Destino Turístico: Encantos do Jalapão no Tocantins,inesquecível

Destino Turistico-Encantos do Jalapão

Encantos do Jalapão

Jalapão: Um Destino Turístico já conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura. Localizada no Estado do Tocantins, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Todo mundo que visita o Jalapão se impressiona com seus imensos horizontes. Vez ou outra, esses vazios infinitos são quebrados com a visão das serras
Todo mundo que visita o Jalapão se impressiona com seus imensos horizontes. Vez ou outra, esses vazios infinitos são quebrados com a visão das serras. E uma delas chama atenção por ter o formato de uma fachada de Catedral. Ela fica entre São Félix e Novo Acordo. A partir de 2010 foi reconhecida pelo ICMBio como uma Reserva de Patrimônio Natural – RPPN.

A cada ano, cresce o número de brasileiros e estrangeiros que se aventuram rumo ao Norte do Brasil em busca desse, que já é um dos principais destinos do ecoturismo do país. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de  Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis.

Encantos Do Jalapão -Atrativos

Os atrativos garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou de estiagem, de acordo com o perfil e interesse do turista. Todavia para os mais aventureiros, a região é ideal para prática  de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.

Por outro lado, os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local; a Serra do Espirito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; além disso tem a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.

Ademais a  preocupação em manter preservada essa incrível riqueza natural é representada pela presença de vários instrumentos de conservação,  como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental  (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

Em outras palavras o Jalapão vai encantar você.

Outros Atrativos:

Destino Turistico-Jalapão-Falando de Turismo
Portal sul de entrada do Jalapão, Ponte Alta do Tocantins fica a 152 km de Palmas. 

O nome da cidade remete a uma árvore caída à margem do rio, usada como ponte para pedestres.

 

Leia Também

Atrativos Turísticos em São Joaquim Santa Catarina

Cinco hotéis com programas especiais para renovar as energias ainda em 2018

Piratuba – Terra das Águas Termais uma dica para todas as estações

Turismo Sustentável: Viagens que transformam!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvo,

Salvo,

Salvo,

Salvo

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *