusive com o aparecimento de novas variantes do vírus. Também estão proibidos voos do Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul, bem como o embarque ao Brasil de passageiros que estiveram nesses destinos nos últimos 14 dias. A saber, brasileiros podem cruzar as fronteiras livremente, assim como imigrantes com residência de caráter definitivo no território brasileiro, entre outras exceções que estão listadas na portaria.
ÁFRICA
Em segundo lugar, o governo federal proibiu a entrada de voos vindos da África do Sul, após a descoberta de uma nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, encontrada há mais de um mês e principal razão por trás da segunda onda da covid-19 enfrentada no país. A medida visa frear o avanço da doença no Brasil. De acordo com o texto, ficam proibidos, de forma temporária, voos internacionais com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul. Também fica suspensa a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedente ou com passagem pelo Reino Unido e pela África do Sul nos últimos 14 dias. Assim O viajante, deverá apresentar à companhia aérea, antes do embarque, um documento que comprove resultado negativo para covid-19, feito com o teste laboratorial RT-PCR e nas 72h anteriores ao embarque. Bem como, o documento deverá ser apresentado em português, espanhol ou inglês, assim como ser reconhecido pela autoridade de saúde do país do embarque.
YOHANA RAYARA – A BELLA DA SEMANA
Finalmente Nossa Miss Yohana Rayra está de volta com a segunda parte do ensaio nu para o Bella da Semana. Então, saudades da Yohana Rayra? Diante disso e, atendendo a inúmeros pedidos, a morena de bumbum perfeito retorna ao Bella da Semana! Portanto, ela, que deixou os assinantes pedindo bis, protagonizou um novo ensaio para a maior revista masculina do país – ainda mais gostosa! Diante disso, prepare-se! O ensaio exclusivo com Yohana Rayra entra no ar nesta quarta-feira (27).
Leia ainda: Pesquisa aponta destinos nacionais e internacionais mais vendidos em 2020
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Turistas estrangeiros poderão entrar no Brasil com o comprovante de vacinação
Elizabeth Schreiner – Uma churrasqueira gaúcha por excelência
Pesquisa aponta destinos nacionais e internacionais mais vendidos em 2020
Diante das trevas teimosas e petulantes, acendei as vossas claridades íntimas