Gastronomia típica vira elemento para atrair turistas
Gastronomia típica das regiões rendem títulos às cidades brasileiras e vira elemento para atrair turistas
A tarefa do viajante que gosta de gastronomia fica difícil e deliciosa quando o assunto é escolher um destino para visitar no Brasil, pois as cidades estão recheadas de boa culinária. De Norte a Sul, a mesa do brasileiro é farta de sabor, aroma e diversidade de alimentos, o que encanta o paladar dos turistas e faz com que o país carregue vários títulos para a cozinha nacional.
Não é à toa que a culinária brasileira, com ingredientes de tradições indígenas, africanas e europeias, tem sido anualmente um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam o país. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo apontou que o Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo.
Mesa Farta
Cidades como Nova Veneza (SC) estão no ranking das que proporcionam mesa farta aos visitantes. Em julho deste ano, o município ganhou o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana por causa de seus deliciosos pratos à base de massas. Dentre as delícias estão o macarrão rústico, carnes e galinhas ensopadas, saladas de batatas com ovos, saladas de radicchio e tantos outros encontrados nos restaurantes e “cafés coloniais”. Para acompanhar as iguarias, um bom vinho também é servido ao cliente.
Já Florianópolis (SC) foi a primeira cidade brasileira eleita pela Unesco pela criatividade na gastronomia. O título foi recebido em 2014, oriundo de uma mistura de sabores, ingredientes e temperos. Com uma culinária voltada à base massas, peixes e frutos do mar, Floripa, como é carinhosamente conhecida pelos brasileiros, é um importante vetor para o turismo gastronômico.
Paraty (RJ) também colheu os frutos da boa culinária e recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa para a Gastronomia, em 2017. Além do charme histórico, o município proporciona aos visitantes degustação única de pratos feitos à base de elementos da cozinha caiçara, com fartura de peixes, frutos do mar e a clássica banana da terra. Entre os pratos mais famosos estão o camarão casadinho e um bolo feito com melado de cana.
Melhor Gastronomia
No quesito “melhor gastronomia do Brasil”, Belém (PA) aparece entre as estrelas nacionais, pois têm ingredientes da cultura indígena, temperada com influências portuguesa e africana. A cidade foi eleita destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros que visitaram o país em 2016, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. De acordo com o estudo, a capital paraense chegou ao topo, com 99,2% de aprovação. O visitante que vai à cidade experimenta açaí, camarão, caranguejo, peixes, ervas – como o jambu -, pimentas e a famosa farinha de mandioca.
A mais populosa cidade do país também é uma gigante no sabor. São Paulo (SP) recebeu 97,3% de avaliações positivas de turistas estrangeiros, de acordo com a pesquisa encomendada pelo MTur. Ela é a segunda maior da América Latina no número de estabelecimentos gastronômicos, trazendo muita opção de restaurante para o turista apreciar pratos do mundo todo e escolher um – ou vários – para ser seu favorito.
Finalizando a lista de cidades “boas de garfo” está a capital do país, Brasília (DF), representante do poder político e também do paladar brasileiro. A cidade vem despontando no cenário gastronômico nacional e investindo na diversidade culinária e em empreendimentos de nível internacional, tendo recebido 96,8% de aprovação do turista estrangeiro.
Fonte Ministério do Turismo
Muitas cidades tem festas típicas que atraem turistas pela sua farta gastronomia, entre elas podemos citar Lages-SC, com a Festa do Pinhão e Florianópolis com a Festa da Tainha.
Receitas:
Entrevero de Pinhão:
- 1/2 kg de alcatra, cortada em cubos
- 1/2 kg de carne d eporco, cortada em cubos
- 1/2 kg de linguiça calabresa
- 100 g de bacon em cubos pequenos
- 1/2 kg de pinhão cozido e cortado ao meio
- 2 cebolas picadas
- 8 dentes de alho picados
- 1 pimentão verde em cubos
- 1 pimentão vermelho em cubos
- 1 cenoura em rodelas
- 3 tomates em cubos
- Óleo
- Salsinha
- Sal a gosto.
Receita Tainha Recheada
- 1 Tainha de 2 kg limpa
- Sal, pimenta, alho e limão para temperar
- Ovas de taínha
- 2 ovos cozidos
- 1 tomate picado
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de azeitonas picadas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta
- Farinha de mandioca a gosto
- Batatas cozidas.
Leia Também:
Ruínas de São Miguel das Missões uma viagem ao tempo
Festa da Uva 2019- Definido o tema e o cartaz do evento
Não há solução de desenvolvimento que não passe pelo turismo
Baixo Custo – Brasileiros irão começar a voar pagando mais barato
Sistema eletrônico gera crescimento de 42% nos pedidos para o visto
Não há solução de desenvolvimento que não passe pelo turismo