Brasil é destaque no mercado de turismo doméstico e internacional
Brasil é destaque no mercado de turismo doméstico e internacional. A princípio, apesar de toda a nossa falta de infraestrutura, insegurança, conectividade, passagens aéreas caríssimas… o destino turístico Brasil vem se destacando no mercado doméstico e internacional.
Dessa forma, em 2019, apenas no primeiro semestre o país cresceu 30% entre turistas brasileiros, segundo dados do Expedia Group. “Portanto, o Brasil vive um momento de retomada econômica e crescimento nas viagens para muitos de seus destinos.
Todavia, para explorar ao máximo essa oportunidade é necessário conhecer os diversos tipos de viajantes e seus hábitos. assim, esse é o principal objetivo do Expedia Group por aqui: que nossos parceiros estejam sempre bem preparados e munidos de informações para atender da melhor forma quem visita as cidades brasileiras”, comenta Raquel Lima, area manager para o Brasil do Expedia Group.
Assim sendo, viajantes estrangeiros gastaram mais com meios de hospedagem, com diária média US$ 30 acima do que a paga por turistas domésticos. Com isso, Porto de Galinhas, São Paulo, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu são os destinos com a maior diária média paga por esse público, enquanto Curitiba, Recife, Manaus, Belém e Goiânia apresentam alguns dos valores médios mais baixos. Dessa forma, apenas em setembro, o gasto desta parcela cresceu 4,86%.
Por outro lado, turistas internacionais, acostumados a viajar, planejam os deslocamentos com maior antecedência, fazendo a reserva com uma média de 31 dias antes da viagem, bem ao contrário dos brasileiros que deixam geralmente para última hora e por conta disso não encontram o que desejam, pagam mais caro, ou então, na pior das hipóteses, sequer conseguem reservas. Contudo, se os viajantes internacionais gastam mais e por mais tempo quando viajam, seus métodos de reserva ainda são mais tradicionais: apenas 22% deles o fazem pelo smartphone, enquanto entre os viajantes domésticos o percentual sobe para 41%.
Naturalmente, os países que mais enviaram viajantes ao Brasil em 2019 foram: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Chile e França. Todavia, há outros mercados que cresceram e se aproximaram desses durante o ano: Emirados Árabes, Portugal e Colômbia são países de origem em que a demanda por viagens ao Brasil dobrou ou ficou perto disso, em relação a 2018. Emfim, enquanto as viagens domésticas se distribuem de forma uniforme ao longo do ano, os deslocamentos internacionais apresentam comportamentos diferentes. Por exemplo, no caso da Argentina e do México, 50% da demanda se concentrou nos três primeiros meses do ano. Viagens da França, por outro lado, tiveram um pico em agosto, enquanto 25% dos oriundos da Alemanha escolheram novembro e dezembro para vir ao Brasil.
HOTELARIA INTERNACIONAL
Por outro lado, a indústria hoteleira dos EUA registrou resultados positivos em três principais indicadores de desempenho durante janeiro de 2020, de acordo com dados do STR. Portanto, em comparação com janeiro de 2019, a ocupação aumentou para 55,1%, a taxa diária média, cresceu 1,4%, para US $ 126,06, e a receita por quarto disponível (RevPAR) aumentou 2,2%, para US $ 69,47. Da mesma forma, no geral, 19 dos 25 principais mercados relataram um aumento no RevPAR em janeiro de 2020. Assim, Miami / Hialeah, Flórida, que sediou o Super Bowl LIV, registrou o maior salto no RevPAR (um aumento de 18,6% para US $ 215,89), impulsionado pelo único dígito de dois dígitos aumento em ADR (até 14,5%, para US $ 266,32). Igualmente, durante o final de semana do Super Bowl, que começou no último dia do mês, o desempenho do hotel em Miami excedeu as projeções e alcançou níveis recordes na taxa diária média (ADR) e na receita por quarto disponível (RevPAR), de acordo com uma análise da STR.
FOHB E O CORONA VÍRUS
Por conta da epidemia de um novo vírus, o COVID-19, é com a absurda especulação em torno do assunto, com apenas 19 casos (02/03-2020) confirmados, além de 433 casos suspeitos em 23 estados que estão sob monitoramento do Ministério da Saúde, os médicos e pesquisadores alertam que, para evitar pânico, é importante seguir as determinações e orientações oficiais do Governo, através do Ministério da Saúde. “Em situações como essa, é importante mantermos a calma e agirmos de maneira racional. Nós elaboramos uma cartilha de procedimentos para seguir em casos do novo Coronavírus em hóspedes ou colaboradores de hotéis e redes hoteleiras. Queremos disseminar essa informação para a maior quantidade de pessoas possível, afinal é de grande importância para todos que a transmissão do vírus se mantenha controlada” comenta Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.
FLORIPA AIRPORT CONQUISTA TROFÉU AEROPORTOS + BRASIL
Aeroporto Internacional de Florianópolis ganha Prêmio Aeroportos + Brasil, do Ministério da Infraestrutura. A princípio e, merecidamente, o Ministério da Infraestrutura fez a entrega do Prêmio Aeroportos + Brasil 2020, considerado o Oscar da aviação nacional. Assim, o Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz ganhou o troféu em duas categorias: “Aeroporto que mais evoluiu em 2019” e “Aeroporto com mais serviços ao passageiro”. Assim sendo, a premiação se baseia nos resultados da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada mensalmente nos 20 principais aeroportos do país.De fato o aeroporto da capital catarinense cresceu 13,6% ao longo do ano passado, atingindo a nota 4,78, numa escala que vai até 5, no último trimestre de 2019.
A priori, dentre os aeroportos que processam até 5 milhões de passageiros ano, Florianópolis ganhou também, junto com Maceió, na categoria “mais serviços ao passageiro”.Assim, Em seu discurso, o ministro Tarcísio de Freitas destacou o aeroporto de Florianópolis: “O aeroporto de Florianópolis, com pouco tempo de inauguração, já recebeu prêmios. Ou seja, o cidadão já percebeu a melhoria”, comentou. A saber, o novo aeroporto de Florianópolis foi inaugurado em 1° de outubro de 2019. Além disso, é administrado pela Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport. Rigorosamente falando, a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, que serviu como base para a premiação, ouviu 94.549 usuários, em 2019. Nesse sentido, o conjunto dos 20 aeroportos avaliados atingiu média de satisfação geral de 4,43 em 2019, ante 4,35 em 2018, um crescimento de 1,8% da nota.
FODAXMAN EXTREME TRIATHLON 2020
Atenção; somente 150 vagas estão disponíveis para etapa brasileira do XTri World Tour. Evento acontece dia 12 de dezembro. Após ingressar como prospect race no calendário de eventos do circuito mundial da XTri World Tour em 2019, o Fodaxman Extreme Triathlon firmou seu nome como uma das principais competições da categoria ao redor do mundo. Com tamanho sucesso a organização da competição anunciou a abertura das 150 vagas para o evento de 2020, que acontece em 12 de dezembro, mais uma vez desafiando os triatletas em 4 km de natação, 172,5 km de ciclismo e 42 km de corrida, em Santa Catarina. Os atletas interessados em participar do evento deverão acessar o site https://race.se/pt/races/6258/about. A edição passada contou com 90 atletas de 7 países, sendo a maior das quatro já realizadas. Para 2020 a organização espera quase o dobro de atletas devido a grande procura por vagas. No entanto, é importante ressaltar que o Fodaxman Extreme Triathlon é um evento que se diferencia pelo alto grau de dificuldade. Não à toa a prova é considerado o primeiro triathlon extremo das Américas.