Santur e Sebrae promovem “Venha Descobrir SC” no Rio de Janeiro durante a Exposição Entre Contrastes.

Descubra Santa Catarina-Entre Contrastes

Entre Contrastes

A Diretoria de Marketing da Santur, em parceria com o Sebrae-SC, promove a capacitação “Venha Descobrir SC” para agentes de viagens do Rio de Janeiro (RJ) na Exposição Entre Contrastes, nesta quinta e sexta-feira, 03 e 04 de maio de 2018. O evento ocorre no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.O programa prevê uma visita ao local da mostra, além de apresentações sobre 15 destinos e produtos de Santa Catarina, uma forma de mostrar aos agentes e operadores turísticos cariocas o que SC tem de melhor nas mais diversas regiões.O evento deve reunir, nos dois dias, cerca de 160 profissionais do turismo da região metropolitana do RJ

Exposição Entre Contrastes

A supremacia da indústria de produção tem ficado cada vez mais evidente ao longo dos anos, mas ainda assim há espaço para o manual e criativo. Novas técnicas e objetos confeccionados por artesãos, que utilizam resíduos industriais como matéria prima, provam que a junção das duas frentes pode resultar em arte. Assim sendo a “Entre Contrastes”, é uma exposição que explora a qualidade do artesanato catarinense. As peças são produzidas única e exclusivamente a partir de resíduos da indústria têxtil e do papel celulose e ao todo participam 87 artesãos, de nove municípios, que irão expor o total de 612 peças, distribuídas em sete núcleos diferentes de produção.

Tradição

De acordo com Simone Peluso do Sebrae/SC, Santa Catarina é reconhecida pela sua forte tradição na indústria têxtil, característica que está sendo potencializada pela produção artesanal de alto valor agregado, feita a partir de resíduos têxteis. “Os artesãos catarinenses vêm despertando atenção e conquistando destaque nacional e internacional com uma produção criativa e inovadora. Por isso, é importante uma exposição com artesanato catarinense conceitual e tradicional, que enaltece a vocação industrial do estado e dos setores Têxtil e de Celulose.

Uma história que vai do artesanal que precede a indústria, de volta ao artesanal que é produzido a partir do seu resíduo”, conta.

A exposição tem como objetivo histórico e cultural divulgar o potencial de Santa Catarina, além disso, promove novas formas de artesanato com uma amostra da rica e variada produção catarinense a partir de uma criteriosa seleção de produtos.

O evento reforça ainda a sustentabilidade e provoca acima de tudo, uma reflexão sobre como as pessoas vêm se comportando na sociedade do consumo, visando a conscientização e a mudança de hábitos.

Evento gratuito

Do ponto de vista educativo, econômico e social, valoriza e incentiva o trabalho do artesão. Ademais,por ser um evento gratuito, o Sebrae/SC acredita que a exposição aproxima o artesão do público,

Contudo, o artesanato tem se consolidado como importante fonte de renda para milhares de pessoas no país.

Isto é, com profissionalismo, pode inspirar novos artesãos a contribuir para a valorização do setor”, finaliza Sérgio Cardoso, do Sebrae/SC.

Exposição

Assim, a exposição ocorre em cinco ambientes distintos que mostram o processo e setor de cada trabalho:

O ofício – o tear artesanal (sala 1); a indústria – têxtil (sala 2); do resíduo a transformação – têxtil (sala 3); o cotidiano (sala 4); lúdico e novas possibilidades – papel e celulose (sala 5).

Por fim, haverá no local, salas de interatividade com exposição de produtos e painéis informativos.

Além disto haverá equipamentos físicos para interação do público, instalações para percepções sensoriais e equipamentos audio-visuais e digitais.

Fonte:

Santur – Santa Catarina Turismo

Crab/Sebrae

Leia Também:

Balneário Camboriú recebe licença para alargamento da faixa de areia

Cicloturismo Thermas Machadinho, muita aventura e diversão em duas rodas

 

One thought on “Santur e Sebrae promovem “Venha Descobrir SC” no Rio de Janeiro durante a Exposição Entre Contrastes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.